Durabilidade. Diferente do que muitos acreditam, uma casa de madeira pode durar muitos anos. Para isso é preciso que ela tenha sido construída com madeira de boa qualidade e receber manutenção de tempos em tempos. Seguindo esses quesitos uma casa de madeira pode durar por séculos.
Quanto tempo de garantia tem um imóvel novo? Caso o proprietário consiga comprovar os danos no imóvel, durante o prazo de 5 anos, a construtora será responsável por garantir os reparos necessários comprovados durante este tempo.
618 do Código Civil dispõe expressamente que o empreiteiro se responsabiliza, no prazo de cinco anos, pela solidez e segurança do trabalho, assim em razão dos materiais, como do solo. Trata-se de uma garantia obrigatória e inerente ao contrato, cujo prazo é irredutível.
Caso a madeira seja uma espécie mais frágil, é necessário que sua manutenção periódica seja realizada a cada 5 anos mais ou menos, incluindo a aplicação de verniz. Como podemos observar, não é nada muito complicado, mas é preciso realizar para que sua casa de madeira dure mais e se mantenha bonita por mais tempo.
A madeira de eucalipto tratado apresenta grande durabilidade, esse fator depende a princípio da aplicação ou destino que se dá a madeira, variando de 10 a 30 anos dependendo da aplicação. De modo geral, quando se segue o processo correto de imunização, o eucalipto tratado tem garantia média de 15 anos.
Conforme consta no artigo 618 do Código Civil, o empreiteiro responderá durante o prazo irredutível de 5 anos, pela solidez e segurança do trabalho. Ou seja, na presente ação, está dentro do prazo de garantia obrigatória.
A garantia de imóvel novo é um direito do comprador que garante que o imóvel esteja em condições de uso, sem defeitos ou vícios ocultos. A garantia é de noventa dias a cinco anos e cobre problemas estruturais, como rachaduras, infiltrações e vazamentos.
Qual o prazo para reclamar vício oculto em imóvel?
Tema atualizado em 27/2/2024.
Dessa forma, se o vício é oculto, é somente a partir da descoberta é que começa a contagem dos prazos de 30 ou 90 dias da garantia legal (art. 26, II, § 3º, do CDC).
Todo produto, por lei, tem garantia, independente de ser oferecida ou não pelo fornecedor. É a chamada “garantia legal”: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. A garantia oferecida pelo fornecedor é complementar à legal: é a “garantia contratual”, oferecida mediante documento escrito.
O Novo Código Civil, de 2002, dá um prazo de garantia de 5 anos para qualquer tipo de imóvel. Ela é obrigatória para qualquer tipo de construção, com o objetivo de favorecer os novos proprietários.
A madeira nobre dura mais de 100 anos. Sem a manutenção devida, ela vai escurecendo. Se passou por todo o processo de tratamento inicial necessário, consegue manter o aspecto natural. Seja na área interna ou externa, a durabilidade é a mesma.
Nas casas de madeira, a cada dois anos, recomenda-se passar uma lixa para tirar o brilho do verniz e, em seguida, aplicar uma nova “mão” na parte externa. Isso pelo fato da incidência de raios solares na madeira. O verniz mais usado é o chamado marítimo.
618 do Código Civil, a construtora responde pela solidez e segurança da obra por 5 anos após a sua entrega. Desse modo, o proprietário ou síndico deve solicitar as correções no imóvel novo dentro do prazo legal.
O vício oculto é aquele que não se percebe à vista, comumente é evidenciado pelo curso do tempo, como infiltrações por exemplo, ou demandam alguma investigação especializada.
- Garantia de 5 anos cobre defeitos recorrentes que possam acontecer no veículo, mas algumas ações do motorista podem resultar na exclusão do benefício.
O primeiro passo que o proprietário deve tomar ao notar um vício ou defeito em seu imóvel é notificar o construtor ou incorporador. O comunicado deve se dar, preferencialmente, por meio escrito, físico ou digital (e-mail).
É possível responsabilizar o empreiteiro por vício de construção mesmo após 5 cinco anos da entrega da obra?
De acordo com a interpretação generalista do setor de construção civil, a responsabilidade do construtor se encerra após o prazo de cinco anos da entrega da obra, como disposto no artigo 618 do Código Civil, que estabelece a responsabilidade do empreiteiro pela solidez e segurança da obra.
Pouca flexibilidade na personalização do imóvel. As casas de madeira, por serem pré-fabricadas, geralmente não oferecem muitas opções de personalização durante o projeto. Tudo está resumido a escolher entre os modelos que existem prontos, percebendo qual deles melhor se adapta as suas necessidades e gosto.
Qual a durabilidade de uma casa Pré-fabricada de madeira?
Assim, de acordo com esses e outros passos de cuidados específicos uma casa pré-fabricada pode durar muitos e muitos anos. Porém, a média de durabilidade dessas construções é de 30 anos e com os cuidados pode ultrapassar os 100 anos.
A madeira eucalipto não só possui uma resistência menor em relação a outras espécies de madeira nativas, mas também é um foco para fungos e cupins – os piores inimigos desse material.