Publicado pelo Departamento Nacional de Pesquisa Econômica, dos EUA, o estudo indica que pessoas na faixa etária entre 40 e 50 anos chegam ao pico do estresse no trabalho, se sentem mais sobrecarregadas no emprego e apresentam uma elevação das taxas de insônia, dores de cabeça, ansiedade e depressão.
Um terço (31,6%) da população mais jovem, de 18 a 24 anos, é ansiosa — os maiores índices de ansiedade, líder dentre todas as faixas etárias no Brasil. As prevalências são maiores no Centro-Oeste (32,2%) e entre as mulheres (34,2%). Além disso, 12,7% relatam já terem recebido diagnóstico médico para depressão.
Dessa maneira, de acordo com a análise de diversas instituições, é somente a partir dos 50 anos que o “U” atinge seu segundo pico de felicidade. Como indica Rosetti, isso ocorre porque é nessa idade que as pessoas costumam começar a desfrutar dos resultados de tudo o que fizeram nos últimos 30 anos de suas vidas.
A crise da meia idade é algo que pode afetar homens entre 40 a 60 anos de idade. Isso tem se tornado cada vez mais frequente e pode trazer uma série de problemas para a vida da pessoa, comprometendo até mesmo sua saúde.
Segundo o estudo, é nessa fase que chegamos ao pico do estresse no trabalho – onde nos sentimos mais sobrecarregados do que nunca. É também na meia-idade que queixas relacionadas à insônia e dores de cabeça são mais comuns, além de serem mais recorrentes distúrbios ansiosos e de humor, entre eles, a depressão.
INFLUÊNCIA DOS TRAUMAS INFANTIS NA VIDA ADULTA | ANA BEATRIZ
O que muda aos 50 anos de idade?
Além da aparência física, as alterações hormonais como a menopausa, rugas e flacidez na pele, diminuição da produção de colágeno, perda muscular e de densidade óssea e dificuldade de concentração são apenas algumas das mudanças que ocorrem no nosso organismo após os 50.
O que acontece com o homem quando chega aos 50 anos?
A diminuição da testosterona faz com que os níveis de estrogênio – hormônio feminino que, em níveis baixos, também é encontrado nos homens – prevaleça no organismo masculino, deixando o homem mais suscetível a sofrer um AVC, desenvolver problemas cardiovasculares ou formar coágulos na corrente sanguínea.
Quantos anos é considerado uma pessoa de meia-idade?
Toda pessoa com mais de 60 anos é um idoso, segundo definição da Organização Mundial da Saúde (OMS). A agência ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) ainda classifica o envelhecimento em quatro estágios: meia-idade, de 45 a 59 anos; idoso, de 60 a 74; ancião, de 75 a 90; e velhice extrema, acima de 90 anos.
“Jung fala que, dos 40 anos para frente, as pessoas entram em uma etapa que se chama metanoia: começam a ter um questionamento sobre aonde chegaram, e para aonde querem ir. Essa crise é muito positiva porque ela pode induzir a um repensar, a uma reflexão”, explica Beatriz.
O extenso banco de dados analisado — a partir de pesquisas internacionais que mediram o bem-estar de pessoas usando diferentes metodologias — mostrou que, em média, a idade mais infeliz das pessoas nos países desenvolvidos é em torno dos 47,2 anos, enquanto nos países em desenvolvimento é 48,2 anos.
Ainda de acordo com o estudo, que depois foi publicado na revista científica National Bureau of Economic Research, existem picos de felicidade na infância e durante a terceira idade. Por outro lado, a pesquisa indica que o auge da frustração acontece entre os 47 e os 48 anos.
A pesquisa mostrou que mulheres entre 27 e 30 anos são consideradas mais atraentes do que garotas com idade entre 18 e 19 anos. Os pesquisadores ouviram mais de 2.000 homens e mulheres britânicos e descobriram que a beleza está muito mais relacionada à personalidade do que à aparência.
Aos 14-16 anos surge a fase mais turbulenta. As guerras de palavras ameaçam tornar-se uma constante e muitas vezes os adultos sentem ter deixado de compreender as reações dos filhos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país com maior número de pessoas ansiosas. Cerca de 9,3% dos brasileiros já sentiram sintomas da síndrome. O país está à frente do Paraguai, Noruega e Nova Zelândia.
O homem geralmente sente esse pico aos 40 anos, porém esse período tanto pode anteceder quanto retardar cronologicamente. Por essa razão, fiz esse artigo, para ajudar o homem a refletir. É importante também, que ele saiba que não é o único a passar por isso.
De maneira geral, ao passar dos 40, a capacidade do coração bombear diminui, assim como a função do pulmão e do sistema imunológico. Há ainda a redução da massa muscular e óssea, diminuição da elasticidade dos vasos sanguíneos, e alterações hormonais, como a menopausa nas mulheres e a andropausa nos homens.
Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases: Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos, Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos. Juventude – dos 15 aos 24 anos.
Homens mais velhos são muito menos impulsivo. Geralmente eles são mais reservados e não demonstram tanto os sentimentos. Esses homens simplesmente não sentem a necessidade de provar o amor de vocês em público e, portanto, descarte as cobranças sobre isso.
Aos 20 anos: é nessa idade que, fisiologicamente, temos o primeiro processo de envelhecimento, com declínio da produção natural de antioxidantes. Aos 30 anos: o metabolismo do corpo começa a abrandar e isso afeta a bioenergia das células da pele, que alimenta a criação de colágeno e ativa processos de reparação.