A densidade pode ser calculada dividindo-se a massa do objeto pelo seu volume. A densidade também ajuda a indicar se um corpo afundará ou flutuará em um outro fluido, pois ela possui relação com a força peso. Quanto mais denso for o corpo, maior a força peso e, assim, mais ao fundo ele se coloca no sistema.
Assim, ela é sempre calculada por meio da divisão entre a massa e o volume do material. Isso quer dizer que a fórmula da densidade é representada por d = m/v, sendo “m” a massa e “v” o volume da substância.
Densidade = massa/volume. Visto ser característica de cada substância, a densidade pode ser utilizada para a determinação da pureza de amostras, pois é significativamente alterada pela presença de contaminantes.
Aprenda a calcular o volume por meio da densidade de uma material
Qual é a medida de densidade?
Densidade é a relação existente entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura. No SI (Sistema Internacional de Unidades), a unidade de densidade é o quilograma por metro cúbico (kg/m3). No entanto, os mais utilizados são g/cm3 e o g/mL, lembrando que 1 cm3 equivale a 1 mL.
Em termos matemáticos e químicos, a densidade é calculada por meio da fórmula d = m/V, em que m é a massa do conteúdo e V é o volume ocupado por ele. A unidade de d será: unidade de massa utilizada/unidade de volume utilizada.
Cota de Densidade: Grandeza absoluta de valor variável, cuja área de um lote por ela dividida determina o número de unidades habitacionais admissível nesse lote. Exemplo: Considerando um lote retangular de 40 x 90 metros, totalizando 360 m2 de área, aplica-se a cota de densidade no valor de 50.
O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.
Uma das técnicas utilizadas para medir a densidade de sólidos é o método do picnômetro. Um picnômetro consiste, basicamente, num balão de vidro com fundo chato, equipado com uma rolha também de vidro, através da qual passa um canal capilar, conforme ilustrado na Figura 1.
A densidade é uma propriedade específica da matéria, bastante usada na Química, que determina a quantidade de massa presente em um determinado volume. Experimento da coluna de densidade: o líquido azul é o menos denso, enquanto o líquido vermelho é o mais denso.
A densidade é diretamente proporcional à força peso, por isso objetos e substâncias de maior densidade se localizam na região mais baixa do recipiente em que estão. Interessante: O conceito de densidade pode ser empregado em outras áreas além da Química.
Se ele tiver uma densidade maior do que a da água, irá afundar; se a densidade for menor, irá boiar. Simples assim! Por isso dizemos que a densidade é relativa à densidade da água. E a densidade é também adimensional, pois é a razão entre duas densidades com mesmas unidades.
Qual a fórmula para calcular a densidade populacional?
Qual a sua densidade demográfica? Resolução: Para realizar essa operação, basta dividir matematicamente a população absoluta (100.000 habitantes) pela área ocupada por essa população (100 quilômetros quadrados). Assim, teremos um total de 1.000 habitantes por quilômetro quadrado, ou 1.000 hab/km².
A densidade é uma das propriedades físicas da matéria (tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e que possui massa). Outros exemplos de propriedades físicas são ponto de fusão, ponto de ebulição e solubilidade.
A densidade relaciona a massa de um material ao volume que ele ocupa, sendo uma propriedade intrínseca do material: d = m/V. Quando se trata de elementos químicos, a densidade dos elementos aumenta na direção do centro da tabela periódica.
O volume do cubo é o espaço que esse sólido geométrico ocupa. O cubo, conhecido também como hexaedro, é o sólido geométrico composto por 6 faces quadradas. Logo, o volume do cubo depende somente da medida da sua aresta. O volume do cubo é igual ao comprimento da aresta elevado a 3, ou seja, V = a³.
A densidade de área (também conhecido como densidade de superfície , ou a densidade superficial) de um objeto bidimensional é calculada como a massa por unidade de área . O SI unidade derivada é: quilogramas por metro quadrado (kg · m -2 ).
A unidade padrão de densidade no Sistema Internacional de Unidades é o quilograma por metro cúbico (kg/m3). Para realizar essas conversões, basta lembrar que 1 cm3=1 mL, 1000 mL=1 L, 1000 g=1 kg e 1000000 cm3=1 m3.
Uma densidade próxima de 1.010 é considerada normal. A densidade se torna elevada quando estão presentes solutos densos, tais como proteínas, glicose ou agentes de contraste radiográficos.