Há 70 anos, um fazendeiro decapitou um frango no Colorado, Estados Unidos, mas uma coisa curiosa aconteceu: a ave 'se recusou' a morrer. Mike, como ficou conhecido o fatídico frango, sobreviveu por 18 meses e se tornou famoso.
“Amendoim”, a galinha mais velha do mundo, morreu aos 21 anos de idade no último dia 25 de dezembro, em Michigan, nos EUA. Ela teve apenas alguns meses de “reinado” no posto de galinácea mais anciã, já que foi reconhecida como tal pelo Guiness Book só em março de 2023.
Em geral uma galinha vive entre cinco e oito anos. No entanto, em Michigan, nos Estados Unidos, vive Peanut, a ave do tipo viva mais velha do mundo. Com 21 anos completados em maio de 2023, ela leva uma vida tranquila, bem alimentada e ganhando muito carinho no colo da dona, com quem vive desde que nasceu.
Peanut, uma galinha anã de 21 anos que vive no estado norte-americano do Michigan, foi considerada a galinha viva mais velha do mundo e há documentos que o comprovam, de acordo com a informação no site dos recordes. Leia os artigos que quiser, até ao fim.
Assim como para todos os bichos, a expectativa de vida varia conforme algumas condições de vida e sobrevivência. Se ela está sendo domesticada e bem-cuidada, a galinha pode viver tranquilamente entre cinco e dez anos.
O tempo de vida das galinhas depende, principalmente, da finalidade pela qual estão sendo domesticadas. Mas quando bem cuidadas, bem alimentadas e mantidas sob as condições ideais, essas aves, de forma geral, podem viver de 5 a 10 anos, aproximadamente.
Após a fase de crescimento, que se estende dos 43 aos 100 dias, elas recebem alimentação específica para o crescimento, são pesadas e selecionadas após 100 dias. As aves têm acesso à ração de produção e iniciam a postura aproximadamente com 18 semanas de idade, e estende-se até as 72 semanas.
Se forem macias e brilhantes, estamos perante um animal jovem; no entanto, a perda de penas, a falta de maciez e brilho nas penas, ou a existência de “aberturas” que dão um aspeto depenado poderão ser indicadores de uma idade avançada. As unhas e o bico são outros indicadores da idade da ave.
Há 70 anos, um fazendeiro decapitou um frango no Colorado, Estados Unidos, mas uma coisa curiosa aconteceu: a ave 'se recusou' a morrer. Mike, como ficou conhecido o fatídico frango, sobreviveu por 18 meses e se tornou famoso. Mas como ele viveu sem a cabeça por tanto tempo?
A questão é complicada e não tinha um consenso, ainda que a teoria mais aceita seja a que o ovo veio primeiro. Segundo alguns cientistas, o ovo veio primeiro — eles teriam surgido há cerca de 340 milhões de anos, enquanto as galinhas apareceram há 50 milhões de anos.
O animal mais antigo do mundo, tubarão-da-Groelândia, reapareceu nas proximidades de Belize, no Caribe. O vertebrado é considerado o mais longevo do planeta, com uma idade aproximada de 518 anos. A espécie normalmente vive em torno de 400 anos, o dobro da idade do animal terrestre mais longevo: a tartaruga-gigante.
Quando a galinha acaba de colocar um ovo ela faz um barulhão avisando para todos o que acabou de acontecer. Isso é bem legal, não é Maria? Elas são bem espertas e além do som podem também se comunicar visualmente.
As primeiras referências a galinhas domesticadas surgem em cerâmicas coríntias datadas do século VII a.C. A introdução desta ave como animal doméstico surgiu provavelmente na Ásia, de onde é nativo o galo-banquiva (Gallus gallus).
A ciência explica que a sobrevivência de galinhas e baratas após a decapitação está relacionada à natureza descentralizada de seus sistemas nervosos e à capacidade de manter reflexos e funções por um período curto sem o cérebro.
Em 2017, um galo da raça foi arrematado em leilão por um produtor rural de Sorocaba (SP) após lance de R$ 154 mil. Pertencente à variedade Crista Bola, ele foi batizado de Hokaido.
A raça de galinha Rhode Island Red é uma das mais produzidas no mundo, sendo grande produtora de carne e ovos (até 260 ovos por ano). No Brasil, ela é uma das preferidas dos avicultores, pois garante boa lucratividade ao produtor. Sua plumagem é vermelha escura e sua crista, cor de rosa.
Em poedeiras na fase inicial de produção, a conversão alimentar é melhor com a utilização do 25(OH)D3 e a espessura e porcentagem de casca também melhoram com a utilização de 25(OH)D3 e a suplementação de vitamina C nas dietas (100 ou 200 ppm, respectivamente).