Sua função principal é a de divulgar uma informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético. Além da sua importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de caráter político ou artístico.
Eles conseguem transmitir mensagens de forma rápida, simples e visual. Os cartazes podem ser usados para diversas finalidades, como: Divulgar informações: Para comunicar uma nova política da empresa, eventos corporativos e anunciar conquistas.
Os cartazes são colocados em locais por onde passam muitas pessoas, para que sejam vistos, pois trata-se de um gênero textual do tipo informativo. Eles objetivam, também, instruir, persuadir e informar. Além disso, servem para divulgar, conscientizar e/ou sensibilizar o leitor.
Cartazes são registros que têm a função social de noticiar e divulgar acontecimentos, num híbrido de estética e publicidade. Mas a divulgação pura e simples não é a única função do cartaz.
Como já dito, o cartaz tem a capacidade de engajar as pessoas por meio de um conteúdo relevante e, com isso, estabelecer uma boa relação dentro da loja. Isso acontece, pois, se há um layout simpático e que faz com que o cliente se sinta bem e especial, provavelmente, a loja iniciará um diálogo agradável com ele.
A IMPORTÂNCIA DAS CERIMÔNIAS - Prof. Lúcia Helena Galvão de Nova Acrópole
Qual a importância de cartazes?
Sua função principal é a de divulgar uma informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético. Além da sua importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de caráter político ou artístico.
O cartaz é um gênero textual marcado especialmente pela função informativa, bem como pela função apelativa. Existe uma série de gêneros textuais utilizados para transmitir mensagens; dentre os diversos existentes, o cartaz é um dos mais comuns, pois é frequente nos depararmos com eles diariamente.
O Papel Cartaz ou Cartão é um papel resistente que possui cor em um de seus lados sendo ideal para diversos usos dentre eles desenhos recortes ou pinturas em trabalhos escolares profissionais ou artesanato.
Sua ocorrência se dá de forma diversificada, seja nas ruas ou em instituições específicas, cuja finalidade pauta-se pela informação e persuasão, no objetivo de convencer, conscientizar ou sensibilizar as pessoas acerca de um determinado assunto.
O cartaz é uma folha de papel impressa que possui a função de transmitir uma mensagem para as pessoas no local em que ele foi aplicado. Além disso, o cartaz é chamativo, mas não exagerado. Tudo vai depender do layout, que busca captar a atenção do público.
Qual a principal finalidade dos cartazes como gênero textual?
O cartaz é gênero textual produzido de forma clara e objetiva, para facilitar a compreensão no momento da leitura. Entre as suas características, está: divulgar alguém, algum evento ou alguma coisa. Para melhor compreender sobre a estrutura e a função dos cartazes, vale a pena relembrar o que são os gêneros textuais.
Por que os cartazes são considerados um bom meio de divulgação?
Os cartazes promocionais transmitem informações de modo visual, o que está diretamente ligado ao fato de que eles também servem como uma maneira de agregar valor estético às ações publicitárias. Ou seja, ajudam a fixar a identidade visual do negócio na mentalidade do consumidor.
O cartaz precisa ter uma boa imagem, que sintetize a comunicação e ao mesmo tempo, não passe desapercebido do público alvo. Não é funcional carregar o cartaz de textos e linhas. O conteúdo escrito é necessário, porém, deve ser sucinto e objetivo, indo direto ao ponto e não deve chamar mais a atenção do que a imagem.
Estabelecer a comunicação entre o emissor/receptor, informando-o acerca de um determinado evento, bem como o instruindo sobre a localização de certos ambientes relacionados a quaisquer acontecimentos sociais, dentre outros.
O cartaz oferece três espaços importantes para serem trabalhados: o slogan, a imagem e o texto. Por isso, na hora de desenvolver o layout é preciso pensar estrategicamente como eles serão usados e onde cada elemento entrará.