O registro da marca protege os interesses da empresa. A marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa. Quando bem cuidada, pode gerar lucros constantes por meio de exploração direta ou indireta, pois é o principal elo entre o negócio e o cliente.
Registro de marca é, basicamente, um título concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). De acordo com a Lei 9.279/96 ou Lei da Propriedade Industrial, esse registro assegura que a empresa titular tenha o direito exclusivo de uso da marca em todo o território nacional, além de mais de 130 países.
Qual a importância de registrar um sinal como marca?
Sem o registro da marca, o investimento realizado na adoção de uma marca no mercado pode ser em vão, já que as empresas concorrentes podem usar sinal idêntico ou semelhante para identificar os mesmos produtos ou serviços.
A marca é o DNA de uma empresa e é o que conecta o cliente ao produto. Por isso, ela precisa demonstrar a capacidade do negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e melhor experiência a quem escolhe o seu empreendimento e os produtos.
O registro de marca é um título que assegura o direito de propriedade e uso exclusivo da marca em todo o território nacional. Sua concessão se dá mediante pedido depositado junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
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Qual o objetivo do registro de marcas?
O registro da marca protege os interesses da empresa. A marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa. Quando bem cuidada, pode gerar lucros constantes por meio de exploração direta ou indireta, pois é o principal elo entre o negócio e o cliente.
O registro de marca pode não ser obrigatório, mas é certamente uma decisão estratégica. Proteger a propriedade intelectual do seu negócio não é apenas uma questão de lei, mas sim uma escolha que reflete o compromisso e a visão de futuro do empreendedor.
O que é propósito de marca? Considerado o “motivo” pelo qual uma empresa existe, vai além dos objetivos comerciais e até mesmo das declarações de missão, visão e valores. Assim, se concentra na essência da marca, no “porque” ela foi fundada e o que deseja proporcionar ao mundo por meio de seus produtos ou serviços.
Ter uma marca aumenta as chances de você fidelizar seus consumidores. As chances de alguém comprar um produto que já conhece são muito maiores do que comprar um novo. Faz parte da lei do menor esforço. Além disso, as pessoas estão dispostas a permanecerem leais à uma marca durante anos.
Marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa.
Patente é a proteção de uma invenção que garante a exclusividade por determinado tempo a quem a criou, independente se for uma empresa, pessoa física ou universidade. A patente protege o inventor, garantindo a ele o uso exclusivo da invenção, para que possa ser mantida, vendida ou licenciada.
Os registros permitem compartilhar com a rede as necessidades identificadas e criar fluxos para tratar as demandas, possibilitam a construção de processo histórico para análise de impacto e resultados, além de subsidiar ações de monitoramento, avaliação e ajustes das intervenções.
Uma marca registrada ou marca registada ou marca registrada comercial (respectivamente, símbolos ® ou MR ou TR) é qualquer nome ou símbolo utilizado para identificar uma empresa, um produto (bem de consumo), serviço ou comércio.
Este é um serviço do(a) Instituto Nacional da Propriedade Industrial . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo. O registro tem validade por 10 anos renováveis sucessivamente (Códigos 374 e 375).
A proteção conferida pelo registro assegura ao titular da marca ou ao depositante o direito de: - ceder seu registro ou pedido de registro; II - licenciar seu uso e; III - zelar pela sua integridade material ou reputação.
Ao contrário do que se imagina, o registro de uma marca é relativamente acessível: R$ 355 para registrar no INPI, mais o pagamento de taxas que variam de R$ 298,00 a R$ 745,00. No Brasil, o órgão responsável pelo registro de marcas é o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Ela transmite os valores empresariais e fornece uma identidade ao negócio. Mais que mostrar ao público-alvo que determinado produto ou serviço possui a capacidade de satisfazer suas necessidades e desejos, a marca é responsável pela identificação do cliente com o que ela representa e também com o que ela entrega.
O valor de marca pode ser determinado a partir de vários pontos: os resultados financeiros de um produto com respeito aos seus preços; o valor de uma marca ao introduzir novos produtos; o valor de marca baseado nos pensamentos, sensações e hábitos dos clientes com respeito ao empreendimento.
A missão se refere à atividade da empresa, o motivo pelo qual o seu negócio existe. Em outras palavras, a missão é a razão pela qual você arregaçou as mangas para tirar a sua marca do papel. A missão aponta a solução que você deseja oferecer aos seus clientes. O seu propósito!
O que é marca é porque devemos registrar nossa empresa?
Conceitualmente, marca é um sinal distintivo cuja função principal é identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins. Por conta de sua função, a marca torna-se parte da identidade de um negócio, pois é seu elemento de destaque.
Os valores de uma marca são atributos e princípios orientadores que articulam tudo que a empresa faz. Eles estarão presentes desde a forma como seus colaboradores trabalham, até o processo de venda e na construção da relação com os seus clientes.
O que pode acontecer se eu não registrar minha marca?
Um dos maiores riscos de não ter sua marca registrada é a sua empresa usar uma marca que já está registrada por terceiros. O uso não autorizado de uma marca pode levar a diversos procesos judiciais, tendo como consequência o pagamento de altas indenizações e a necessidade de mudar o nome da sua empresa.
O que pode acontecer se você não registrar sua marca?
Perda de investimentos, credibilidade e riscos de processos judiciais estão entre os principais para quem não tem registro de marca. Todas as empresas possuem algum tipo de marca e, no que diz respeito a isso, não se trata apenas do nome da companhia.
O registro de marca garante o uso exclusivo dentro do seu ramo de atuação, em todo o território nacional. É a única forma de protegê-la contra cópias, ou uso indevido.