A conação apresenta ênfase no receptor da mensagem, ou seja, tem o objetivo de persuadir o destinatário/interlocutor e influenciar o seu comportamento.
A função conativa ou apelativa é utilizada em diferentes situações comunicativas que são direcionadas diretamente ao interlocutor. "Antes de dirigir, lembre! Sua família te espera mais tarde. Atenção redobrada!"
A função conotativa ou apelativa é aquela que trabalha com o intuito de influenciar. Ela, por diversas vezes, realmente apela ao tentar convencer o destinatário (quem lê a mensagem) a aceitar, fazer ou adquirir alguma coisa.
Conotação ou linguagem conotativa é a linguagem caracterizada pelo uso de palavras com sentido figurado, isto é, que vai além do sentido literal e dicionarizado e, portanto, é mais livre para múltiplas interpretações, porque pode transmitir diversas mensagens ao mesmo tempo ou até diferentes mensagens, dependendo da ...
Podemos encontrar a linguagem conativa nos textos publicitários (propagandas) e nos textos religiosos (orações, preces), já que ambos se dirigem diretamente ao receptor da mensagem para convencê-lo a fazer/pensar alguma coisa.
Aula 09/38 - Denotação e Conotação - Língua Portuguesa - Sidney Martins
O que é a função denotativa?
Função referencial ou denotativa. Função referencial ou função denotativa é aquela centrada no contexto; manifesta-se quando a intencionalidade do discurso é a transmissão de informações acerca da realidade.
A conotação é a forma de uso e manifestação da linguagem em seu sentido figurado. A linguagem é o maior instrumento de interação entre sujeitos socialmente organizados.
A conotação está muito presente na linguagem literária, principalmente, na linguagem poética, porém não é exclusividade delas, é bastante utilizada, também, em outros textos: publicitários, histórias em quadrinhos, letras de música, piadas, etc.
Alguns exemplos do uso da função referencial que podem ser encontrados em nosso cotidiano são as notícias de jornal, os materiais didáticos e os textos científicos, já que todos eles prezam pela informação a ser transmitida e procuram realizar essa transmissão de modo objetivo.
Dentre elas, destacaremos a função conativa da linguagem, também conhecida como função apelativa. A função conativa é facilmente identificada, pois sua linguagem é organizada para influenciar e persuadir o destinatário, fazendo uso de verbos no imperativo, pronomes na segunda pessoa e vocativos.
Como mencionado, a função fática tem o objetivo de interromper, prolongar ou estabelecer a comunicação. Além disso, envolve ainda o despertar e a atenção do receptor. Exemplo: Psiu!
“Quebrei o vaso e minha mãe ficou uma fera”: Fera é uma conotação porque a mãe não virou um animal feroz, apenas ficou brava e foi associada a uma fera.
Conotação: Sentido mais geral que se pode atribuir a um termo abstrato, além da significação própria. Sentido figurado, metafórico. Denotação: Significado de uma palavra ou expressão mais próximo do seu sentido literal.
Dessa forma, podemos perceber que a conotação exerce um sentido simbólico e figurado, que tem como finalidade despertar sentimentos em quem está recebendo a mensagem. A conotação é muito utilizada na literatura, na linguagem poética, em letras de músicas, anúncios publicitários e em conversas do cotidiano.
Confira exemplos para entender melhor: Denotação: Após jogar bola nós comemos uma pizza. Conotação: Carlos comeu bola na prova de química. Basicamente, na primeira frase a palavra “bola” é utilizada com o mesmo sentido que possui no dicionário, logo, está em sentido denotativo.
Sentido conotativo é o uso figurado, metafórico ou subjetivo da linguagem. Ou seja, é aquele que proporciona interpretações abstratas que vão além do sentido real das palavras e das definições que aparecem nos dicionários.
Palavras ou expressões / locuções denotativas são as que, em relação às dez classes gramaticais da língua portuguesa, têm classificação à parte, não possuem uma classe gramatical específica segundo a Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB).
Neste resumo, você entenderá melhor cada uma das seis funções da linguagem: metalinguística, fática, emotiva, apelativa, poética e referencial. Conheça os usos principais de cada uma delas e, ainda, observe exemplos.