A aliança de casamento simboliza a união e o compromisso firmado entre duas pessoas. É a representação do elo entre o material e o espiritual, entre o corpóreo e o sentimental.
No contexto do casamento, as alianças celebram um acordo de cumplicidade, amor e fidelidade. Dessa maneira, esse simples objeto ganha um significado muito simbólico: representa um elo material entre duas pessoas emocionamente envolvidas, as quais compartilham sonhos, alegrias e até mesmo os percalços da vida cotidiana.
As alianças fazem parte de nossas vidas há décadas. Seja em namoros, noivados, casamentos, elas são usadas para marcar momentos especiais e simbolizam a união entre pessoas que se amam.
As Escrituras indicam o casamento como uma aliança: “sendo ela (a esposa) a tua companheira e a esposa de tua aliança” (Malaquias 2,14). “Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu” (Mateus 19,6).
Quando Jesus celebrou pela primeira vez a Santa Ceia, ele disse: “Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue derramado em favor de vocês” (Lc 22.20).
21 A morte e a vida estão no poder da língua, e aquele que a ama comerá do seu fruto. 22 O que encontra uma esposa encontra o bem, e alcança a benevolência do Senhor. 23 O pobre fala com rogos, mas o rico responde com dureza. 24 O homem que tem amigos deve agir amigavelmente, e há amigo mais chegado do que um irmão.
No contexto das relações internacionais, uma aliança é compreendida como um compromisso entre dois ou mais Estados que concordam em colaborar em questões de segurança mútua.
Muitas vezes, Abraão, o pai da fé, perdeu sua fé em Deus e tentou agir com as próprias forças. Assim a aliança foi quebrada inúmeras vezes por ele. Mas, quem pagou o preço dessa aliança fragmentada novamente não foi Abraão, foi Deus. Cristo morreu por nós para refazer essa aliança entre Deus e seus filhos.
A aliança tem um formato circular, redondo, que simboliza a eternidade, o infinito, porque o círculo não tem princípio nem fim, “é para sempre” ou “até que a morte os separe” no mundo mortal. Porque alianças são feitas em ouro?
Aliança Espiritual revela as características do novo tipo de relacionamento que pode existir entre quaisquer indivíduos que se juntem, de livre vontade e num plano de igualdade, com o fim de cultivar o desenvolvimento espiritual.
Sendo assim, o polegar significava os pais, o indicador os irmãos e amigos, o dedo médio simbolizava a própria pessoa, o mindinho os seus filhos e o anelar simboliza o parceiro (esposa ou esposo).
As alianças tornaram-se símbolo do compromisso e união entre os casais cristãos. Um outro significado interessante para a escolha do dedo anelar remonta aos chineses. Segundo eles, cada dedo da mão representa algo.
O número 3 está relacionado à liberdade de expressão e alto astral. Pessoas que escolhem alianças com três pedras buscam sempre surpreender, de forma muito positiva, quem é especial na vida delas. Se você gosta de viver altas aventuras ao lado da pessoa amada, a escolha ideal são alianças com três pedras.
Os primeiros registros do uso de alianças matrimoniais remontam à Antiguidade, mais precisamente em torno de 3.500 a.C. Tanto os egípcios quanto os hindus usavam anéis que identificavam o vínculo, o elo, a aliança entre duas pessoas. Isso pode ser constatado através de fósseis e escrituras arqueológicas.
Como em todo pacto, a aliança acontece por meio de uma entrega mútua, de um acordo de ambas as partes. Deus nos escolhe como seus filhos e promete abençoar nossas vidas em toda plenitude. Em troca, cabe a nós acolher esse chamado e sermos fiéis a Ele, seguindo os passos de Jesus e de nossa Boa Mãe.
Aliança (em hebraico: berith; em grego, segundo a versão septuaginta, diatheke), no sentido bíblico, refere-se ao pacto entre Deus e os homens. Refere-se à decisão de Deus de salvar a humanidade por meio de sua graça. Assim, segundo o cristianismo, Jesus encarna, morre e ressuscita para salvar os homens.
São eles: a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça ou negligência (acédia). 1867. A tradição catequética lembra também a existência de «pecados que bradam ao céu».
Significado da aliança de casamento: É o símbolo de amor e devoção, da concordância de um casal em amar e respeitar um ao outro. Sendo assim, sua forma circular representa que não tem começo nem fim, é constante como o amor deve ser.
Princípio da aliança. Somos seres sociais e dependemos uns dos outros para conviver de maneira harmoniosa. Por isso, em nosso dia a dia, está sempre presente nossos relacionamentos: família, casamentos, círculos de amizade, escola, trabalho e até mesmo com nossos vizinhos.
A maior diferença, para cristãos e pagãos, parece estar no fato de que “aliança” refere-se a um acordo contínuo e duradouro ao longo do tempo e “pacto” parece evocar a ideia de um contrato pontual, sem uma adesão plena de sentimentos, interesses e vontades; trazendo a ideia de uma simples transação comercial ou ...
14 Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, e não os impeçais de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus. 15 E tendo-lhes imposto as mãos, partiu dali. 16 E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
17 O amigo ama em todo o tempo, e para a angústia nasce o irmão. 18 O homem falto de entendimento dá a mão, ficando por fiador diante do seu próximo. 19 O que ama a contenda ama a transgressão; o que alça a sua porta busca a ruína.
24 Portanto, deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. 25 E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher, e não se envergonhavam.