Sistemas são grupos de órgãos que atuam em conjunto para realizar determinadas funções no organismo. A integração entre os sistemas garante o bom funcionamento do corpo humano. Entre os sistemas do corpo humano, encontramos o digestivo, o esquelético, o cardiovascular e o respiratório.
Para que serve e como gerenciá-lo? Um sistema é um conjunto de elementos inter-relacionados e interdependentes que trabalham juntos para alcançar um objetivo ou conjunto de objetivos. Pode ser uma coleção de componentes físicos ou lógicos, como uma máquina, um organismo, um processo, uma organização ou uma comunidade.
As funções do sistema operacional são gerenciamento de processos, memória e dispositivos, controle de performance, segurança do sistema, detecção de erros e administração de serviços.
A principal função do sistema respiratório é a troca gasosa nos pulmões. A base estrutural para a realização dessa função é a relação de organização estabelecida entre os capilares pulmonares e os alvéolos durante a irrigação pulmonar.
A função primordial do coração é bombear o sangue para todo o corpo. É considerado a estrutura central do sistema circulatório, bombeando sangue oxigenado (arterial) para as diversas partes do corpo e para os pulmões o sangue venoso (cheio de gás carbônico) para ser novamente oxigenado.
O sistema cardiovascular, também chamado de sistema circulatório, é o sistema responsável por garantir o transporte de sangue pelo corpo, permitindo, dessa forma, que nossas células recebam, por exemplo, nutrientes e oxigênio. Esse sistema é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos.
Esse sistema tem como papel principal operar a circulação do sangue no organismo, garantindo, dessa forma, que oxigênio e nutrientes sejam levados até as células e que os resíduos metabólicos sejam transportados até seu local de eliminação.
O sistema respiratório permite a troca de gases com o ar atmosférico, assegurando a concentração do oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas do organismo, e em contrapartida servindo como via de eliminação dos gases residuais, como o gás carbônico.
O sistema respiratório permite a entrada do oxigênio e a saída do dióxido de carbono do corpo. O sistema respiratório começa no nariz e na boca e continua pelas vias aéreas e pulmões. O ar entra no sistema respiratório pelo nariz e boca, passando pela garganta (faringe) e caixa de voz ou laringe.
De acordo com (O' Brien, 2000), podemos dividir os sistemas de informação em quatro tipos: Sistemas de informação transacionais, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão e sistemas de informações executivas.
Sistema Operacional. Conceito: É o conjunto de programas que gerenciam recursos, processadores, armazenamento, dispositivos de entrada e saída e dados da máquina e seus periféricos. O sistema que faz comunicação entre o hardware e os demais softwares.
O sistema cardiovascular é responsável pelo bombeamento de sangue no organismo. O sistema linfático é responsável pela drenagem de líquidos no corpo humano. O sistema nervoso é responsável pelos nossos movimentos voluntários e involuntários. O sistema sensorial é composto por tato, paladar, visão, audição e olfato.
Quais são as funções básicas do sistema operacional?
As principais funcionalidades dos sistemas operacionais incluem gerenciamento de recursos, execução de programas, controle de hardware, segurança, multitarefa, e fornecimento de uma interface para o usuário.
O sistema é um conjunto de órgãos funcionais que têm sua determinada função, componentes, entidades, partes ou elementos e as relações entre eles, a integração entre esses componentes pode se dar por fluxo de informações, fluxo de matéria, fluxo de sangue, fluxo de energia, enfim, ocorre comunicação entre os órgãos ...
A principal função dos pulmões é a troca gasosa, oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono. A presença frequente de sintomas como dor no peito constante, falta de ar, fadiga, padrão respiratório anormal, perda de peso e falta de apetite são sintomas de deficiência na função pulmonar.
As vias aéreas são responsáveis pelo transporte de ar até os pulmões, onde ocorrem as trocas gasosas que irão oxigenar o sangue. Os componentes da via aérea participam ainda do sistema de fonação e percepção olfatória.
O sistema respiratório funciona garantindo a entrada e saída de ar do nosso corpo. O ar inicialmente entra pelas fossas nasais onde é umedecido, aquecido e filtrado. Ele então segue para a faringe, posteriormente para laringe e para a traqueia. A traqueia ramifica-se em dois brônquios dando acessos aos pulmões.
Os tipos de respiração são: difusão, traqueal, branquial e pulmonar. A respiração é um processo que consiste basicamente na absorção do oxigênio do ambiente e na eliminação do dióxido de carbono do organismo.
O diafragma, uma bainha muscular em forma de sino que separa a cavidade torácica do abdômen, é o músculo mais importante usado na inspiração (ou inalação).
Capilares. Os capilares são vasos minúsculos, com paredes extremamente finas, que funcionam como pontes entre as artérias (que levam o sangue que sai do coração) e as veias (que levam o sangue de volta ao coração).