Já sabemos, de fato, que a mais-valia é mera conseqüência da mudança de valor que ocorre com v, a parte do capital convertida em força de trabalho, portanto, v + m = v + ∆v (v mais incremento de v).
A extração da mais-valia absoluta é obtida aumentando a jornada de trabalho sem aumentar o salário. Por exemplo, se um trabalhador é obrigado a trabalhar mais horas, o valor excedente produzido durante essas horas adicionais é apropriado pelo capitalista. Há um limite natural para a extração da mais-valia absoluta.
A mais valia representa a disparidade entre o salário pago e o valor produzido pelo trabalho. Dessa maneira, ela pode ser entendida como o trabalho não pago, ou seja, são horas que o trabalhador cumpre/valor que ele gera pelos quais ele não é remunerado.
De acordo com Marx, a mais valia refere-se ao processo da exploração da mão de obra assalariada. Segundo o autor, os trabalhadores não recebem o equivalente àquilo que produzem e todo o lucro obtido através da produção das mercadorias vai direto para o empregador, que se apropria do trabalho excedente.
Mais-valia (calque do alemão Mehrwert) ou mais-valor é o termo famosamente empregado por Karl Marx à diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho que é a base do lucro no sistema capitalista.
Karl Marx - TRABALHO, MAIS VALIA, VALOR DE USO E DE TROCA E ALIENAÇÃO (Teorias Resumo)
Como calcular a taxa de mais-valia?
para o necessário, ou a taxa da mais-valia m v = mais−trabalho trabalho−necessário . Ambas as proporções expressam a mesma relação de forma diferente, uma vez na forma de trabalho objetivado, outra vez na forma de tra- balho em fluxo.
Existem dois tipos principais de mais-valia: a absoluta, obtida com o aumento da jornada de trabalho sem aumento de salário, e a relativa, que resulta do aumento da produtividade sem alterar o tempo de trabalho.
A mais valia, termo frequentemente associado a Karl Marx e suas teorias econômicas, refere-se à diferença entre o valor produzido pelo trabalho de um trabalhador e o salário que ele recebe por esse trabalho. Em outras palavras, é o valor excedente gerado pelo trabalhador que é apropriado pelo capitalista como lucro.
Mais-valia é um conceito que faz parte da teoria marxista — formulada por Karl Marx e Friedrich Engels — e é utilizado para explicar o funcionamento do lucro dentro do sistema capitalista.
Como Karl Marx determina o valor de uso ao falar sobre mais-valia?
Marx determina que o valor de uso de uma mercadoria é determinado de acordo com os custos da matéria-prima utilizada na produção de um produto e o valor agregado pelo trabalho utilizado em sua transformação. A produção que excede o necessário para o pagamento do salário e que é recolhida pelo capitalista.
Segundo Marx, lucro é apenas uma parte da mais-valia. A mais-valia abrange não só o lucro do capitalista como também o dinheiro que ele é obrigado a reservar para o funcionamento e desenvolvimento do seu negócio, além de todas as espécies de juros ou de renda que a propriedade permita auferir.
O marxismo, na sua forma pura, defende que deve haver uma revolução pela qual a classe operária toma para si os meios de produção e o governo, suprimindo a burguesia e os seus meios de hegemonia e manutenção do poder, que constituem os conjuntos chamados infraestrutura e superestrutura.
1. O ativismo político. Marx descreve a luta de classes na sociedade capitalista e como o proletariado acabaria tomando o poder das elites dominantes em todo o mundo. O Capital, sua principal obra, é uma tentativa de indicar essas ideias por meio de fatos que podem ser verificados e de análises científicas.
No âmbito da economia, as principais características do marxismo são a proibição da propriedade privada, e, consequentemente, a extinção da burguesia e da distinção de classes sociais.
A alienação em Marx é entendida como a relação contraditória do trabalhador com o produto de seu trabalho e a relação do trabalhador ao ato de produção, um processo de objetivação, tornando o homem estranho a si mesmo, aos outros homens e ao ambiente em que vive: “A apropriação surge como alienação, e a alienação como ...
Como fazer o cálculo das mais-valias imobiliárias? A mais-valia é o resultado que obtém quando subtrai, ao valor de venda, o valor de aquisição (depois de aplicado o fator de correção monetária), os encargos com a valorização e algumas despesas com a alienação e com a aquisição.
As mais-valias imobiliárias correspondem ao lucro obtido com a venda de um imóvel. Isto é, de forma simplificada, a diferença entre o preço da venda de um bem e o preço pelo qual o comprou. Se esse resultado for positivo, corresponde a uma mais-valia; se, pelo contrário, for negativo, denomina-se uma menos-valia.
Para Marx, o desenvolvimento da divisão do trabalho no capitalismo opõe as forças intelectuais do processo de produção como propriedade alheia aos produtores que realizam o trabalho manual. O capital, nesse sentido, exerce o poder despótico ao dominar e dirigir as potências intelectuais da produção.
A principal forma de comunismo na história foi aquela concebida por Karl Marx e Friedrich Engels, que a definiu como "a doutrina das condições de libertação do proletariado".
O termo vem de uma ideia desenvolvida no século 19 pelo sociólogo alemão Karl Marx, conhecido pela teoria econômica socialista. Então, agora é a hora de aprender mais sobre o assunto e acabar com a confusão.
A história se repete, a primeira vez como tragédia, e a segunda como farsa.” Uma das mais célebres frases de Karl Marx, reflete sobre a ideia de que podemos aprender com a história a partir de uma análise cíclica da mesma. A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores.”
Para Marx, o trabalho é uma dimensão ineliminável da vida humana, isto é, uma dimensão ontológica fundamental, pois, por meio dele, o homem cria, livre e conscientemente, a realidade, bem como o permite dar um salto da mera existência orgânica à sociabilidade.