“ Prometo solenemente consagrar a minha vida a serviço da Humanidade. Darei aos meus Mestres o respeito e o reconhecimento que lhes são devidos. Exercerei a minha arte com consciência e dignidade. A Saúde do meu Doente será a minha primeira preocupação.
“Prometo que, ao exercer a arte de curar, me mostrarei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra.
Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva. Conservarei imaculada minha vida e minha arte.
Hipócrates postulou a existência de quatro fluidos (humores) principais no corpo: bile amarela, bile negra, fleuma e sangue. Desta forma, a saúde era baseada no equilíbrio desses elementos. Ele via o homem como uma unidade organizada e entendia a doença como uma desorganização desse estado.
As Melhores Frases e Citações de Hipócrates / O pai da Medicina
Quem foi Hipócrates é o que ele dizia?
Hipócrates, nascido na Grécia (460 a.C. - 370 a.C.) é considerado o pai da Medicina por suas explicações míticas quanto aos problemas de saúde e de como curar doenças. Sua preocupação estava centrada no organismo humano e sua forma de funcionamento.
JURO SOLENEMENTE QUE, AO EXERCER A ARTE DE CURAR, MOSTRAR-ME-EI SEMPRE FIEL AOS PRECEITOS DA HONESTIDADE, DA CARIDADE E DA CIÊNCIA. PENETRANDO NO INTERIOR DOS LARES, MEUS OLHOS SERÃO CEGOS, MINHA LÍNGUA CALARÁ OS SEGREDOS QUE ME FOREM REVELADOS, O QUE TEREI COMO PRECEITO DE HONRA.
O pensamento hipocrático colocou a Medicina no rumo certo. Embora a Medicina fosse protociência, seu objetivo, como agora, era devolver e desenvolver a saúde. A função do médico deveria ser de auxiliar da na- tureza mas também de intérprete de seus desígnios, não insistindo com tratamentos além do possível.
Ao analisarmos o Juramento de Hipócrates, à luz dos Princípios Bioéticos (Beneficência, Não Maleficência, Autonomia e Justiça) vemos que todos eles, com exceção da autonomia (do paciente) estão presentes.
Para seus contemporâneos gregos, Hipócrates era considerado um médico famoso, mas ele era um entre muitos. Por exemplo, em seu histórico médico, Meno discute vinte médicos gregos famosos. Hipócrates não é apontado como mais importante do que os demais.
Uma curiosidade muito comum é sobre quem seria o pai da Medicina, aquele responsável pelas primeiras grandes contribuições científicas. Há um consenso entre historiadores e profissionais da Medicina que essa pessoa seria Hipócrates.
Qual era o principal objetivo das frases feitas de Medicina?
O slogan começou a ser usado no início dos anos 1970, durante o governo do general Emílio Garrastazu Médici. Era o auge da repressão aos movimentos de oposição, do controle midiático. O discurso oficial no país era de que “os incomodados que se retirem“.
Exercerei a minha arte com consciência e dignidade. A Saúde do meu Doente será a minha primeira preocupação. Mesmo após a morte do doente respeitarei os segredos que me tiver confiado. Manterei por todos os meios ao meu alcance, a honra e as nobres tradições da profissão médica.
Hipócrates acreditava que as doenças ocorrem em razão do desequilíbrio entre o sangue, a bílis amarela, a bílis negra e a fleuma (estado de espírito), e que o próprio corpo é uma unidade viva com capacidade para se recuperar, regular e harmonizar.
O lema do Dia Mundial da Saúde deste ano é “A minha saúde, o meu direito”, e procura defender o direito de todas as pessoas, em todo o lado, à saúde, ou seja, a terem acesso a serviços de saúde, à educação e à informação de qualidade, bem como ter água potável e saneamento seguro, ar puro, boa nutrição, habitação de ...
Antes de Hipócrates o exercício da Medicina estava nas mãos dos sacerdotes de Esculápio (Asclépio), deus grego e romano da cura. A doença era vista como punição dos deuses aos homens. Dessa forma, os pacientes costumavam ir ao templo de Esculápio em busca de assistência dos sacerdotes.
Entretanto, com certa segurança, podemos afirmar que os primeiros médicos que pisaram ou atuaram em solo brasileiro foram Mestre João, integrante da frota de Cabral; Jorge de Valadares, integrante da comitiva de Tomé de Souza; e Jorge Fernandes, membro da comitiva de D. Duarte da Costa.