Do ponto de vista biológico, o melhor momento para uma mulher ter filhos é entre os 18 e os 30 anos. Após os 30 anos, a capacidade reprodutiva começa lentamente a declinar, devido ao envelhecimento e à perda da reserva de óvulos, armazenados no ovário desde a vida intrauterina.
Considerando o declínio da reserva ovariana e da qualidade dos óvulos ao longo dos anos, é possível classificar um período ideal para a gravidez. Do ponto de vista biológico, recomenda-se que a gestação ocorra entre 20 e 30 anos de idade, quando a fertilidade feminina está no ápice.
Não existe uma idade certa para engravidar, mas é recomendado que as tentativas aconteçam antes dos 35 anos. Quando isso não é possível, ainda há chances de gravidez, ainda que sejam menores. Além disso, a medicina reprodutiva conta com recursos para auxiliar nesses casos.
A pesquisa aponta que o mais comum para os homens, ao longo da história, foi ter filhos aos 30,7 anos. Para as mulheres, é mais cedo: a maioria se tornava mãe aos 23,2 anos. Mas, segundo a pesquisa, a diferença de idade vem diminuindo nos últimos 5 mil anos: hoje as mães têm, em média, 26,4 anos.
Não existe uma "idade ideal" universal para a paternidade. Enquanto a juventude pode oferecer vantagens físicas, a maturidade traz estabilidade emocional e financeira. O momento certo para cada homem depende de uma combinação de fatores pessoais, profissionais e de saúde.
Existe idade ideal para a mulher engravidar? | Drauzio Comenta #90
Qual idade ideal pro homem ter filho?
Nos homens, o período ideal para fecundação dura um pouco mais. As boas taxas de fertilidade duram até os 35 anos e começam a cair após os 50. A partir dessa idade, os espermatozoides começam a perder a qualidade, se tornam mais lentos e tendem a nada com menor desenvoltura até o útero, dificultando a gravidez.
Diante da pergunta: “Qual a idade ideal para se casar?", 56.095 jovens, de 15 a 26 anos, em todo o Brasil se manifestaram. Para a maioria, o assunto não passa pela cabeça antes dos 25 anos. O levantamento ocorreu entre 4 e 15 de março de 2019. Para 62,68%, ou 35.163 pesquisados, o melhor é “entre 25 e 35 anos”.
De acordo com as condições fisiológicas do corpo os médicos recomendam a gravidez entre os 20 e 30 anos de idade, esse período é considerado o cenário em que a mulher apresenta maiores chances de engravidar. Conforme o tempo passa, diminui a produção dos óvulos e pode dificultar a gravidez.
No entanto, a taxa de fecundidade feminina entra em declínio após os 35 anos. Assim, os especialistas recomendam que a idade máxima para engravidar de maneira natural seja aos 35 anos. A partir dessa idade, o processo se torna mais difícil. Já com ajuda da medicina reprodutiva, o “prazo” é maior.
Qual a idade considerada de risco para engravidar?
“As pacientes que engravidam a partir dos 35 anos têm mais chances de apresentar essas condições. A partir dessa idade, as mulheres também têm mais probabilidades de já estar acometidas por doenças crônicas, como a hipertensão e diabete prévia à gestação.
O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.
Hoje, o Código Civil permite o casamento do homem e da mulher aos 16 anos, desde que autorizado pelos pais, enquanto não atingida a maioridade civil aos 18 anos, mas não há norma que estipule uma idade mínima para estabelecimento da união estável.
Muitos casais pensam que engravidarão rapidamente. Embora mais de um terço dos casais saudáveis engravide no primeiro mês de tentativas1, também é perfeitamente natural que demore até um ano para um casal com menos de 35 anos e com boa saúde engravidar. Quanto tempo demora?
A partir dos 19 até os 26 anos de idade, a fertilidade da mulher atinge o seu pico com as maiores chances para engravidar naturalmente, que chega a quase 30% se a relação sexual ocorrer sem proteção no período da ovulação.
Com apenas 12 anos, Tatiana teve o filho em junho, fruto de uma relação dela com o primo. A gravidez foi de risco e o bebê nasceu aos sete meses de gestação. Um exemplo das novas famílias, formadas por mães adolescentes aqui no estado da Bahia.
Assim, o melhor momento para conceber pode ser durante os meses de verão, quando o calor e a energia estão em alta, especialmente entre janeiro e fevereiro.
Do ponto de vista biológico, a idade ideal para engravidar é geralmente considerada entre 20 e 35 anos. Isso porque a fertilidade feminina começa a declinar a partir dos 30 anos e cai mais rapidamente a partir dos 35 anos.
A fertilidade do homem tem início, em média, aos 12 anos, que é a idade em que os órgãos sexuais masculinos estão maduros e capazes de produzir espermatozoides.
Do ponto de vista biológico, o melhor momento para uma mulher ter filhos é entre os 18 e os 30 anos. Após os 30 anos, a capacidade reprodutiva começa lentamente a declinar, devido ao envelhecimento e à perda da reserva de óvulos, armazenados no ovário desde a vida intrauterina.
Não existe um momento perfeito, mas sim um momento que é certo para você. Considere todos esses fatores, ouça seu coração e, se necessário, busque orientação de profissionais de saúde e terapeutas para tomar a melhor decisão para você e sua família. Lembre-se de que não há um "tempo ideal", mas sim o seu tempo certo.
O avançar da idade, também pode ocasionar problemas como pressão alta e diabetes, por exemplo, que podem atrapalhar e trazer riscos à gestação, inclusive dificultar o desenvolvimento saudável do bebê. Além disso, após os 30 anos, há mais riscos de bebês nascerem prematuros e com peso baixo.
Na faixa dos 50 anos, a probabilidade de existirem óvulos capazes de serem fecundados naturalmente é quase nula. Assista ao vídeo em que Dr. Ricardo falou mais sobre o assunto: A boa notícia é que, com os avanços na área da medicina reprodutiva, pode-se viabilizar uma gestação saudável até essa idade.
Verão. Como já dissemos, para a ciência, é a melhor estação para engravidar. O calor favorece a concepção. Além disso, as pessoas ficam mais extrovertidas e têm mais disposição para atividades físicas.
Os menores de 16 anos estão impedidos de se casarem, mesmo que tenham autorização dos pais ou representantes, antes era permitido pela lei, porém em 2019 tivemos esta alteração (Artigo 1.520 do CC). Interessante, não é mesmo? De onde vêm as informações do Jusbrasil?