O kitassato é utilizado no laboratório para efectuar filtrações a pressão reduzida. Na filtração a pressão reduzida, a tubuladura lateral do kitassato serve para fazer a ligação a uma bomba de vácuo (ou trompa de água) através de um tubo de borracha.
O kitassato é utilizado no sistema de filtração a vácuo. Com este método, o que se busca é separar as misturas que são constituídas tanto de elementos líquidos quanto de sólidos. O que você procura é filtrá-los usando uma bomba de vácuo juntamente com um funil de Buchner, ao qual deve ser colocado um filtro.
Para remoção de umidade de gases durante a filtração: O kitassato deve ser recheado (até no máximo 1/3 do seu volume total) com sílica ativa. Conecte a bomba de vácuo no orifício lateral. No orifício superior, instale uma rolha, na qual ultrapassa uma mangueira.
Este material é amplamente utilizado para separar líquidos de diferentes densidades e, portanto, é fundamental em experimentos de química orgânica e manipulação de substâncias voláteis. O Kitassato também é utilizado em destilações, permitindo a condensação de vapores e a obtenção de substâncias puras.
Erlenmeyer: aquecimento de líquidos e titulações. Funil comum: filtração simples, com auxílio de papel de filtro, e transferência de líquidos. Kitassato: filtração a pressão reduzida (ou filtração a vácuo) Proveta: medida de volumes de líquidos sem grande precisão.
O kitassato é utilizado no laboratório para efectuar filtrações a pressão reduzida. Na filtração a pressão reduzida, a tubuladura lateral do kitassato serve para fazer a ligação a uma bomba de vácuo (ou trompa de água) através de um tubo de borracha.
Qual é a função de um frasco Erlenmeyer? Muitos se perguntam para que serve um frasco Erlenmeyer. Este recipiente serve para misturar o conteúdo do frasco por agitação, sem risco de derramamento, tornando-o adequado para titulações, colocando-o sob a bureta e adicionando solvente ao indicador no frasco Erlenmeyer.
Usada para medir e transferir volume de líquidos, não podendo ser aquecida, pois possui grande precisão de medida. Mede um único volume, o que caracteriza sua precisão.
A principal aplicação do kitassato é na filtragem a vácuo. Esta é uma técnica que permite aos cientistas separar rapidamente um sólido de um líquido em uma mistura.
O condensador é a parte responsável por fazer a amostra que estava no estado gasoso retornar ao estado líquido. As principais destilações que nós podemos encontrar o condensador presente é na destilação simples e na destilação fracionada.
O Fraso Kitassato se assemelha com um erlenmeyer, porem possui uma oliva de vidro na parte superior projetada a uma polegada do pescoço. Esta oliva foi projetada para ser adptada a uma mangueira e assim ser obtido a filtração juntamente com uma bomba a vácuo e o funil de buchner.
Vidraria de laboratório normalmente usado junto com o funil de Büchner em filtrações (sob sucção) a vácuo. É constituído de um vidro espesso e um orifício lateral.
A pisseta é um tipo de garrafa que possui a tampa com um bico, utilizada para enxaguar várias peças de vidro de laboratório, como tubos de ensaio, copos beckers, erlenmeyers entre vários outros. As pissetas são selados com uma tampa de rosca evitando assim o escoamento indesejado de líquidos.
Com a tromba de água: Ao ligar uma torneira, a água vai descer com bastante pressão por um tubo de plástico ou borracha, também denominado tromba. Ao descer, a água cria uma força de sucção na mangueira que liga o kitassato à tromba de água, fazendo com que o ar saia do interior do kitassato e crie o vácuo.
Dessecador é um recipiente fechado hermeticamente que contém agente de secagem (dessecante). É utilizado para guardar produtos ou substâncias que necessitam de ambientes com baixo teor de umidade.
Para a medição, o menisco deve estar na altura dos olhos. Coloque o balão na bancada e faça a leitura. Após isso, tampe o balão e homogeneize a solução com movimentos giratórios lentos.
É utilizada para medição de volumes de líquidos, apesar de não ser o mais preciso. A proveta de vidro graduada é um item muito conhecido e utilizado com bastante frequência em laboratórios, escolas, universidades, indústria farmacêutica, entre outras áreas, tendo como principal função medir volumes de líquido.
O funil de separação é usado em laboratórios para separar líquidos imiscíveis de densidades diferentes. Há várias denominações para o funil de separação, como: ampola de separação, ampola de decantação, funil tipo pera e funil Squibb, todos sendo a mesma peça, de formato cônico que lembra uma pera.
No processo de filtração, coloca-se uma argola de borracha na boca do kitassato para suportar um funil de Büchner e permitir que se crie um certo vazio ou vácuo parcial no interior do kitasato, enquanto o funil de Büchner, com papel de filtro, retém o sólido.
Tela de amianto: tela metálica (de aço), com o centro recoberto em amianto ou cerâmica, utilizada para distribuir uniformemente o calor recebido da chama do bico de Bunsen para todo o recipiente.
O almofariz é uma tigela de vidro resistente, com uma base plana e uma borda abaulada. O pistilo é um bastão, também de vidro, com uma ponta arredondada. O pistilo é usado para esmagar e triturar as substâncias no fundo do almofariz, enquanto a borda cônica auxilia na moagem das partículas.
Um becker é uma peça de vidro fundida ou soprada, normalmente usada em laboratórios, farmácias e indústrias químicas para armazenar, medir ou transferir líquidos. O becker é geralmente fabricado em vidro resistente às temperaturas, embora alguns modelos também possam ser fabricados em plástico.
As pipetas são dispositivos de laboratório utilizados na manipulação e transferência líquidos. Possuem diversos modelos e volumes e se diferenciam pela precisão e aplicação. As técnicas de pipetagem estão presentes em qualquer tipo de laboratório e participam de pelo menos uma das etapas dos processos de análise.