Funcionamento do Cardan A função básica do eixo cardan é transmitir a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial, e, por sua vez, o eixo diferencial irá transferir esta energia recebida do eixo cardan para as rodas.
O eixo cardan é uma peça metálica e mecânica. Além de caminhões, é possível encontrá-lo em ônibus, motos e veículos com tração 4×4, bem como nos segmentos industrial, naval e agrícola. Essa peça foi projetada com o objetivo de transmitir a força necessária para que as rodas em um caminhão pudessem se movimentar.
Como saber se o rolamento do cardan está ruim? Para saber se as cruzetas ou se o rolamento do cardan estão ruins, você deve prestar atenção se há estalos durante as arrancadas e as trocas de marchas. Também é importante observar sinais de vibração na transmissão.
A manutenção do eixo cardan é muito importante. Além de comprometer o funcionamento do veículo, a quebra dessa peça pode gerar danos em outros componentes, o que encarece ainda mais seu conserto.
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Qual a função da cardã?
A carda (também chamada cardadeira ou cardadora) é uma máquina que realiza o processo de cardagem (ou cardação) utilizado pelas indústrias de fiação e tecelagem no tratamento da fibra a ser utilizada no fabrico de fios.
O papel desse conjunto é garantir que o eixo cardan faça movimentos de vai e vem para atender às necessidades do veículo. Isso acontece porque a ponteira desliza por dentro da luva, o que faz com que o eixo cardan obtenha comprimentos diferentes em sua extensão.
Quando o veículo atinge velocidades mais altas e o eixo cardan começa a vibrar, é sinal de que alguma coisa não está certa. Continuar operando com vibração causa danos nos rolamentos dos mancais centrais, rolamentos do pinhão, diferencial e caixa de câmbio.
O ângulo normal para trabalho do cardan convencional é de 15°. Em curtos períodos de tempo como em manobras de cabeceira por exemplo, este pode atingir 35°. No caso do cardan homocinético este ângulo máximo pode atingir até 70°.
Os problemas mais comuns que podem afetar o eixo cardan são: Folgas: geralmente esse problema indica algum defeito nas cruzetas. Excesso de vibração e de ruídos: quando o veículo produz ruídos e oscilações acima do normal, é possível que haja folga no mancal ou no rolamento.
Como a maior parte dos defeitos do cardan é resultante do desgaste de rolamentos, qualquer movimento excessivo na peça irá dizer que algo pode estar errado. Folgas variam, mas o desgaste excessivo é percebibo se você conseguir girar a barra o suficiente para ouvir um estalo quando ela parar.
Este cardan completo é composto por duas cruzetas 5-273x trava externa com bico graxeiro, dois garfos, tubo, flange de cruzeta e luva que encaixa no eixo de saída do cambio.
Essa peça possibilita uma variação de ângulo que distribui o peso por igual, garantindo um deslocamento mais estável. Ou seja, basicamente, o papel do eixo cardan é fazer a transmissão da energia que é gerada pelo motor, para o eixo diferencial e deste para as rodas´.
Folgas, falta de lubrificação ou lubrificação incorreta, excesso de peso, modo de dirigir podem comprometer a vida útil do cardan. Para garantir o bom desempenho e a vida útil do cardan é preciso que a lubrificação esteja em dia e seja feita com a graxa adequada.
O balanceamento de cardans é recomendado quando é feita a troca de componentes. Este serviço tem como objetivo corrigir as variações de peso entre as peças novas e as que já existiam no eixo cardan, mantendo as extremidades equilibradas, evitando assim possíveis vibrações.
Entre os motivos para desalinhar o carro estão: buracos na pista, passar em quebra-molas em alta velocidade, colisão com obstáculos ou desgaste desigual dos pneus e da suspensão. Corrigir a vibração do volante pode aumentar a estabilidade do carro.
Funcionamento do Cardan A função básica do eixo cardan é transmitir a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial, e, por sua vez, o eixo diferencial irá transferir esta energia recebida do eixo cardan para as rodas.
O Mancal ou Rolamento para Cardan é usado como mancais do eixo cardan e possuem projetos e características especiais para resistir ao contato com lama, água e suportar altas rotações. Mas o principal objetivo do Mancal ou Rolamento para Cardan é a absorção da vibração e a trepidação dos eixos de transmissão.
Depois de alguns experimentos engenhosos, um italiano chamado Geronimo Cardano inventou o eixo cardan, dando origem ao nome conhecido hoje como eixo cardan.
O cardan é composto por uma barra tubular e juntas universais, como já foi dito no tópico anterior. Enquanto isso, o diferencial possui coroa, pinhão, satélites etc. Por último e não menos importante: o movimento. O cardan tem uma rotação constante com variação de ângulo, enquanto o diferencial tem rotação variável.