O ROA é calculado dividindo o lucro líquido de uma empresa pelo total de ativos, sendo que sua fórmula é a seguinte: ROA = (Lucro Líquido / Total de Ativos) x 100.
Independente do tipo de negócio, o cálculo do ROE é feito da mesma forma: soma-se o lucro líquido acumulado dos últimos 12 meses e divide-se pelo patrimônio líquido da empresa.
ROI (Return on Investment, ou Retorno Sobre o Investimento) é uma métrica financeira, usada para saber quanto a empresa ganhou com determinado investimento. É muito usado na área de Marketing e sua fórmula é: (receita gerada – custos e investimentos) / custos e investimentos.
Qual é o ROA ideal? O ROA dela será de 10% no período. Ou seja, o negócio obteve um retorno de 10% em relação aos seus ativos totais no exercício. Vale reforçar que, normalmente, quanto mais alto for esse número, melhor tende a ser a performance consolidada da empresa.
Enquanto o ROE é utilizado para medir a capacidade de uma empresa ser lucrativa utilizando como base seus lucros e patrimônios líquidos, o ROI é uma métrica que identifica o retorno sobre o investimento, seja de ganho ou de perda.
A fórmula para calcular o ROI considera o ganho obtido menos o investimento inicial. Trata-se de um indicador gerencial usado para saber qual foi o resultado financeiro de um investimento realizado. Ele pode ser positivo ou negativo, indicando lucro ou prejuízo.
Existem duas formas básicas de melhorar o ROA de uma empresa: aumentar o lucro operacional ou diminuir os ativos. Vou me ater à segunda opção hoje, por entender que toda empresa tem ativos e pode otimizar o uso deles.
O indicador possui grande importância ao analisar se vale a pena ou não investir em determinada empresa. Um dos tópicos que precisa ser observado pelos investidores é o ROIC (Retorno sobre o Capital Investido), pois é por meio dele que avaliamos a rentabilidade de um negócio.
Este indicador será alto quando o lucro conseguir ser superior aos ativos que a empresa possui, demonstrando assim, o retorno para o seu acionista. Esta métrica também é interessante de ser utilizada quando comparamos empresas concorrentes. A de maior ROA demonstra ser mais lucrativa.
ROI é um importante indicador de desempenho financeiro muito usado para se avaliar a viabilidade de negócios e investimentos, assim como projetos e ações de marketing. Neste post você vai entender definitivamente o que é ROI, verá qual sua fórmula e também como calcular ROI, por meio de alguns exemplos práticos.
Como mencionado anteriormente, o EBIT representa a lucratividade de uma empresa antes da consideração dos juros e impostos. Ele é calculado subtraindo-se os custos operacionais e as despesas das receitas totais. Já o EBITDA é a abreviação de Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.
Quando o EBITDA for maior que zero, isso quer dizer que o indicador está positivo e que a empresa consegue gerar caixa com a sua principal atividade. Logo, ela pode fazer isso sem depender de operações financeiras. Portanto, podemos dizer que quanto maior for o resultado do indicador, melhor para a empresa.
Qual a diferença entre TIR e WACC? Cabe destacar que o WACC é calculado de forma exógena ao fluxo de caixa, de modo a permitir atestar a viabilidade do projeto quando comparado a TIR (Taxa Interna de Retorno), variável endógena ao fluxo de caixa[1].
Existem algumas maneiras pelas quais os investidores podem reduzir seu WACC. Uma maneira é investir em empresas com baixos índices de endividamento. Outra forma é investir em empresas que tenham alto retorno sobre o patrimônio.
Qual o P/L ideal de uma ação? Não existe um P/L que seja ideal para todas as ações. Afinal, é preciso considerar os fatores envolvidos no investimento. Dessa forma, para alguns casos, um Índice de Preço/Lucro de 10 é vantajoso, enquanto para outros, é necessário superar a faixa de 20.
Sendo assim, o EBITDA é o valor absoluto do lucro operacional antes de despesas financeiras, impostos, depreciação e amortização, enquanto a margem EBITDA é a proporção desse lucro em relação à receita líquida da empresa, expressa em porcentagem.
O EBITDA é um indicador financeiro muito usado para avaliar empresas na bolsa de valores, informando o lucro da companhia antes dos descontos com impostos, juros, amortização e depreciação.
O ROIC mensura o retorno do capital total investido na empresa, incluindo os aportes próprios e de terceiros. Enquanto isso, o ROE (Return On Equity) avalia apenas o retorno sobre o patrimônio líquido, realizado pelos acionistas.
Quanto maior for o ROA, mais a empresa está ganhando em seus ativos. Um baixo Retorno sobre o Ativo em comparação com a média do setor é sinal de que os ativos da empresa estão sendo utilizados de maneira ineficiente.