Adereço importantíssimo para a cultura negra, as tranças são símbolos de resistência e também de autoestima e beleza, carregam história e representatividade. Ainda que sejam feitas manualmente, cada trança tem a sua própria peculiaridade, seja no procedimento ou na pessoa que está com a trança.
Esse tipo de penteado, além dos significados que carregam consigo, para as mulheres negras são forma de proteção e aceitação diante o impacto direto com o racismo estrutural presente na sociedade, interferindo na sua autoestima, segurança e identidade.
Aliada das cacheadas, crespas e principalmente de quem está vivendo a transição capilar, as tranças são o refúgio perfeito para quem deseja uma mudança de visual. Elas modernizam o nosso look, nos trazendo força, autoconfiança, e isso sem falar da deliciosa sensação de acordar todo dia com o cabelo pronto e lindo.
As tranças são grandes aliadas das cacheadas e crespas, seja para ajudar a texturizar os fios, controlar o frizz ou para fazer penteados. Sejam as tranças no cabelo cacheado natural ou as box braids, que unem os fios com fibras sintéticas, as tranças desempenham um papel importante no cuidado com os cachos.
Ele tem origem na cultura africana. "As tranças nagô eram utilizadas para desenhar rotas de fugas para os quilombos. Nagô é o dileto Jejê, assim é chamado os falante da língua Iorubá, como foi denominado pelo traficantes de escravos. As tranças são testemunhas da resistência", disse.
As tranças, para a cultura afro, podem simbolizar status, região geográfica, classe social, identidade étnica, entre outros. Durante o período escravista no Brasil, as tranças eram utilizadas até mesmo como mapas de rotas de fuga e como forma de comunicação entre os negros.
A Bíblia diz em 1 Pedro 3:3-4: “O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas.”
“A trança não prejudica os fios”, afirma. “Porém, é importante dizer que algumas pessoas têm tendência a alopecia (queda de cabelo), então não é legal ficar com o cabelo trançado por muito tempo consecutivo”, alerta a especialista.
Hidratação: As tranças permitem que os cabelos naturais mantenham sua umidade natural, o que ajuda a evitar o ressecamento e a quebra. Economia de tempo: As tranças podem durar por várias semanas, o que significa que é necessário menos tempo para cuidar e styling dos cabelos diariamente.
É verdade que trança faz o cabelo crescer mais rápido?
TRANÇA FAZ O CABELO CRESCER
Mas isso não passa de uma ilusão. Quando a pessoa está acostumada a usar trança no dia a dia e decide tirar o penteado para escovar os fios, ela tem a impressão de que o cabelo está mais comprido, mas isso só acontece pois estava acostumada com o visual do cabelo preso.
É normal o cabelo cair depois de tirar as tranças?
Atenção à queda
Após a retirada das box braids é normal notar uma diminuição na quantidade de fios e até uma maior opacidade. Mas, sem desespero: o processo é normal! Já que a quantidade de fios não representa uma queda abrupta e sim os fios que caíram no tempo total de trançado.
Ao tirar as tranças, é comum perceber uma grande quantidade de fios caindo. Afinal, o cabelo ficou por um bom período “preso”, mas não se assuste, é completamente normal e até mesmo esperado, já que uma pessoa pode chegar a perder cerca de 100 fios de cabelo por dia.
Durante o período da escravidão no Brasil, as tranças eram utilizadas para identificar as tribos de origem dos escravizados, e até mesmo serviam como mapas e rotas para as fugas planejadas.
As tranças realmente eram um dos penteados mais usados pelos vikings, e isso tem um motivo: como o cabelo era, geralmente, longo, as tranças facilitavam qualquer ação de ataque e, com o tempo, virou um símbolo entre a cultura viking.
Falar sobre esse penteado em pessoas brancas ainda é tabu, já que as tranças são muito comuns em mulheres negras justamente porque possuem um significado histórico e de resistência para o povo preto através da estética.
Além de lindas e cheias de estilo, as tranças também são ótimas para quem está em transição capilar e não pretende cortar a parte alisada nem tão cedo, elas são uma ótima maneira de esconder as duas texturas, além de estimular o crescimento dos fios.
Desde o surgimen- to da civilização africana, o estilo tem sido usado para identificar tribos, origem, idade, es- tado civil, religião, riqueza e posição social das pessoas. Na Grécia, e depois em toda europa durante a idade média, a trança foi adotada pela maioria das mulheres.
Tatah Afro hair | ⚠️3 benefícios das tranças: ➡️ Estimula o crescimento do cabelo; ➡️ Ajuda na transição capilar; ➡️ Trás praticidade para o seu dia a dia.... Instagram.
Em média, a duração da trança nagô varia entre 1 a 3 meses. Mas fatores como: textura do cabelo, cuidados diários, rotina de lavagens, qualidade do trançado e crescimento natural dos fios, podem influenciar nessa duração.
Ao contrário do que muita gente acredita, as tranças sintéticas são ótimas opções para proteger as madeixas das agressões externas - como sol, vento e umidade, por exemplo. Elas só são prejudiciais se a pessoa que está usando o aplique não tomar os cuidados necessários com a sua manutenção.
É MITO: Fazer rabo de cavalo ou trança não ajuda os fios crescerem, então, não adianta tentar esticá-los à "força". É VERDADE : os fios podem crescer mais rápido se as suas refeições forem ricas em proteínas: carnes, ovo e queijos, por exemplo. Isso porque a proteína é a matéria- prima dos fios.
15 Mais preciosa é ela do que os rubis, e tudo o que mais podes desejar não se pode comparar a ela. 16 Longos dias há na sua mão direita; na sua esquerda, riquezas e honra. 17 Os caminhos dela são caminhos de deleites, e todas as suas veredas são de paz.