Dentro da publicidade, o diretor de arte é o responsável pelo conceito imagético das campanhas. Geralmente em dupla com um redator, é ele quem idealiza o conteúdo de uma ação publicitária e determina de que maneira as empresas serão visualmente representadas.
Dessa forma, a arte conquistou uma nova função: embelezar, enriquecer e orgulhar cada um dos pequenos Estados que surgiam, dando a cada um uma identidade própria.
A arte seria um fenômeno vinculado à natureza do humano. Já o publicitário cumpre o papel mercadológico, porém também social e cultural, de propagar e diferenciar os produtos e serviços do mercado e seus valores de marca, utilizando-se de artifícios artísticos, tal como o estético.
A arte pode sim interferir na propaganda, pois dela, os publicitários podem retirar idéias para suas propagandas, e ate mesmo, utilizar algumas dessas obras em suas propagandas, já que utilizando obras famosas e conhecidas, podem dar credibilidade e atenção a propaganda que a usa, então, alguns publicitários utilizam ...
Na publicidade, o profissional responsável pelo desenvolvimento dos layouts que são veiculados nos mais diversos tipos de mídias – offline (design gráfico) e online (design digital) – como outdoors, revistas, sites, jornais e mídias sociais, por exemplo, é chamado de Diretor de Arte.
Define-se como propaganda toda comunicação que tem por finalidade propagar uma ideia, uma crença ou um produto, sem que, necessariamente, haja um interesse comercial.
Propaganda é um modo específico sistemático de persuadir visando influenciar com fins ideológicos, políticos as emoções, atitudes, opiniões ou ações do público alvo.
A arte permite que os jovens expressem suas emoções e pensamentos de maneira criativa, o que promove o autoconhecimento e o desenvolvimento da identidade. Além disso, também encoraja a experimentação, incentiva a curiosidade e estimula a imaginação.
Através da realização de atividades artísticas ela desenvolve sentimento, auto estima, capacidade de representar o simbólico. A arte pode ir além de uma atividade prática e precisa ser compreendida como um processo que envolve sentimentos e emoções.
A arte visa proporcionar o processo de criação no indivíduo, levando-o a desenvolver sua criatividade e raciocínio, melhorar o seu potencial de pensamento e realização de atividades, de exposição e solução de problemas em situações sociais e cotidianas.
De início, é importante anotar que a propaganda, de forma geral, conceitua-se como um meio empregado a fim de convencer e influenciar pessoas na tomada de decisões e escolhas. O termo advém do latim propagare, que significa propagar, tornar público, difundir.
Veicular ideias, influenciar pessoas, dar destaque a um negócio e suas atividades, gerar o desejo de consumo e captar a atenção de determinado público-alvo: tudo isso é possível graças à propaganda.
Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período.
Dentro da publicidade, o diretor de arte é o responsável pelo conceito imagético das campanhas. Geralmente em dupla com um redator, é ele quem idealiza o conteúdo de uma ação publicitária e determina de que maneira as empresas serão visualmente representadas.
Propaganda é uma estratégia de persuasão para fins ideológicos, com o objetivo de promover alguma ideia, princípio, doutrina, causa ou prática. Para isso, ela apela para recursos psicológicos, que mexem com emoções, opiniões e sentimentos, e motiva a ação a partir deles.
Quais são as principais características da propaganda?
O anúncio publicitário se caracteriza e se estrutura baseado no conteúdo que deseja expressar, ou seja, a depender da mensagem decidida, elabora-se uma forma textual, com hibridismo de linguagem, capaz de chamar a atenção e convencer os consumidores a adquirirem o produto/serviço.
Resposta: A Arte existe para dizer o que é indizível, como diz Leonardo Da Vinci, pois é através da arte que expressamos nossos sentimentos. ... Já a publicidade está mesmo interessada em vender um produto e para isso, utiliza da linguagem da arte para dar o seu recado e emocionar o público.
Arte e marketing apelam para as emoções das pessoas. Isso é muito mais poderoso do que uma abordagem super racionalizada, guiada por grupos focais e comitês de gestão incessantes.
O diretor de arte se concentra em escolher os elementos visuais adequados, como cores, tipografia, imagens, ilustrações e outros recursos visuais, para transmitir a mensagem de forma eficaz. À medida que o projeto avança, o diretor de arte desempenha um papel de supervisão e orientação.