Servir nos chamados pode ajudá-lo a ganhar novo conhecimento, novas habilidades e novos amigos. Os líderes da Igreja lhe darão orientação, direção e apoio para ajudá-lo a desfrutar seu chamado e cumpri-lo de modo bem-sucedido. Ao orar por ajuda, o Espírito Santo lhe dará inspiração, direção e consolo. (Efésios 2:19).
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós.” “Sedes uns para com os outros benignos [e] misericordiosos.” “Porém o maior dentre vós será vosso servo.”
Ao servir, aumentamos nossa capacidade de amar e nos tornamos menos egoístas. Ao pensar nos problemas alheios, nossos problemas parecem menos graves. Precisamos servir para alcançar a vida eterna. Deus disse que aqueles que vivem com Ele devem amar e servir Seus filhos (ver Mateus 25:34–40).
Servir ao Senhor é demonstrado pela maneira como vivemos os mandamentos que recebemos de Deus; pelo trabalho que fazemos para ajudar a estabelecer o reino de Deus na Terra; e pela forma como agimos para com o nosso próximo.
Servir a Deus é garantir que todos possam ser respeitados em suas necessidades básicas por meio do seu próprio trabalho. Servir ao dinheiro é considerar a especulação e a exploração como mais importantes do que as pessoas.
Servir, não tanto como um escravo, que é obrigado a fazer o seu trabalho, mas como uma pessoa livre que oferece generosamente suas habilidades e suas forças, que se doa para fazer algo, não em favor de um grupo, de uma parte, mas de todos aqueles que precisam de sua ajuda, sem exceções e sem preconceitos.
Outro benefício é que crescemos quando servimos às pessoas: amadurecemos e experimentamos do Seu poder e da Sua graça de forma individual, servindo com o coração motivado pelo Senhor. Quando servimos juntos, crescemos, somos forjados, lapidados, desenvolvendo a importância do nosso papel na obra.
Romanos 12:7-8 Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)
Se é o dom de servir, então devemos servir; se é o de ensinar, então ensinemos; se é o dom de animar os outros, então animemos. Quem reparte com os outros o que tem, que faça isso com generosidade. Quem tem autoridade, que use a sua autoridade com todo o cuidado.
O custo de servir (Cost to Serve – CTS) é uma metodologia que permite calcular o custo total de atender um cliente, desde o momento em que um pedido é colocado até o momento em que o produto é entregue. O CTS fornece insights sobre a lucratividade no nível de cliente, produto e/ou canal.
Quem escolhe servir, recebe o papel principal. É ativo. É co-participante da construção de sua história. Quem escolhe ser servido fica à disposição do outro.
Servir nos chamados pode ajudá-lo a ganhar novo conhecimento, novas habilidades e novos amigos. Os líderes da Igreja lhe darão orientação, direção e apoio para ajudá-lo a desfrutar seu chamado e cumpri-lo de modo bem-sucedido. Ao orar por ajuda, o Espírito Santo lhe dará inspiração, direção e consolo. (Efésios 2:19).
O dom de servir-amar é a grande novidade do Reino de Deus, anunciado por Jesus. É a coroação do discipulado missionário. São dois textos: Jo 13,1-17 e Jo 21,15-19. Servir-amar é uma dinâmica própria do Reino de Deus: seu princípio e fundamento.
Marcos 10:43-45 ARA. Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
Servir a Deus também implica em seguir o que Ele manda. Em João 14:21 (ARA), Jesus deixa claro: “aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.”
Servir é pensar em como eu posso ser melhor para o outro hoje. É saber que a relação entre as pessoas vai muito além do dinheiro, muito além da obrigação. Isso deixa marcas e um sentimento mútuo de gratidão, tanto para quem serve, quanto para quem é servido. Essa é a maior recompensa.
Por isso, vale a pena servir a Deus! Vale a pena porque ele nos serviu primeiro e nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, diz Paulo (Cl 1.13). Porque Ele mesmo, com seu ES, nos capacita, motiva e move a servi-lo com alegria, e porque ele diz: LER v.
Aprendemos com Jesus que o ser deve preceder sempre o servir. É notável no Evangelhos, que antes de fazer o bem a todos, Jesus movia-se antes de íntima compaixão. Seu serviço era motivado pela maior das virtudes – o amor (1 Co 13:1-8). Serviço e humildade, normalmente não andam juntos no cotidiano de muitos.
“O filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos.” (Marcos 10,45) Quaresma, tempo favorável de reflexão e oração sobre o mistério da Paixão, morte e Ressurreição de Jesus.
5 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. 6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. 7 Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. 8 Isso será saúde para o teu umbigo, e medula para os teus ossos.