Utilidade do mol O mol é utilizado para simplificar representações de proporções químicas. A uma dada massa (por exemplo, 1,0 g) de cada uma das diferentes substâncias sempre estão associados números distintos e extremamente grandes das entidades que compõem essas substâncias.
A unidade de mol se refere ao número de moléculas, íons e átomos, segundo os químicos. E é usado para calcular a quantidade de matéria. A definição de mol é feita como sendo a quantidade de matéria de um sistema que possuem tantas entidades elementares, assim quanto átomos presente em 0,012 kg de carbono 12.
Mol é uma unidade de medida - muito usada na Química - que indica quantidade de matéria. Assim, podemos usar mol como uma maneira de agrupar quantidades, tal como fazemos no nosso cotidiano com palavra dúzia.
O que é mol? Trata-se de uma unidade de medida utilizada para expressar massa, volume, número de átomos ou moléculas de diferentes matérias microscópicas. Mol é uma unidade de medida utilizada para expressar a quantidade de matéria microscópica, como átomos e moléculas.
O conceito de mol é o seguinte: “Mol é a quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quantos são os átomos contidos em 0,012 kg (12 g) de carbono-12.”
A definição geral de número de mol refere-se à quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares (átomos, prótons, nêutrons, elétrons) quantas as contidas em 12 g do isótopo do carbono-12. Por essa razão, o número de mol tem uma relação direta com a constante de Avogadro (6,02.1023 entidades).
Se você precisa se referir a 6,02 x 10²³ moléculas, você pode dizer simplesmente 1 mol de moléculas. Se disserem a você que uma amostra contém meio mol de moléculas, você entenderá que existem 3,01 x 10²³ moléculas (6,02 x 10²³ dividido por dois).
A seguir listamos as massas molares, aproximadas, de alguns compostos para que fique mais claro: Gás oxigênio (O2): 32 g/mol. Água (H2O): 18 g/mol. Cloreto de sódio (NaCl): 58,5 g/mol.
O número de entidades elementares contidas em 1 mol correspondem à constante de Avogadro, cujo valor é 6,02 x 1023 mol-1. Esta comparação foi estipulada porque 1 mol coincide com o número de Avogadro. Sendo assim ficou definido que 1 mol de átomos é igual a 6,02 x 1023 , e 1 mol contém 12 gramas (equivalente ao 12C).
Assim, quando consideramos as Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), em que a pressão é igual a 1 atm e a temperatura é de 273 K (0ºC), temos que o volume ocupado por 1 mol de qualquer gás sempre será de 22,4 L.
A molaridade ou concentração molar é uma unidade de concentração que expressa a quantidade de substância, em mol, pelo volume da solução. Calcular a molaridade é de extrema importância na rotina do trabalho do químico.
O mol elevado a -1 significa que determinada substância ou solução apresenta certa quantidade em gramas por cada mol. Significa divido por 1 mol. 24 g por mol, nada mas é que 24 g/mol que nada mais é que 24g mol-¹. Elevar a expoente negativo nada mais é que dividir pelo inverso elevado ao oposto do expoente inicial.
Avogadro criou a Lei: volumes iguais de quaisquer dois gases na mesma temperatura e pressão contêm o mesmo número de partículas. De acordo com o enunciado acima é possível determinar o número de partículas em uma molécula de qualquer substância gasosa.
“Mol é a quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quantos são os átomos contidos em 12 gramas de carbono-12.” Isso significa que 1 mol de C-12 tem 12 g, da mesma forma que 1 mol de Ca tem 40 g, que 1 mol de H tem 1g, que 1 mol de O tem 16 g e que 1 mol de água tem 18 g.
''O número de entidades elementares contidas em 1 mol correspondem à constante de Avogadro, cujo valor é 6,02 x 1023 mol-1.'' Sendo assim, a massa molar é a massa de 6,02 x 1023 entidades químicas e é expressa em g/mol.
Proposta pelo químico e físico italiano Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro, em 1811, tem um enunciado que diz: Volumes iguais, de quaisquer gases, nas mesmas condições de temperatura e pressão, apresentam a mesma quantidade de substância em mol (moléculas).
Qual a diferença entre massa molar é massa molecular?
A massa molecular é diferente da massa molar, pois a massa molar é referente à massa de 1 mol de entidades elementares, as quais podem ser não só moléculas, mas também íons e átomos. Além disso, a massa molar é expressa em g. mol-1, enquanto a massa molecular é expressa em u.m.a ou u.
Portanto, a massa de 1 litro de água é 1000 g. O peso molecular da água é 18 g/mol, então 1000g são 55,5 mol (1000×1/18= 55,5). Logo, a concentração molecular da água é 55,5 mol/L.
O Hidrogênio apresenta massa atômica igual a 1 g/mol e número atômico igual a 1, número atômico esse que resulta da seguinte distribuição eletrônica: Não pare agora...