A contribuição das mulheres para a construção civil é fundamental para o crescimento das empresas do setor, principalmente em função de ser uma mão-de-obra qualificada e inovadora. A mulher vem conquistando cada vez mais espaço no desenvolvimento do país.
Ser mulher na construção civil pode ser desafiador e, muitas vezes, exige coragem, perseverança e resiliência. A construção civil é tradicionalmente dominada por homens e muitas vezes há preconceitos e estereótipos de gênero que podem dificultar a participação das mulheres.
Atualmente, as mulheres têm atuado nas mais diversas atividades da construção civil. São engenheiras e arquitetas, mas também pedreiras, serventes, carpinteiras, ajudantes de obras, técnicas em edificações e segurança do trabalho, entre outras funções.
As mulheres estão desempenhando um papel cada vez mais importante na engenharia, desconstruindo estereótipos e rompendo barreiras. Com habilidades técnicas e conhecimentos valiosos, elas estão contribuindo para avanços significativos no setor. No entanto, ainda há muito trabalho a ser feito.
Qual a importância do trabalhador da construção civil?
A importância do trabalhador na construção civil
Para que uma obra seja concluída dentro do tempo estipulado é necessário, primeiramente, a finalização de várias etapas menores. Sendo assim, é imprescindível ter uma sincronia no canteiro de obras para o andamento do projeto.
Qual a parte mais importante de uma construção civil?
A parte mais importante de uma construção, sem dúvida nenhuma, é o planejamento – mas qual planejamento? O planejamento do planejamento; e isso não é brincadeira.
A construção civil, por ser intensiva de mão de obra, muito pode contribuir para a geração de emprego e renda no País. Além de fortalecer a economia, o setor é também capaz de proporcionar desenvolvimento social.
A mulher é um ser humano de grande importância na sociedade, pois é responsável por inúmeras realizações, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Ela tem um papel fundamental na formação da família e na educação dos filhos, transmitindo valores e conhecimentos para as futuras gerações.
Ele consiste, em linhas gerais, em uma consciência coletiva expressada através de ações para fortalecer as mulheres e desenvolver a equidade de gênero, tendo como principal motivação a mudança de paradigma, enfatizando que a mulher pode o que ela quiser.
Apesar da herança histórica do sistema social patriarcalista, a mulher tem-se inserido cada vez mais como protagonista na sociedade atual, assumindo novos papéis, para além de dona de casa, mãe e esposa, ocupando postos no mercado de trabalho e cargos de liderança em escolas, universidades, empresas, cidades e, ...
Entre as principais causas dessa escassez na mão de obra no setor estão a falta de investimentos em capacitação profissional, a desvalorização dos trabalhadores da área e a falta de incentivos para que os jovens escolham uma carreira na construção civil.
Na construção civil, o engenheiro civil atua na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestruturas. Ele ainda é responsável por acompanhar o desenvolvimento de obras de edificações e infraestrutura, elabora orçamentos, realiza mensuração e controle de qualidade.
Qual é o perfil da mão de obra feminina no Brasil?
Em geral, são mulheres jovens, recrutadas no meio rural, sem experiência de trabalho industrial, socializadas numa tradição de rigorosa submissão à autoridade no seio da família, o que as torna dóceis à autoridade, sempre masculina, que encontram dentro das fábricas.
Em quais setores da economia a mão de obra feminina ainda é minoria?
Muito já foi conquistado em relação à posição da mulher no mercado de trabalho, o que inclui o setor de agronegócio. Mas ainda há um longo caminho a ser percorrido, afinal, a parcela feminina ainda é a minoria, principalmente na agropecuária.
Para se tornar um empreiteiro, é necessário ter formação em áreas como Engenharia Civil, Arquitetura ou Construção Civil. Essa formação é importante para que o profissional tenha conhecimento técnico sobre a construção, suas normas e regulamentações.
A celebração desse contexto e o reconhecimento de que o ideal ainda está longe deu origem ao International Women in Engineering Day, ou Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, celebrado mundialmente em 23 de junho.
Ser mulher é um olhar o mundo sob a ótica das características de um corpo biológico e social; que se faz corpo de mulher, e em mulheres, pelos registros das vivências sociais e culturais que imprimem e exprimem em nós traços da nossa personalidade, das nossas escolhas e atitudes.
Quais os principais impactos da presença feminina no mercado de trabalho?
A participação feminina no mercado de trabalho tem impacto econômico significativo, estimula o crescimento e reduz a pobreza. A participação global da mulher no mercado de trabalho cresceu vertiginosamente no último século. Houve a triplicação da proporção de mulheres trabalhando em países de rendimento elevado.
Em síntese, o machismo estrutural pode ser compreendido como a consolidação de pensamentos e atitudes machistas dentro de uma sociedade, que faz com que as instituições e o próprio Estado funcionem de forma machista.
"Ser mulher nos dias atuais é lutar para ter liberdade de escolhas, seu espaço e direito de voz, sem retaliação ou diminuição. É também ser pai e ser mãe, mas principalmente, ser batalhadora." Carla Alessandra da Silva, terceirizada, Reitoria. "Ser mulher é acolher, é amar e se doar.
Qual a diferença entre construção e construção civil?
Portanto, de maneira resumida, tudo o que for ampliação, reforma, construção e ampliação é categorizado como obra. Agora se for conserto, instalação, montagem, demolição e serviço técnico especializado, ou seja, serviços que exigem o acompanhamento de um engenheiro civil, trata-se dos serviços da construção civil.
A fundação da obra é o que confere estabilidade e segurança à edificação. Essa é sua maior importância. Basta um erro de cálculo para que a construção apresente problemas.
Qual a importância de um engenheiro civil na obra?
Ao realizar todos os cálculos antes da construção, o engenheiro garante a economia de materiais na obra, além da segurança. Por exemplo, o cálculo estrutural garante a economia de aço e concreto.