Qual foi a contribuição de Emilia Ferreiro para a educação?
Ela procurou investigar não só os meios de como a criança aprende, mas o modo em que ela aprende. A partir de estudos acadêmicos realizados ao longo do curso de Pedagogia, surgiu a necessidade de pesquisar sobre as fases iniciais da alfabetização, bem como o processo pelo qual o indivíduo passa para ser alfabetizado.O que a teoria de Emilia Ferreiro defende?
Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.O que Emilia Ferreiro diz sobre a educação infantil?
Assim como Jean Piaget, Emília também acredita que as crianças possuem um papel ativo e essencial em seu aprendizado, construindo o próprio conhecimento. Ambos propõe que escolas não devem focar exatamente no conteúdo, mas sim no sujeito que o aprende.Qual o conceito de alfabetização para Emilia Ferreiro?
Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”. Goodman (1980 Apud Ferreiro & Palácio, 1987, p.Quem é Emilia Ferreiro? Qual a relação dela com a Educação?
Qual crítica é feita ao trabalho de Emilia Ferreiro?
Com base nesses pressupostos, Emilia Ferreiro critica a alfabetização tradicional, porque julga a prontidão das crianças para o aprendizado da leitura e da escrita por meio de avaliações de percepção (capacidade de discriminar sons e sinais, por exemplo) e de motricidade (coordenação, orientação espacial etc.).Como a teoria de Emilia Ferreiro sobre a escrita impactou o campo da educação?
Ela destaca que as crianças constroem hipóteses sobre a escrita desde cedo, revelando uma compreensão intrínseca da linguagem escrita. Além disso, suas teorias ressaltam a importância de considerar o contexto cultural e social das crianças.Qual foi a maior contribuição no processo de alfabetização de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?
Com Emília Ferreiro, Ana Teberosky foi autora do livro Psicogênese da língua escrita, obra que transformou a forma de compreender a alfabetização das crianças. Elas defenderam que a aquisição da escrita é um processo de construção baseado na forma como os estudantes pensam e entendem o universo letrado.Quais são as implicações da teoria de Emilia Ferreiro para o papel do educador no processo de alfabetização?
A teoria de Ferreiro tem implicações significativas para a prática pedagógica. Ela sugere que os professores devem: Reconhecer as hipóteses das crianças sobre a escrita como um ponto de partida válido para a aprendizagem. Proporcionar um ambiente rico em textos que permita às crianças testar e refinar suas hipóteses.Qual é a abordagem de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?
Ana Teberosky foi parceira de pesquisa de Emilia Ferreiro, e as psicólogas realizaram o estudo “Psicogênese da língua escrita”, na qual buscaram compreender os procedimentos mentais pelos quais as crianças passam tentando compreender as regras de produção escrita.Qual o conceito de alfabetização?
Entendemos por alfabetização a ação de ler e escrever, já o letramento é a utilização desta tecnologia em práticas sociais de leitura e de escrita. Segundo Soares (2003), não adianta aprender uma técnica e não saber usá-la.Quais foram as principais contribuições de Emilia Ferreiro sobre a Psicogênese da Língua Escrita?
As maiores contribuições de Ferreiro são as leituras de pensamento desse sujeito. Para ele, se escreve com letras; mas nem sempre o que está escrito pode ser lido, o desenho que está ali é exatamente o que está escrito (P2).Quem criou o método de alfabetização?
Ao elaborar um método pedagógico, Freire revolucionou o ensino no país e, desde então, o “Método Paulo Freire” se tornou referência para o desenvolvimento educacional. O método de alfabetização criado por Paulo Freire é dividido em três etapas: investigação, tematização e problematização.O que a teoria de Emilia Ferreiro defende?
Nele Ferreiro demonstra que existe uma nova maneira de ensinar a criança a ler e escrever, tendo em vista que o processo de aprendizagem da leitura e da escrita inicia-se muito antes do que a escola imagina, pois não é apenas através da utilização de recursos didáticos que a criança pode adquirir conhecimento ...Qual o nome da teoria de Emilia Ferreiro?
Conforme a teoria da psicogênese da escrita, elaborada por Ferreiro e Teberosky, os aprendizes passam por quatro períodos nos quais têm diferentes hipóteses ou explicações para como a escrita alfabética funciona: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.Quais são as fases da escrita segundo Emilia Ferreiro?
De acordo com Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança passa por um processo de aquisição de escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.Quais são as principais ideias de Emilia Ferreiro?
Emília destaca a preocupação dos educadores alfabetizadores para a busca do melhor ou do mais eficaz dos métodos, levando a uma polêmica entre dois os tipos fundamentais: método sintético e método analítico. O método sintético preserva a correspondência entre o oral e o escrito, entre som e a grafia.Qual crítica é feita ao trabalho de Emilia Ferreiro?
A esses e essas é que Ferreiro se dedicou de maneira especial. Seu trabalho superou em muitos aspectos o esco- lanovismo e assumiu um caráter crítico, tornou-se uma proposta crítica de educação.Qual é a teoria construtivista proposta por Emilia Ferreiro?
No princípio, o nome construtivismo se aplicava só à teoria de Emilia Ferreiro. Essa teoria priorizou aos educadores a base científica para a formulação de novas propostas pedagógicas de alfabetização sob o prisma da lógica infantil. Em síntese, as crianças não aprendem do jeito que são ensinadas.Qual a principal contribuição trazida por Emilia Ferreiro para a alfabetização?
As pesquisas de Emilia, em parceria com Ana Teberosky, apontaram que as crianças passam por fases (pré-silábica, silábica, silábico-alfabética, alfabética) nas quais desenvolvem algumas hipóteses sobre como a língua escrita funciona.O que diz Emilia Ferreiro sobre alfabetização?
Frases de Emilia Ferreiro“A escrita é importante na escola porque é importante fora dela e não o contrário.” “Uma vez que a língua escrita não está distribuída democraticamente entre a população, o acesso à informação ligada à língua escrita também não é acessível de maneira equitativa.”
Quais são as três fases da alfabetização?
Quais são as fases da alfabetização?
- Pré-silábico. Quando a criança está no nível pré-silábico, ela expressa conhecer a função da escrita, identificando-a como representação dos sons da fala, mas ainda não conhece suas convenções. ...
- Silábico. ...
- Silábico-alfabético. ...
- Alfabético. ...
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