Os três pastorinhos eram Lúcia dos Santos, com dez anos na época das aparições, e os seus primos maternos Francisco Marto, com oito anos, e Jacinta Marto, com sete anos e ambos irmãos.
O Francisco faleceu antes de completar 11 anos, e a Jacinta antes de completar 10 anos, ambos vítimas de uma epidemia da gripe pneumônica que assolou Portugal naquela época, também conhecida como “gripe espanhola”.
Nascidos ambos em Aljustrel, com menos de dois anos de intervalo, morrem pouco tempo depois das Aparições, tal como Nossa Senhora lhes tinha anunciado: «a Jacinta e o Francisco levo-os em breve. Mas tu [Lúcia] ficas cá mais algum tempo» (13 de junho de 1917).
Vítima da pneumónica, adoeceu em Dezembro de 1918. Esteve internada no Hospital de Vila Nova de Ourém e por fim em Lisboa, no Hospital de D. Estefânia onde morreu às 22.30 horas do dia 20 de Fevereiro de 1920.
Em 1991, quando o Papa João Paulo II visitou Fátima, convidou a irmã Lúcia a deslocar-se ali e esteve reunido com ela doze minutos. Antes, já se tinha encontrado também em Fátima com o Papa Paulo VI. Lúcia morreu no dia 13 de Fevereiro de 2005, aos 97 anos, no Carmelo de Santa Teresa, freguesia da Sé Nova, em Coimbra.
FÁTIMA - A HISTÓRIA DAS APARIÇÕES DE NOSSA SENHORA AOS TRÊS PASTORINHOS
Em que ano morreu Nossa Senhora de Fátima?
Faleceu santamente no dia 4 de abril de 1919, na casa de seus pais. Muito sensível e contemplativo, dedicava-se à oração e à penitência. Os seus restos mortais ficaram sepultados no cemitério paroquial até ao dia 13 de março de 1952, data em que foram levados para a Basílica da Cova da Iria, lado nascente.
Um dos símbolos do comércio de rua da Lapa, Fátima Ribeiro da Silva, dona de uma barraca de bebidas que levava seu nome, morreu nesta quarta (28), aos 68 anos.
A Santíssima Virgem respondeu-lhe: “Sim. A Jacinta e o Francisco, levo-os em breve; mas tu ficas cá mais algum tempo. Jesus quer servir-se de ti para me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração.
A urna que contém os restos mortais da Irmã Lúcia já se encontra na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima, ao lado da Beata Jacinta Marto, no transepto lateral esquerdo. Participaram nas celebrações do dia 19 de Fevereiro de 2006 cerca de cem mil peregrinos de mais de dez países do mundo.
E assim, o terceiro Segredo termina com uma forte mensagem de esperança: nenhum sofrimento é vivido em vão se é acolhido na fé. É de todo o sofrimento e de todo o sangue derramado pela Igreja, no século XX, que brotarão as forças de um novo Cristianismo no século XXI.
Cova da Iria era originalmente o nome dado a um vasto terreno que pertencia à família de Lúcia dos Santos. Nesse local foi inicialmente construída a Capelinha das Aparições, onde a Virgem Maria terá aparecido aos três pastorinhos de Fátima em 1917.
Sodano anunciou que o Segredo fala de “um bispo vestido de branco” que, enquanto abria seu caminho entre os cadáveres de mártires, “cai ao solo, aparentemente morto, sob o tiro de uma arma de fogo.”. Cardeal Sodano então indicou que esta era uma previsão da tentativa de assassinato de João Paulo II em 1981.
Jacinta de Jesus Marto (Aljustrel, Fátima, 5 de março de 1910 — Anjos, Lisboa, 20 de fevereiro de 1920) foi um dos três pastorinhos que afirmou ter visto Nossa Senhora na Cova da Iria, em Fátima, entre 13 de maio e 13 de outubro de 1917. Retrato de Santa Jacinta de Jesus Marto, vidente de Nossa Senhora de Fátima.
Qual o verdadeiro nome de Nossa Senhora de Fátima?
Nossa Senhora de Fátima ou, formalmente, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma das invocações atribuídas à Virgem Maria e que teve a sua origem nas aparições recebidas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, em Fátima, Portugal. «Por fim, o Meu Imaculado Coração triunfará!»
Anjo de Portugal, também conhecido como Santo Anjo da Guarda de Portugal, Anjo Custódio de Portugal e Anjo da Paz, é uma das designações do anjo que protege a nação portuguesa.
Há exatos 104 anos, no dia 20 de maio de 1920, morria a menina portuguesa Jacinta Marto, uma das três crianças que presenciaram as aparições de Nossa Senhora de Fátima em 1917. Jacinta e seu irmão Francisco — que faleceu dez meses antes — morreram vitimados pela gripe espanhola.
23 de Dezembro de 1918 - Jacinta e Francisco adoecem, vítimas de pneumónica. 4 de Abril de 1919 - Morre na casa da sua família, em Aljustrel. É sepultado no cemitério de Fátima. 13 de Março de 1952 - Os seus restos mortais são trasladados para a Basílica de Fátima.
Em 1918, Jacinta, juntamente com o seu irmão, adoece sendo vítima da gripe espanhola. Em janeiro de 1920 é levada para Lisboa, para ser tratada no Hospital D. Estefânia. Na noite do dia 20 de fevereiro, às 22h30, sozinha ela morre.
Como foi a morte de Francisca em Escrito nas Estrelas?
O médico faz questão de dividir seu segredo, já que ela será a mãe de seu neto. Ele explica que a confissão foi feita por Francisca (Cássia Kiss) ao morrer, após cair acidentalmente da escada da mansão de Petrópolis.
No fim da trama, Maria de Fátima (Glória Pires) se casou com um príncipe italiano, em mais uma das tramoias idealizadas por seu amante César (Carlos Alberto Riccelli).
Para eles tudo mudaria no dia 13 de maio de 1917 quando a Virgem Maria apareceria a eles várias vezes em uma localidade chamada “Cova de Iria” em Portugal. Na época houve muita gente que duvidou dos relatos dos pequenos, que acabaram sendo caluniados e até perseguidos pela população descrente.
Porque Francisco não ouvia a voz de Nossa Senhora de Fátima?
Luciano Guerra observa sobre Francisco Marto, que a ele nunca lhe foi dado ouvir as palavras dos Anjos ou de Nossa Senhora e sobre esta particularidade das aparições comenta: «O zagalete das aparições de Fátima acreditava no que a prima dizia ter ouvido.
Onde e com que idade Ela morreu? Não se sabe ao certo o lugar, se Jerusalém ou Éfeso. Quanto a idade, a Tradição afirma que a Virgem Maria permaneceu um longo tempo na terra após a ascensão de seu Divino Filho, cerca de vinte e três anos.