Colaboração ecológica das aranhas Mas as aranhas não são apenas nocivas. Por serem carnívoras, alimentam-se, principalmente, de baratas, grilos e outros insetos. Com isso, controlam a população desses seres, impedindo que a sua proliferação prejudique o meio ambiente.
Apesar de todo temor que elas possam causar, todas as aranhas têm papel importante na natureza, exercendo função de controle natural na população de insetos e auxílio no controle biológico contra pragas de forma natural, sem causar desequilíbrio no ecossistema.
As aranhas são animais com oito patas conhecidas por tecer teias de seda, usadas para apanhar insetos. Elas vivem em todas as partes do mundo, menos na Antártica. Pertencem ao grupo dos aracnídeos, assim como os escorpiões, os carrapatos e os ácaros. Há cerca de 38 mil espécies, ou tipos, de aranha.
Apesar de todas as aranhas produzirem seda, nem todas são capazes de produzir teias, estruturas que as ajudam, por exemplo, a capturarem suas presas. As aranhas também se destacam por serem capazes de inocular veneno.
Apesar de assustadoras fazem um excelente papel no meio ambiente, sendo responsável por controlar diversos insetos além serem responsáveis pela decomposição e incorporação de matéria orgânica no solo.
Mas não é por que ficam escondidas que essas aranhas são pouco importantes. Elas têm um papel ecológico, ou seja, comem insetos como moscas e mosquitos, que ajudam a limpar as próprias residências onde habitam, explica Brescovit.
As aranhas são predadoras, generalistas, que se alimentam principalmente de insetos e outros invertebrados. Têm como inimigos naturais pequenos répteis, anfíbios, outros aracnídeos e insetos.
A visão também é uma qualidade rara nesses animais: dentre as cerca de 50 mil espécies de aranha no mundo, apenas 5% tem uma boa visão. Muitas só entendem a mudança da luz, o claro e o escuro. Quando a aranha diurna percebe que escureceu, por exemplo, ela se retrai ou foge.
Por serem carnívoras, alimentam-se, principalmente, de baratas, grilos e outros insetos. Com isso, controlam a população desses seres, impedindo que a sua proliferação prejudique o meio ambiente. Há alguns anos, as aranhas têm sido amplamente estudadas e o motivo básico dessas pesquisas é a sua teia.
As aranhas não gostam de óleo de hortelã-pimenta. Uma maneira fácil de as manter afastadas é arranjar um difusor com cheiro a menta ou então borrifar a casa com água com o mesmo cheiro. Um bom repelente para aranhas pode ser feito em casa: vinagre de maçã.
Uma das estratégias é conhecida como senta-e-espera, em que as aranhas permanecem paradas em um local à espera de presas móveis. Essa forma de captura permite ao predador economizar o máximo de energia entre uma captura e outra, mantendo o metabolismo baixo.
força, agilidade e velocidade ampliadas; reflexos e sentidos sobre-humanos; capacidade de escalar paredes; capacidade de gerar diferentes tipos de teias. Essas habilidades (que podemos chamar de super-poderes) se assemelham muito às que as aranhas de fato possuem.
No entanto, as aranhas realmente têm um sentido mais aguçado. Na verdade, elas têm um dos sistemas sensoriais mais impressionantes da natureza. Os pelos sensoriais das aranhas, que estão espalhados por todo o corpo, funcionam como uma forma muito boa de perceber o mundo e captar informações do ambiente.
Capazes de saltar até 20 vezes a sua altura e 50 vezes seu comprimento, as espécies pulam para se movimentar, fugir de predadores, perseguir e caçar as presas que, por vezes, são outras aranhas. A busca pelo alimento fica ainda mais fácil com a ajuda dos oito olhos, distribuídos inclusive na parte de trás da cabeça.
Insetos da família Pompilidae capturam os aracnídeos para alimentar as larvas; apelido de vespa cavalo-do-cão faz referência a forte ferroada. Cerca de cinco mil espécies de vespas da família Pompilidae estão espalhadas pelo mundo todo e são bem conhecidas pela potência da ferroada.
Uma das opções mais viáveis para matar aranhas é o ácido bórico. Essa substância é encontrada facilmente em lojas de material de construção, e é uma forma barata de erradicar as aranhas.
Você sabia que dá pra ter uma aranha de estimação? Parece um pouco diferente, mas existem algumas espécies que podem se tornar grandes companheiras para o dia a dia. Para isso, é importante entender todos os cuidados necessários para deixar esse bichinho confortável e feliz.
Após o acasalamento entre macho e fêmea, a aranha põe ovos, muitas vezes em grandes quantidades (mais de 1.000 em uma única postura), que ficam protegidos numa bolsa de fios de seda chamada ovisaco.
Aranhas odeiam tudo que é cítrico. Esfregue cascas de frutas cítricas em áreas onde as aranhas costumam se instalar, como rodapés, janelas e estantes; é uma ótima maneira de mantê-las longe.
Um estudo de uma bióloga da Universidade de Nottingham revelou que as aranhas não têm más intenções com seres humanos e agem passivamente perante ameaças. As aranhas geralmente agem de forma passiva em resposta aos seres humanos. "As aranhas podem ter mais medo de você do que você delas".
Ou seja, as aranhas também são controladores de pragas. Elas conseguem comer insetos aí que realmente podem nos causar problemas sérios e até doenças", alertou. "A gente não precisa matar as aranhas quando elas entram na nossa casa.