A articulação sacro-ilíaca é a maior articulação do corpo humano e faz a conexão entre a base da coluna vertebral (osso sacro) e os ossos da bacia (ilíacos).
É uma articulação diartrodial pouco móvel e sua função principal é proporcionar sustentação ao peso do nosso corpo e estabilidade para andar. Há uma série de músculos na região que permitem estabilidade e a deambulação (glúteo máximo, glúteo médio, piriforme, grande dorsal, eretor da espinha, etc).
Esta inflamação pode gerar bastante dor na lombar e nádegas, tendo o potencial de irradiar para os demais membros inferiores. Com essa inflamação, os menores movimentos que movem a coluna, como espirrar, podem causar bastante dor. E no diagnóstico inicial pode ser confundido com outras dores, como lombalgia.
As articulações sacroilíacas (SI) estão envolvidas em atividades que acontece um movimento conjunto da coluna e das pernas, como caminhar, levantar-se da posição deitada e sentar-se.
Trauma: fraturas da pelve (geralmente por traumatismos de alta energia, como acidentes automobilísticos ou queda de altura) podem danificar as articulações sacroilíacas; Gravidez: as articulações sacroilíacas podem afrouxar e se acomodar à medida que cresce o bebê.
A sacroileíte pode acometer uma ou ambas as articulações, causando dor sacroilíaca. A articulação sacro-ilíaca é a maior articulação do corpo humano e faz a conexão entre a base da coluna vertebral (osso sacro) e os ossos da bacia (ilíacos).
No geral, quando essa inflamação está diminuída e o paciente já não sente tanta dor nem limitação para os movimentos, os exercícios físicos são retomamos, sempre que tolerados, eles devem sim ser realizados.
Para avaliar as disfunções sacroilíacas: teste de distração, compressão, thigh thrust, Gaenslen e teste de thrustsacral. Conclusão: O slumptest e o teste de Lasègue apresentaram valores excelentes de especificidade e sensibilidade no diagnóstico de disfunções lombares.
A Sacroileíte não tem uma cura definitiva, mas pode ser gerenciada com tratamentos adequados para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Existem diversas causas para inflamação da articulação sacro-ilíaca, mas as mais comuns são: Traumática – secundária a um trauma na região lombo-sacra e sacro-ilíaca. Degenerativa – processo de desgaste natural das articulações sacroilíacas.
A fisioterapia é indicada para aliviar e controlar as dores, utilizando-se de técnicas como, osteopatia tentamos restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e ...
O sacro é um osso triangular localizado na base da coluna vertebral (composta de cinco partes que se fundem durante a infância e que tem a função de dar rigidez ao corpo, evitando uma movimentação excessiva).
A primeira coisa para evitar a sacroileite é descansar, o que é mais fácil dizer do que fazer para a maioria de nós corredores. Tire uma folga das atividades que estão causando dor, como correr, o que coloca estresse repetitivo na articulação.
O que é alterações degenerativas das articulações sacroilíacas?
A disfunção das articulações sacroilíacas (SI) é uma alteração da biomecânica normal da articulação, levando a uma limitação ou a um movimento excessivo da mesma. Apesar de ser uma patologia relativamente comum, é, frequentemente, subdiagnosticada.
Pranchas laterais (Progressão: Pernas retas, progressão adicional: Abdução da perna superior) Levantamento terra com uma perna só Pranchas (abdominais) Bridging (Progressão): Ponte com elevação de pernas)
A sacroileíte aposenta por incapacidade, porém é preciso entender como funciona o processo de comprovação da doença. Se a doença está dificultando o seu trabalho, saiba que dependendo do caso, é possível conseguir a aposentadoria.
Sacroileíte - Artrose Articulação Sacroilíacas - Dor na Articulação Sacroilíaca? A sacroileíte é uma inflamação das articulações sacroilíacas. Estas conectam a parte inferior da coluna com a pélvis. Nesta patologia, até mesmo pequenos movimentos da coluna podem ser extremamente desconfortáveis e dolorosos.
Problemas Musculoesqueléticos. Condições como a disfunção sacroilíaca, onde há desalinhamento ou movimento anormal nas articulações sacroilíacas, podem provocar dor. A tensão muscular e os espasmos nos músculos ao redor do sacro também são causas comuns.
A dor na crista ilíaca pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo lesões, inflamação e sobrecarga dos músculos, tendões e ligamentos que se fixam nessa região.
A radiografia convencional é o método de imagem ainda mais usado na prática clínica. Não há consenso internacional quanto à melhor técnica e incidência para avaliação radiográfica da articulação sacroilíaca.
A dor sacroilíaca muitas vezes é confundida com dores nos quadris e na lombar, o que dificulta o diagnóstico preciso da doença. Por essa razão, é importante procurar ajuda médica especializada e realizar exames físicos e de imagem para constatar se existem alterações na articulação sacroilíaca.
Faça pausas regulares se precisar ficar sentado por muito tempo. Levante-se, estique-se e movimente-se para aliviar a pressão na região do cóccix. A dica mais importante é ter um estilo de vida saudável e para isso exercícios que fortalecem os músculos das costas e do core (músculos abdominais) são essenciais.