O que Debret veio fazer no Brasil?
Nele o pintor francês Jean-Baptiste Debret registra em desenhos e textos as transformações que o Brasil vivia no século XIX. Debret viveu 15 anos aqui, vindo com a missão artística francesa para participar da implantação da academia imperial de belas artes e registrar a vida da corte portuguesa na sua nova sede.Qual seria a intenção de Debret?
Debret foi um pintor francês neoclassicista que em suas obras, buscava retratar o cotidiano por meio e das estrutura da sociedade no Brasil no século XIX.Em que obra Debret representou o Brasil para o mundo?
Sua estadia nos trópicos foi tão profícua que resultou, anos mais tarde, no livro “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”, publicado em Paris, no ano de 1831.Quais foram os principais trabalhos realizados por Debret?
Obras
- Aclamação de D. ...
- Botica, 1823 Reprodução fotográfica Pedro Oswaldo Cruz. ...
- Caboclo, 1820 Reprodução fotográfica Pedro Oswaldo Cruz. ...
- Caffé (sic) Torrado, 1826 Reprodução Fotográfica Pedro Oswaldo Cruz. ...
- Cajá (sic)-Iri, 1818 Reprodução fotográfica Pedro Oswaldo Cruz.
[História da Arte] Jean-Baptiste Debret e sua Importância para a História Brasileira
Quem trouxe Debret para o Brasil?
Debret veio ao Brasil como pintor de história da chamada Missão Artística Francesa, acontecimento polêmico que resultou na fundação da Academia Imperial de Belas-Artes do Rio de Janeiro, em 1826.Qual foi o papel de Debret na arte brasileira?
Jean-Baptiste Debret (Paris, França 1768 – Idem 1848). Pintor, desenhista, gravador, professor. Integra a primeira expedição de artistas vindos ao Brasil. Com estilo neoclássico e variadas técnicas de pintura, produz um amplo registro das realidades natural, social e política do país no século XIX.Que significa Debret?
Nas aquarelas, Debret era o “espelho” do que observava: este é o Debret com princípios neoclássicos. Nos textos, ele jogava uma luz e interpretava o que via: este é o Debret com princípios românticos.O que representa a pintura de Debret?
Pintura do artista francês Jean-Baptiste Debret (1768 - 1848), retratando um escravo sendo castigado por seu capataz. A violência foi uma das formas usadas para controlar os escravos. Palavras-chave: relações de trabalho, poder, exploração do trabalho, escravo, violência, história da arte, pintura.Quantos anos Debret ficou no Brasil?
Ao longos dos 15 anos de residência no Rio de Janeiro como capital imperial, Debret fez mais de 800 trabalhos — entre os quais foram selecionados 152 para as pranchas litografadas do seu Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, livro publicado em Paris entre 1834 e 1839.Como Debret retrata a vida urbana no Brasil?
Debret: o artistaRegistrou em dezenas de aquarelas e em notas pormenorizadas o que conheceu no Brasil daqueles anos. Suas gravuras mostram cenas e paisagens urbanas e rurais do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Como Debret retratou os nativos brasileiros?
“Durante toda a obra ele [Debret] usa uma dupla linguagem, 'os índios selvagens' e 'civilizados', então há esse binarismo. Normalmente o indígena dito selvagem está colocado dentro da natureza, no interior brasileiro, enquanto o 'civilizado' é aquele que está vestido e que usa utensílios próprios da cultura europeia.”Como Debret descreve o carnaval?
O carnaval no Rio de JaneiroA cor varia do branco ao vermelho e do amarelo ao verde; o tamanho é o de uma laranja comum; vende-se por um vintém, e os menores a dez réis. Escrava vende limões-de-cheiro em seu tabuleiro. Cena de Carnaval, detalhe, Debret, 1823.
Quais os temas das obras de Debret?
Exímio artista, demonstrou em suas telas não somente o cotidiano do Brasil da época que englobava tanto a aristocracia, da população em geral e a vida dos escravos, como também acontecimentos históricos do período anterior à independência do país e nos anos seguintes.Como foi chamada a viagem de Jean Debret?
A queda de Napoleão, a restauração da monarquia, além da separação da mulher e a morte de seu único filho, possivelmente facilitaram sua decisão de juntar-se à chamada “missão artística francesa”, reunida com o objetivo de promover o ensino artístico no Brasil.Qual a importância de Debret para o Brasil?
Debret foi o responsável pela primeira exposição de arte em território brasileiro, quando expôs as obras de seus alunos da AIBA, em 1829. A segunda, seria em 1830, seguindo os mesmos moldes da anterior. Finalmente em 1831, alegando problemas de saúde, Debret retorna para a França.Onde estão as obras de Debret no Brasil?
Responsáveis pelo maior acervo de obras de Jean-Baptiste Debret (1768-1848) sobre o Brasil, os museus Castro Maya (Ibram/MinC), do Rio de Janeiro (RJ), têm exposta, desde o dia 6 de outubro, parte de sua coleção na Caixa Cultural de Brasília (DF).Quem foi Debret e Rugendas?
Debret e Rugendas foram artistas europeus que vieram à América do Sul na mesma época (início do século XIX) e retrataram muito do cotidiano e da vida dos brasileiros, colocando ênfase nos trabalhos em torno dos indígenas e escravos através de uma visão de estranhamento eurocêntrica.Quanto vale um quadro do Debret?
Rio, 30 (AE) - Uma aquarela de Jean-Baptiste Debret, artista raro em leilões brasileiros, e um "Vaso de Flores" (óleo sobre tela), de Guignard, avaliado entre R$ 500 mil e R$ 700 mil, são as estrelas do leilão que a Bolsa de Artes promove amanhã, a partir das 21 horas, no Copacabana Palace, no Rio.Por que é importante compreender as representações artísticas de rugendas e Debret dentro de seu contexto histórico?
As obras de Debret documentam diversos aspectos da sociedade brasileira no período determinado, abrangendo vida urbana, costumes, paisagens, flora e animais. Consequentemente, oferecem informações valiosas sobre as dimensões históricas e culturais do Brasil imperial.Quando Jean-Baptiste Debret chegou ao Brasil?
Debret foi professor de História e artista francês, que compôs a Missão Artística Francesa que chegou ao Brasil no ano de 1816 a convite de D. João VI veio para criar a Academia de Belas Artes.Qual a importância da missão francesa no Brasil?
A Missão Francesa representou, portanto, a profissionalização artística, formando uma geração de pintores e arquitetos. Além disso, deixou um acervo que registrou tipos humanos e cenas do cotidiano do Brasil colônia.Porque as obras de Eckhout, Debret e Rugendas são tão importantes?
Resposta verificada por especialistasAmbos eram integrantes da Missão Artística Francesa e foram enviados a pedido da coroa portuguesa, durante o século XVIII. As pinturas de Debret caracterizavam-se pela representação sensível da formação da nação brasileira capturando o cotidiano, cultura e costumes dos brasileiros.