Localizar informações explícitas em um texto. Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos do texto. Identificar a finalidade do texto, da leitura textual em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da sua contextualização. Reconhecer assunto de um texto.
Os Descritores incluem Descrições de Função, de Tarefa e de Produto de Trabalho. Um Descritor representa uma ocorrência de um Elemento de Conteúdo concreto (como por exemplo Tarefa, Função, Produto de Trabalho) em uma Atividade.
Já os descritores são termos padronizados escolhidos por especialistas, organizados de forma hierárquica, de acordo com a terminologia de cada área, de modo a facilitar a localização de dados em bases específicas.
Assim, os descritores para avaliação das habilidades de leitura consideram questões em que os alunos demonstrem conhecer o uso da língua em variadas situações, de acordo com a possibilidade de distintos objetivos comunicativos e com diferentes interlocutores.
Para que servem os descritores de língua portuguesa?
Os descritores servem como uma linguagem única na indexação de artigos de revistas científicas, livros, anais de congressos, relatórios e todos os tipos de fontes de pesquisa. Então, eles funcionam principalmente para padronizar as palavras-chaves que organizam os artigos.
Por meio deste descritor pode-se avaliar a habilidade de o aluno reconhecer a utilização de elementos gráficos (não-verbais) como apoio na construção do sentido e de interpretar textos que utilizam linguagem verbal e não-verbal (textos multissemióticos).
Qual a vantagem de utilizar descritores em uma estratégia de busca?
Descritor x palavra-chave
Já os descritores são organizados em estruturas hierárquicas, facilitando a pesquisa e a posterior recuperação do artigo. Por isso, é de fundamental importância que os autores consultem o DeCS e/ou o MeSH e coloquem os termos que melhor reflitam o fulcro do artigo.
Em resumo, os descritores são elementos que servem para elencar temas importantes que serão trabalhados em avaliações externas como o SAEB ou ENEM. Assim, trabalhar os descritores é trabalhar um conjunto específico de temas de uma matriz de referência.
Os descritores, portanto, especificam o que cada habilidade implica e são utilizados como base para a construção dos itens das diferentes disciplinas. Cada descritor orienta a elaboração dos diferentes itens e, a partir das respostas dadas, verifica-se quais habilidades os alunos efetivamente desenvolveram.
Os descritores são elementos que descrevem as habilidades trabalhadas nas avaliações externas, a partir dos quais são elaboradas as questões dessas mesmas avaliações. O que é uma matriz de referência? Como a matriz de referência é dividida?
Qual a diferença entre descritores e habilidades da Bncc?
Muitas habilidades descritas na BNCC não podem ser consideradas específicas e, portanto, não são aferíveis. Alguns descritores podem ser considerados objetivos de aprendizagem gerais e, portanto, com baixa especificidade.
Por meio desse descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno em identificar do que trata o texto, com base na compreensão do seu sentido global, estabelecido pelas múltiplas relações entre as partes que o compõem.
Os descritores são declarações específicas que detalham o que os alunos devem saber e ser capazes de fazer em uma determinada disciplina e nível de ensino. Eles são usados para orientar a avaliação e fornecer uma compreensão clara das habilidades e conhecimentos que os alunos devem demonstrar.
Os termos alternativos ou de entrada podem ser termos com o mesmo significado que os descritores (sinônimos) ou com significados aproximados (mais gerais, mais específicos ou relacionados não hierarquicamente), com pequenas variações de palavras ou incluídos como entidades distintas.
O que são descritores controlados e não controlados?
Os descritores podem ser classificados como: (1) controlados, que são utilizados para a indexação de artigos nas bases de dados; ou (2) não-controlados, palavras textuais e seus sinônimos, variações de grafia, siglas e correlatos (SANTOS et al., 2007).
Localizar informações explícitas em um texto. Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos do texto. Identificar a finalidade do texto, da leitura textual em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da sua contextualização. Reconhecer assunto de um texto.
O descritor 12 tem como foco identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros, espera-se, nessa habilidade, que vocês consigam entender que todo texto tem sua função social e, por isso, pretende, por exemplo, informar ou esclarecer, expor um ponto de vista, refutar uma posição, narrar um acontecimento, fazer ...