A partir dos 12 anos de idade, o ser humano entra na adolescência e se torna capaz de aprender qualquer coisa. Porém, antes dessa idade, as diversas fases da criança são as responsáveis pelo desenvolvimento de suas habilidades de acordo com o passar do tempo.
Antes da atualização, o ensino básico era obrigatório apenas a partir dos 6 anos. No entanto, desde 2013, todas as crianças que completam 4 anos até 31 de março do ano letivo vigente devem estar matriculadas na Educação Infantil.
"A partir dos 5 anos, a criança já pede para aprender certas coisas, que você tem de dar de forma mais sistematizada", afirma Maria Malta Campos, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e coordenadora dos parâmetros curriculares nacionais de educação infantil.
Estudos comprovam que o bebê começa a aprender ainda no útero da mãe. Por isso, é importante enfatizar que a aprendizagem tem início antes mesmo do nascimento e dar exemplos do que o bebê aprende nas diferentes fases da gestação (veja mais abaixo, em Ferramentas de comunicação e outras inspirações).
É a CLT que define a idade mínima de 14 anos para a contratação de pessoas na condição de aprendiz. Além disso, com base na já mencionada Lei do Aprendiz, os contratos de trabalho devem ter duração máxima de dois anos.
É obrigatório colocar a criança de 4 anos na escola?
O texto aprovado estabelece a matrícula obrigatória, no primeiro ano da pré-escola e no primeiro ano do ensino fundamental, das crianças que completarem, respectivamente, quatro e seis anos de idade até o dia 31 de março do correspondente ano.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo de alfabetização infantil deve se iniciar no 1ª ano do Fundamental, por volta dos 6 anos de idade.
E nesse período de alfabetização ou de pré- alfabetização, é fundamental garantir as condições perfeitas para que ela absorva todo novo conhecimento a ser adquirido.
Geralmente, se uma criança começa a ler, sem receber lições, antes dos cinco anos, isto é considerado leitura precoce e pode significar hiperlexia. Nem todas as crianças hiperléxicas têm igual capacidade de ler, algumas lêem aos dois anos outras só aos quatro.
7 anos. A criança de sete anos está no segundo ano do Ensino Fundamental I e, portanto, concluindo o seu processo de alfabetização. Nessa fase, é esperado que os pequenos já consigam compreender e escrever letras bastão e cursiva. Então, essa é uma boa hora para apresentar livros com textos maiores e mais complexos.
1 - Incompetência inconsciente. Esse é o estágio inicial, que acontece quando a pessoa não tem consciência da sua falta de conhecimento a respeito de determinado assunto. ...
A aprendizagem inicia-se desde o começo da vida. Muito antes de a criança entrar na escola, enquanto cresce e se desenvolve em todos os domínios (físico, cognitivo e socioemocional), ela aprende nos contextos de seus relacionamentos afetivos5.
A idade ideal para colocar o filho na escola é a partir de dois anos e meio a três anos. Essa é a idade na qual ele está pronto para interagir com outras crianças e iniciar a socialização. Entretanto, isso não significa que se você colocar o filho antes ou depois deste período na escola estará errado.
Os pré-escolares de 2 a 6 anos de idade constituem faixa populacional de grande importância, quer devido ao processo de maturação biológica por que passam, durante o qual a alimentação desempenha papel decisivo, quer pelo desenvolvimento sócio-psicomotor, para o qual contribuem fundamentalmente os meios familiar e ...
Segundo a Lei Federal nº 12.796/2013, as crianças devem ser matriculadas na escola, obrigatoriamente, a partir dos quatro anos de idade, pois a primeira etapa da educação básica faz com que elas desenvolvam aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais.
Uma resposta simples? A alfabetização deve ser iniciada aos 6 anos e estar completa até os 8 anos. Há literatura mostrando que o resultado acadêmico “médio” piora quando as crianças não estão alfabetizadas até os 8 anos.
O que estudos dizem? As pesquisas neurocientíficas apontam que aos 6 anos de idade a criança já pode ser incluída no processo sistemático de alfabetização. Importante ressaltar que esse processo é concluído lá pelos 7 anos e meio, 7 anos e 8 meses.
A criança já entra na fase da alfabetização, pensa mais antes de falar e começa a se localizar melhor no tempo. Além disso, costuma saber seu nome, idade e endereço. Com essa idade, a criança já pode ajudar em algumas tarefas domésticas mais simples e dar recados.
“O letramento exige um grau muito grande de amadurecimento neuromotor. Desse ponto de vista, a criança só estará pronta para ser alfabetizada por volta dos 6 anos”, afirma Eliana de Barros Santos, psicóloga e diretora pedagógica do Colégio Global e da Escola Globinho.
Atualmente, as crianças devem ser alfabetizadas até o terceiro ano do ensino fundamental. “Esse é o processo mais complexo: efetivamente passar a compreender que a escrita representa a fala”, explica a professora Zuleika de Felice Murrie, redatora de linguagens da BNCC.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada em 2017 e com previsão de implantação nas escolas até 2020, estabelece que as crianças já devem possuir habilidades relacionadas à leitura e escrita ao final do 2º ano fundamental, ou seja, 7 anos de idade.
A partir dos 18 meses, as crianças hiperléxicas já começam a demonstrar a capacidade para identificação de letras e números e, aproximadamente, a partir dos 3 anos são capazes de reconhecer o agrupamento de letras e formar palavras, mesmo que estas não façam sentido no contexto.
Nessa idade, os pequenos passam a gostar de conversar e fazer perguntas – muitas perguntas! Essa fase também é importante para o desenvolvimento emocional. Aos 4 anos, as crianças ainda têm dificuldade de separar a realidade da fantasia, porque sua imaginação ainda é muito aguçada.
Simplesmente não existe uma idade na qual as crianças devem estar lendo – apesar de haver um ideal brasileiro profundamente arraigado de que as crianças aprendem a ler no primeiro ano do ensino fundamental, por volta dos seis anos.