A genética influencia para que se tenha gestação gemelar. Verdade: a primeira forma de se engravidar de gêmeos, como mencionado, é a natural e tem relação com as predisposições genéticas. Mulheres com casos de gravidez gemelar na família têm maior propensão a terem gêmeos.
De acordo com a doutora na fase fértil, as chances de gestação gemelar são pequenas, mas elas aumentam quando há casos na família da mãe, isto é, irmãos, tios, avós e irmãos dos avós maternos. “A chance de se ter uma gravidez gemelar está sim muito ligada a genética, principalmente do lado materno.
As mulheres mais velhas geralmente têm uma chance maior de conceber gêmeos. Uma mulher de 35 anos tem cerca de quatro vezes mais chances de ter gêmeos fraternos do que uma bem mais nova! Isso ocorre porque elas estão passando por algumas mudanças hormonais à medida que se aproximam da menopausa.
A característica é herdada apenas de mães para filhas. Se o pai tem gêmeos fraternos na família, isso não afeta a probabilidade do casal ter filhos gêmeos. Todo mundo pode ter gêmeos, mas algumas pessoas têm probabilidade maior! Você vai ser pai ou mãe.
A gravidez gemelar acontece quando o ovário libera mais de um óvulo e cada um deles é fecundado por um espermatozoide (gêmeos não idênticos ou bivitelinos) ou então quando apenas um óvulo é fecundado por um espermatozoide e se divide, originando dois embriões (gêmeos idênticos ou univitelinos). De acordo com a Dra.
GÊMEOS podem ocorrer por HERANÇA GENÉTICA? Quais as probabilidades de se ter filhos gêmeos?
Quem determina se vai ter gêmeos?
Gravidez gemelar significa que há dois ou mais fetos no útero, e alguns fatores podem desencadear isso, principalmente a genética. Para confirmar esse tipo de gestação, são solicitadas ultrassonografias e ecografia obstétrica, ambas responsáveis por identificar o quanto antes, podendo iniciar o pré-natal adequado.
Veja as probabilidades de engravidar de gêmeos, a seguir: Coito Programado – 10% de chance de gestação múltipla; Inseminação Artificial – também 10% de chance de gestação múltipla; Fertilização in Vitro – 20 a 25% de chance de resultar em gêmeos e 5% em trigêmeos.
Quando o óvulo é fecundado, ou seja, logo no início da gravidez, essas informações se misturam, criando o DNA do seu futuro bebê. Isso quer dizer que a criança terá um DNA formado 50% pela carga genética da mãe e 50% do pai, criando informações únicas e exclusivas.
Os gêmeos monozigóticos são sempre do mesmo sexo e, de modo geral, compartilham o mesmo DNA. Já os gêmeos dizigóticos não são idênticos e surgem a partir da fecundação de dois ovócitos por dois espermatozoides. Essa dupla fecundação dá origem a dois zigotos e, assim, a dois embriões.
Quem possui gêmeos na família tem mais chances de engravidar de gêmeos – VERDADE. Sim, principalmente se o nível de parentesco for direto da mãe. Por exemplo, se ela tiver irmãs gêmeas, ou até mesmo ter tido filhos gêmeos, as chances de uma gravidez dupla são maiores.
A probabilidade de uma gestação gemelar está atrelada a fatores como a idade da tentante, sua reserva ovariana, histórico familiar, entre outros. Estima-se que, de maneira natural, as chances de engravidar de gêmeos variam de 1,5% a 3%.
Ela é responsável por ajudar na maturação dos óvulos, que serão liberados e que podem ser fecundados. Então, com o aumento desse hormônio há maiores chances de que a mulher engravide de gêmeos, novamente do tipo dizigótico.
Idade materna, origem étnica, dieta também podem contribuir. De qualquer forma, apenas utilizando as características de um casal, não é possível prever a probabilidade de ter gêmeos numa futura gestação do casal, assim como não há testes genéticos específicos para estes fins.
Quando um óvulo é fecundado por um só espermatozoide e se divide em duas linhas de células completas, ele dá origem aos gêmeos idênticos, ou monozigóticos, ou ainda univitelinos. Sempre são do mesmo sexo. Os gêmeos idênticos têm o mesmo DNA ou genoma. Em torno de um terço das gestações de gêmeos é de univitelinos.
Um progenitor com sangue tipo A e outro com sangue tipo B: Os filhos podem ter sangue tipo A, B, O ou AB. Ambos os pais com sangue tipo B: filhos podem ter sangue tipo B ou O. Um progenitor com sangue tipo B e outro com sangue tipo AB: os filhos podem ter sangue tipo A, B ou AB.
– Não há nenhuma evidência científica, teórica ou prática, de que isso seja verdade. E em muitas famílias é possível ver o nascimento de gêmeos percorrendo todas as gerações de uma árvore genealógica.
Olha que interessante, o único fator genético e hereditário para gemelaridade são nos casos de gêmeos não idênticos. Ou seja, casos na família da mulher com gêmeos idênticos, não têm relação com essa hereditariedade, não aumentam as chances da mulher ter gestação de gêmeos.
Posso escolher ter gêmeos em uma inseminação artificial? Como já dissemos, tratamentos de fertilidade aumentam as chances de ocorrer uma gestação gemelar. Contudo, apesar de muitos casais terem o sonho de ter filhos gêmeos, essa não é uma opção recomendada e nem permitida pelo Conselho Federal de Medicina.
Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai. Isso pode ser explicado pelo período durante a gestação.
Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária.
Estudo revela que crianças herdam inteligência a partir das mães e não dos pais. Estima-se que 40 a 60 por cento da inteligência seja hereditária. Existe atualmente uma explicação científica que mostra que a inteligência é herdada pelas crianças através dos genes das mães.
Veja alguns deles. Idade da mulher: mulheres com mais de 30 têm um risco aumentado de ter gêmeos. Isso ocorre porque o hormônio FSH aumenta à medida em que a mulher envelhece. História familiar: quem tem gêmeos fraternos (não-idênticos) na família tem mais chances de conceber gêmeos.
Na realidade, não existe um tratamento específico para engravidar de gêmeos. Qualquer um dos tratamentos de reprodução assistida para conseguir engravidar acarretam em um aumento das chances de a mulher engravidar de gêmeos.
As posições sexuais também não interferem na capacidade de engravidar de gêmeos porque o mais importante é a mulher ter 2 óvulos ao mesmo tempo nas trompas e isso não pode ser alcançado durante o contato sexual, já que não é porque chegarem mais espermatozoides que a mulher irá engravidar de gêmeos.