Quem é o anão mais velho do mundo? Em que ano foi lançado a Ranger? O indonésio Mbah Gotho, conhecido como o homem mais velho do mundo, comemorou seu aniversário de 146 anos, em uma pequena vila na província de Java Central, na Indonésia. Segundo seus documentos oficiais, ele nasceu no dia 31 de dezembro de 1870.
Qual o tempo de vida de um anão? Idade. Anões tornam-se maduros na mesma proporção que os humanos, mas são considerados jovens até atingirem a idade de 50 anos. Em média, eles vivem 350 anos.
Quantos anos tem o anão mais velho? Dona Aninha, 97 anos de idade e considerada a anã mais velha de Sergipe, morreu após se sentir mal em sua casa, em Itabaianinha.
A altura de pessoas com essa condição não ultrapassa os 1,45 metro, para homens, e 1,40 metro, para mulheres. No Brasil, o nanismo foi reconhecido como uma deficiência em 2004, por meio do Decreto 5.294/04. Com a norma, foram garantidos diversos direitos a essas pessoas para sua inclusão e acessibilidade.
Aos 52 anos, Peter Dinklage é o ator anão mais famoso e conceituado do mundo. Provavelmente, é a pessoa anã mais célebre do planeta inteiro. Muito por causa da sua participação determinante em “A Guerra dos Tronos”, uma das séries mais populares de sempre.
Itabaianinha é uma cidade do centro-sul do estado de Sergipe, que está localizada a cerca de 120 quilômetros da capital Aracaju. É reconhecida nacional e internacionalmente por contar com moradores anões, e por isso ser considerado a cidade na qual existe maior concentração de pessoas que medem menos de 1,40 metros.
Para o IBGE, “Até hoje não se sabe o número exato de pessoas com Nanismo que vivem no Brasil. Estima-se que seja 1 para cada 10 mil habitantes” afirma Pottes.
Estima-se que a incidência da acondroplasia seja de 1 a cada 25.000 crianças nascidas. Se apenas um dos pais for portador da condição, a probabilidade de o filho também nascer com acondroplasia é de 50%.
Este tipo de nanismo também pode estar associado à deficiência de outros hormônios. Sergipe é o estado brasileiro com maior concentração de anões em todo o país.
Apesar de um caso acabar anulando o outro, existe apenas uma única pessoa na humanidade que contraiu as duas condições durante sua vida. Se trata do austríaco Adam Rainer, que nasceu na cidade de Graz no ano de 1899. Aos 18 anos, não passava de 1,30 metros, crescendo apenas oito centímetros em um período de dois anos.
Segundo o médico, uma pessoa anã tem 50% de chance de passar o nanismo para os filhos. Segundo o especialista, bebês de pais com estatura normal nascem medindo entre 45 e 50 cm e de uma família com nanismo fica abaixo dos 40 cm.
Khagendra Thapa Magar mede apenas 56 centímetros de altura. Caso ele não cresça até seu aniversário, ele se tornará o menor homem do mundo em todos os tempos, segundo os recordes compilados pelo Guinness World Records.
O nanismo proporcional – ou hipofisário -, é causado por distúrbios metabólicos e hormonais; geralmente a produção do hormônio do crescimento ou a resistência do organismo a esse hormônio são os principais culpados. Nesse caso, todas as partes do corpo são menores que o normal, mas são proporcionais à estatura.
Itabaianinha é uma cidade com 40 mil habitantes, que fica no interior de Sergipe, próximo ao Vale do Rio Real, e é o segundo maior município da região. Conhecida há gerações como “a cidade dos anões”, ali nasce uma quantidade incomum de moradores que não crescem acima de 1,45 metros.
A pessoa com nanismo tem direito à aposentadoria? Sim. De acordo com os artigos 1º, 2º e 3º da Lei Complementar nº 142/2013, a pessoa com deficiência, se for segurada do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), tem direito à aposentadoria, de acordo com o tempo de contribuição e a idade do beneficiário.
Anão é um termo popular para descrever pessoas com baixa estatura. O nanismo é um termo que engloba várias doenças que cursam com baixa estatura. A acondroplasia é a forma mais comum de nanismo, mas não é a única. Existem outras doenças genéticas que causam baixa estatura acentuada.
Como se chama a pessoa que tem preconceito com anão?
Essa infantilização, é uma das diversas formas de manifestação do capacitismo, preconceito contra cidadãos com deficiência. Uma das mais comuns está na maneira como algumas pessoas se referem às com nanismo, como explica Vigui: “As pessoas usam muito a terminologia 'anão' para nomear pessoas com nanismo.
Admite-se que se pode chamar de nanismo quando o tamanho de um indivíduo tem uma estatura até 20% inferior à média dos mesmos indivíduos de sua espécie, à mesma idade. Na espécie humana, em termos de adultos, considera-se pessoa com Nanismo o homem que mede menos de 1,40 m, e a mulher com altura inferior a 1,35 m.
Ele nunca aprendeu!" Feliz (Happy no original) é um dos sete anões de Branca de Neve e os Sete Anões. Feliz é gordo e um ótimo companheiro. Tem uma personalidade espumante.
O nome dele podia ser Alegria. Guilherme Ribeiro dos Santos, o Tokinho, humorista de 29 anos que faz sucesso nas redes e é presença marcante na Farofa da Gkay, não conhece tempo ruim.