Como blogueiros e divulgadores de ciência, imagens são um recurso muito válido. Elas trazem leveza às nossas postagens, providenciam pausas nos textos, e o mais importante: tornam nossa mensagem mais clara e direta ao leitor.
A imagem incide num suporte de representação que consolida um fragmento do universo perceptivo, constituindo um conjunto de estímulos visuais. Exterioriza fenômenos intersubjetivos que se concretizam em gestos, formas, agenciamentos culturais, entre outros.
Imagens são utilizadas para informar, entreter, vender e também para nos manipular. Elas nos dizem o que vestir, comer, pensar e também como devemos nos aparentar.
O direito de imagem pode ser solicitado quando a imagem de uma pessoa é usada sem autorização ou de forma indevida, como em situações comerciais ou publicações sem consentimento. O consentimento prévio é geralmente necessário para o uso da imagem de alguém, a menos que haja uma exceção legal aplicável.
O que preciso colocar em uma autorização de uso de imagem? #DicasJuridicas
Qual a lei sobre uso de imagem?
O direito de imagem é protegido pelo artigo 5o, inciso X da Constituição Federal, que o inseriu no rol dos direitos e garantias fundamentais, prevendo indenização para o caso de sua violação. O Código Civil também traz regras sobre o direito de imagem e o classifica como um direito da personalidade.
O uso indevido de imagem ocorre quando o personagem em questão não deu nenhuma autorização para que sua imagem fosse utilizada. Isso é muito comum hoje em dia com os memes na internet.
- Função crítica: a imagem não apenas informa, mas procura desvendar e denunciar situações. Tanto pode ser apenas reveladora de uma realidade ou processo, apontando caminhos, como acusadora para alertar consciências.
O direito de uso de imagem é um conceito jurídico fundamental que protege os indivíduos contra o uso não autorizado de sua imagem por terceiros. Esse direito se baseia no princípio de que cada pessoa tem o direito de controlar o uso e a divulgação de sua própria imagem, preservando assim sua privacidade e dignidade.
As imagens têm papel especial no estímulo de nossas emoções. Elas atraem o olhar e despertam os sentidos, nos induzindo ao pensamento. Se não as compreendemos de imediato, recorremos ao imaginário e às experiências vividas para desvendarmos o seu real significado.
Será que uma imagem pode nos ajudar a pensar uma sociedade?
Neste sentido, a análise das imagens pode nos ajudar a compreender diversas dinâmicas e relações – de poder, saber e ser – que são desenvolvidas social e culturalmente, que incluem os modos como construímos o mundo ao redor e as percepções que temos sobre a diferença, sobre os outros e sobre nós mesmos.
Por que a imagem é importante na vida profissional?
Sua imagem profissional e sua aparência desempenham um papel importante em sua marca pessoal e reputação de liderança. Afinal, ela envia uma mensagem para seus colegas de trabalho, chefe e clientes, além de afetar a forma como você se sente no ambiente de trabalho.
Imagens de gráficos e tabelas funcionarão melhor para apresentar estatísticas e convencer o público através de dados e racionalização; Já fotos de pessoas ou animais servirão melhor para acertar o emocional da audiência e humanizar a mensagem, influenciando o espectador a se colocar no lugar de quem ele vê na foto.
Para o campo das artes visuais, a imagem é parte intrínseca das manifestações artísticas. É ponto de partida e motivo de toda a produção de visualidades no seio da cultura.
Havendo violação aos direitos da personalidade, como utilização indevida de fotografia da vítima, ainda ensanguentada e em meio às ferragens de acidente automobilístico, é possível reclamar perdas e danos, sem prejuízo de outras sanções previstas em lei, conforme art. 12 do Código Civil/2002.
Qual é a importância da utilização de imagem em texto?
Como blogueiros e divulgadores de ciência, imagens são um recurso muito válido. Elas trazem leveza às nossas postagens, providenciam pausas nos textos, e o mais importante: tornam nossa mensagem mais clara e direta ao leitor.
O Termo objectivo diz algo em que a gente quer conseguir ou conquistar, podemos definir o objectivo como um alvo definido em metas, a função do objectivo é nos encorajar a fazer algo, colocando toda nossa determinação, fazendo com que esse "algo" seja de suma importância para a gente.
O poder da imagem é fundamental para influenciar o nosso entorno. São detalhes como aparência física, roupas, atitudes e tom de voz que formam a primeira impressão, antes mesmo de se iniciar um diálogo. É normal as pessoas julgarem umas às outras com base nessas informações, ainda que de forma inconsciente.
O primeiro para a se fazer quando usam a sua imagem sem autorização é avisar o responsável pela publicação para retirar o conteúdo. As próprias redes sociais possuem mecanismos de denúncia que costumam facilitar a remoção dos conteúdos.
Os danos à imagem são aqueles danos causados através de uma exposição indevida de uma pessoa. É uma forma de exposição degradante, ou até não autorizada pelo indivíduo. O dano à imagem é conhecido como sendo um dano autônomo, ou seja, ele não precisa estar ligado à honra do indivíduo.
Toda pessoa tem o seu direito de imagem e, por esta razão, publicar material sem autorização prévia pode acarretar um processo judicial requerendo dano moral e material, como descrito no artigo da Constituição.
136-A. Intimidar, ameaçar, constranger, ofender, castigar, submeter, ridicularizar, difamar, injuriar, caluniar ou expor pessoa a constrangimento físico ou moral, de forma reiterada. Pena – reclusão de 2 (dois) a 4 (quatro) anos e multa. §1.º Se o crime ocorre em ambiente escolar, a pena é aumentada da metade.
Em tese, portanto, nenhuma pessoa pode ser obrigada a permitir o uso de sua imagem, sob pena de o autor de tal divulgação ser obrigado a indenizar os danos consequentes do seu ato. Todo aquele que causar dano a outrem é obrigado a reparar os danos causados.