Os coletores atuam na interface sólido-líquido, alterando a superfície mineral de caráter hidrofílico para hidrofóbico. Para flotação de sulfetos são utilizados os coletores sulfidrílicos (PERES & ARAUJO, 2009).
recuperação. A máxima flotabilidade ocorre em pH levemente alcalino, com a superfície apresentando um excesso de carga negativa. flotação: a espécie molecular atua como coletor auxiliar, de modo a favorecer a hidrofobicidade da superfície.
Qual a função dos reagentes reguladores na flotação?
Os reagentes de flotação são adicionados à polpa de minério para modificar as características superficiais das partículas de minerais, tornando-as hidrofóbicas ou hidrofílicas, facilitando assim a adesão das partículas de minério às bolhas de ar e sua subsequente recolha na superfície.
"FLOTAÇÃO : Desvendando os Segredos do Processo na Indústria Mineral"
O que são coletores cátionicos?
Os coletores catiônicos têm sido utilizados na flotação de minerais desde o final dos anos 30 e a química desses compostos é baseada nas aminas e seus derivados. No Brasil, esses produtos estão entre os principais reagentes utilizados pela indústria mineral.
O estágio rougher executa a flotação apenas como um desbaste inicial e é caracterizado por altas recuperações e baixos teores. O estágio scavenger utiliza como alimentação o rejeito produzido no estágio rougher e tem por objetivo promover uma recuperação adicional do mineral útil não recuperado no estágio anterior.
→ Decantação em mistura formada por líquido e sólido
Depois realizamos a decantação, ou seja, a separação cuidadosa da parte líquida que ficou em cima, transferindo-a para outro recipiente. Se tivermos, por exemplo, uma mistura de água, areia e serragem, a areia irá para o fundo e a serragem flutuará na água.
Sifonação – também chamado de sifonagem, esse processo é frequentemente utilizados para separar misturas do tipo líquido + sólido, por exemplo, água e areia. Para realizar o descolamento do líquido, os recipientes devem estar em níveis diferentes.
Ele atua como uma espécie de absorvente, no qual impede o vazamento do fluxo menstrual. Para realizar a coleta, ele deve ser inserido na vagina, que possui mecanismo por pressão. Isso porque, o produto faz um vácuo nas paredes vaginais, impedindo o sangue de vazar.
No aparelho urinário, o sistema coletor dos rins é o mecanismo pelo qual os rins coletam a urina produzida pelas unidades essenciais renais, os néfrons, e conduzem esta para as porções inferiores do sistema renal a fim de ser excretada.
Também são apresentados os princípios fenomenológicos, assim como, os 4 tipos mais comuns de equipamentos usados na flotação: flotação por espuma, por ar induzido, flotação por ar dissolvido e eletrofloculação , assim como vantagens e desvantagens de cada equipamento e tecnologia.
As colunas de flotação operam de forma semelhante às células mecânicas, as principais diferenças estão em quatro aspectos: geometria, uso da água de lavagem, sistemas geradores de bolhas e ausência de agitação mecânica. O rendimento das colunas está ligado aos ajustes operacionais.
Flotação reversa - é quando os minerais de ganga são flotados e os minerais de interesse permanecem na polpa mineral. Flotação coletiva (Bulk flotation) - é quando um grupo de minerais com características semelhantes são flotados em conjunto.
A decantação ocorre quando se inclina o recipiente que contém a mistura, derramando em outro recipiente o líquido menos denso, que ficou na parte de cima. Isso pode ser feito também por sifonação, que é a transferência do líquido por meio de um sifão ou uma mangueira plástica, iniciando-se o fluxo por sucção.
Sifonação. Após uma decantação, se não for possível retirar o líquido para o outro recipiente, podemos retirá-lo por sifonação através de um sifão, da sucção e da ação gravitacional. Por exemplo, podemos trocar a água de um aquário por intermédio de um sifão, deixando o cascalho no fundo do aquário.
A decantação é um método utilizado para separar os componentes de misturas heterogêneas com as seguintes características: Formadas por um líquido e um sólido que não está dissolvido. Exemplos: água barrenta, água e areia.
A decantação é um método de separação de misturas heterogêneas com base na diferença de densidade e na imiscibilidade dos componentes da mistura. Decantação é um processo físico de separação de misturas heterogêneas do tipo líquido-sólido e líquido-líquido.
Catação: é o método mais simples de separação, no qual usamos as mãos ou algum instrumento como pinça ou pegadores para separar um sólido do outro. É muito utilizado no dia a dia, para escolher feijão, lentilha e outros grãos, separando-os de pedras, grãos indesejados e outros detritos antes de cozinhá-los.
Propósito: A etapa rougher é a primeira fase de concentração no processo de beneficiamento mineral. Seu principal objetivo é separar grosseiramente os minerais valiosos dos minerais não desejados.
A espuma é removida da célula, produzindo um concentrado do mineral desejado. A eficiência da célula de flotação é determinada por uma série de probabilidades como o contato entre partículas e bolhas, fixação de bolha na partícula, transporte entre a polpa e a espuma e coleta da espuma para lavagem do produto.
A Flotação é a designação relacionada ao processo de separação de misturas de elementos que não se dissolvem entre si, ou seja, a flotação só pode ser aplicada em misturas heterogêneas, seja entre sólidos ou sólidos e líquidos, desde que sejam substâncias imiscíveis.