Dos tipos de grama, a coreana é esteticamente a mais bonita e suas folhas são muito macias. Por estes motivos esta grama é indicada para os jardins orientais ou aqueles de desenhos delicados, que incluam forrações e arranjos de plantas ou vasos.
A grama Esmeralda é considerada a mais macia, além de ser bastante resistente ao pisoteamento. A grama Coreana, apesar de menos resistente, também forma um gramado macio, que se assemelha a um tapete felpudo. 🍃 Veja tudo para cultivo de grama!
A grama Esmeralda é a mais usada do Brasil. Apesar de ser relativamente recente no Brasil, a versão esmeralda está entre os tipos de grama mais populares. Por conta de suas qualidades, ocupa o primeiro lugar entre as mais usadas.
É a grama mais plantada do Brasil. Além ter o melhor custo-benefício do mercado, ela se adapta bem a diferentes tipos de climas e solos, sendo vendida de Norte a Sul do país.
A versão batatais está entre os tipos de grama com baixa manutenção. A grama do tipo batatais ou Mato Grosso é o contrário do tipo São Carlos, pois tem folhas bem finas.
De acordo com isso, algumas gramas disponíveis no mercado são a Grama São Carlos, que se adaptam tanto ao sol pleno quanto a locais de meia sombra e possuem resistência média a pisoteios. A grama São Carlos Plus, que difere da primeira pelo fato de ser altamente resistente as pisadas.
Em 1999, a NASA estimou que produzir um grama de anti-hidrogénio, uma forma de antimatéria, custaria cerca de 57,4 biliões de euros por grama – um valor confirmado em 2017 pelo físico Steven Farmer no seu livro “Strange Chemistry“.
Adapta-se bem a diferentes ambientes. Fácil de plantar, ela é resistente a secas, não requer muita água. E, como é uma grama que não cresce muito, não exige poda frequente.
Ao falar em grama resistente, não dá para não citar a São Carlos. Ela tem folhas largas e pequenas, o que facilita a poda e a manutenção, em geral. Em relação à proteção, resiste bem às doenças e ervas daninhas, além de se adaptar à meia sombra.
Esse tipo de grama tem a folha fina e, geralmente, extremamente resistente à seca e ao calor, mas não é tão resistente ao pisoteio, sendo indicada para locais com baixa circulação de pessoas. É sensível a baixas temperaturas, mas tem tolerância à salinidade, sendo bastante usada em regiões litorâneas.
A grama esmeralda também é eficaz no combate à erosão do solo e tem boa resistência ao pisoteio, o que é importante caso o seu jardim tenha áreas de passagem ou seja utilizado regularmente.
O ideal é optar por plantas mais resistentes, que tenham caules e folhas firmes. Sugestões: fênix, ráfis e cica (palmeiras), pleomele e buxinho (arbustos), tumbérgia (trepadeira).
A grama esmeralda é a grama que dá menos trabalho, já que seu crescimento lento exige pouca manutenção e frequência de podas. Não é à toa que a grama esmeralda é a grama mais utilizada no Brasil.
“A grama esmeralda (Zoysia japonica) e bermuda (Cynodon dactylon), por exemplo, permitem pisoteio, inclusive são utilizadas em campos de futebol. Mas elas necessitam de sol pleno não suportando sombra. Já a grama São Carlos (Axonopus compressus) permite pisoteio e adequa-se em áreas mais sombreadas.
Segundo o engenheiro agrônomo, a brachiaria brizantha é a mais recomendada visto que tem alta tolerância ao frio e às secas e é bem resistente às cigarrinhas-das-pastagens.
Comparação e diferenças. A grama esmeralda é resistente, porem quando submetida ao pisoteio intenso leva mais tempo que a grama bermudas para se regenerar. Fator importante que faz a grama bermudas levar vantagem já que a variedade bermudas se recupera rapidamente.
Dos tipos de grama, a coreana é esteticamente a mais bonita e suas folhas são muito macias. Por estes motivos esta grama é indicada para os jardins orientais ou aqueles de desenhos delicados, que incluam forrações e arranjos de plantas ou vasos.
Diferentes tipos de grama. A mais popular entre todas as gramas, a esmeralda (Zoysia japonica) suporta o pisoteio e pode ser utilizada em casas que tenham cachorro.
As variedades mais resistentes ao pisoteio são as da família das Bermudas (Cynodon Dactilon), onde se destacam a Bermudas Tifway 419 e a Bermudas Celebration. Esta última variedade apresenta a maior resistência ao pisoteio entre todas as gramas produzidas no Brasil.
Grama Santo Agostinho tem nome científico Stenotaphrum secundatum e é pertencente à família Poaceae. É um tipo de grama que deve ser cultivada a meia sombra ou sol pleno, em solos férteis, com adubações semestrais e regas regulares. Tem ciclo de vida perene (longo). É conhecida também como Grama-inglesa.
Além de possuir atributos como maciez e folhas pequenas, a grama esmeralda também é destaque por ser resistente ao pisoteio e pela capacidade de formar um extenso tapete devido à facilidade de entrelaçamento dos estolões, denominação dada aos caules rasteiros que crescem e dão origem a novas plantas.
A grama esmeralda é uma das mais utilizadas nos jardins brasileiros e é conhecida pelas folhas finas e estreitas. Ela é recomendada para regiões com clima mais quente, já que tem boa tolerância ao sol e à seca, além de não precisar de muita água para se desenvolver.