O bovino do sexo masculino começa a produção de sêmen, a partir dos 24 meses de idade. A partir dos dois anos, é possível inserir esse animal na estação de monta. A cada estação, um único touro está apto a cobrir entre 25 e 30 vacas.
Enquanto nos Estados Unidos e países europeus o gado de corte já está pronto para o abate com menos de 2 anos de idade, no Brasil os animais são abatidos, em média, com 3,5 anos para atingir o peso exigido pelos frigoríficos [de 240 quilos (kg) a 330 kg].
A dentição é importante para determinar a idade do animal, embora seja um critério que varie conforme as raças bovinas. Zebuínos com quatro dentes, por exemplo, podem ter entre 30 e 36 meses. Os taurinos (raças europeias) com 4 dentes podem ter entre 24 e 30 meses.
Isso ocorre graças ao acesso à alimentação específica para que produzam mais carne e de melhor qualidade. Vale lembrar que o tempo total para atingir essa etapa é de cerca de 24 meses.
Ambos os nomes se referem ao macho da vaca, no entanto, o touro corresponde a um animal que ainda tem capacidade reprodutiva. Enquanto isso, o boi é aquele que já foi castrado. Ou seja, um boi já pode ter sido um touro, e um touro pode vir a se tornar um boi.
O bovino do sexo masculino começa a produção de sêmen, a partir dos 24 meses de idade. A partir dos dois anos, é possível inserir esse animal na estação de monta.
É possível descobrir a idade dos bovinos através da arcada dentária, analisando os tipos de dentes, tamanho, localizações, período de troca dos de leite em definitivos, desgastes naturais e perdas. A estimativa da idade por este método pode variar de acordo com a raça e a precocidade do animal.
Adulto (A): bovino macho castrado, e fêmea, com mais de 6 dentes incisivos da segunda dentição, com peso mínimo de 225 kg de carcaça para o macho e 180 kg para a fêmea.
Deve-se ter em mente que, ao passar a puberdade, a tendência do animal é ganhar peso na forma de gordura, ou seja, há uma piora na eficiência em ganhar peso. Assim, a idade ideal para colocar o animal no confinamento e vendê-lo, pensando na velocidade e eficiência de ganho de peso, seria de 24 a 30 meses.
Se estiver em cio, a vaca aceita a monta”, afirma o professor. O intervalo médio de repetição de cio é de 21 dias, podendo variar de 17 a 24 dias. A duração é de 10 a 18 horas.
A recomendação dos especialistas é utilizar 1 touro para 25 até 30 vacas. A relação pode ser alterada tanto para mais quanto para menos, desde que se tenha o exame andrológico atualizado do reprodutor.
“Isso pode – e essa informação tem alta confiabilidade – trazer problemas de fertilidade e anomalias porque nós não podemos acasalar animais de parentesco muito próximo. Nesse caso, o pai com as filhas”, justificou.
Um boi vive em média entre 18 e 22 anos. Essa variação depende muito das condições que o animal vive. Isso inclui: prevenção de doenças; forma como é tratado (bem-estar ou violenta); alimentação e nutrição de fácil acesso e boa qualidade; local onde vive.
Boi demora para ser produzido. A gente tem um boi que é abatido no Brasil, em média, com 34 a 36 meses de idade. Então, o processo de aumento produtivo, se ele está acontecendo hoje, ele vai ser sentido daqui dois três anos.
Cada troca de dente realizada também é chamada de “muda” de dente, então é comum usar o termo 2ª muda para um animal que fez a segunda troca de dentes temporários, por volta dos 2 anos de idade.
É um macho acima dos 24 meses. Por regra, o abate dos bois acontece até aos 36 meses, a partir dessa data, o rendimento da carcaça diminui, a carne começa a ficar menos macia.
A definição é: boi macho, já castrado, com idade de 15 a 24 meses. E o peso entre 300 e 450kg. O garrote ou novilho se enquadra na fase da recria, que é mais longa de toda a criação da pecuária bovina.
Para esses animais sugere-se uma razão de 1 touro para cada grupo de 45 a 50 vacas. Por outro lado, a relação diminui quando se trata de animais mais maduros ou de idade avançada, sendo recomendado alocar 1 para cada 20 a 25 vacas.
Quantos meses uma vaca demora para parir um bezerro?
A vaca leva nove meses para dar à luz um filhote, mas é considerado normal se o nascimento registrar atraso ou antecipação de cerca de dez dias. Porém, se o bezerro ainda não tiver nascido passada essa margem de tolerância, em relação ao período regular da gestação, é provável que haja algum problema na prenhez.