O conhecimento dos caiçaras sobre ervas medicinais é bastante vasto, sendo objeto de inúmeras pesquisas. Este etnoconhecimento se traduz desde plantas tradicionalmente usadas na medicina popular, até usos medicinais de certas espécies de peixes.
Com uma rica noção de pesca adquirida ao longo do tempo, os caiçaras começaram a trabalhar em barcos pesqueiros há cerca de 30 anos. Hoje, a maioria dos homens adultos são empregados em grandes barcos de sardinha, levando-os a pescar no "mar de fora", desde Cabo Frio até a divisa com o Uruguai.
Entende-se por Caiçaras as comunidades formadas pela mescla da contribuição étnico-cultural dos indígenas, colonizadores portugueses e, em menor grau, dos escravos africanos.
“O povo caiçara se encontra no litoral desde o século XVIII e tem como principais atividades econômicas a pesca artesanal e a agricultura de subsistência” – Antonio Carlos Diegues, antropólogo.
Qual a importância do meio ambiente para a comunidade caiçara?
Importância para a conservação
O estilo de vida dos caiçaras não representa nenhuma ameaça para o meio ambiente, segundo Lima. Ela acrescenta que a fundação ignorou “inúmeros estudos que mostram que o modo de vida destas comunidades e seu conhecimento da floresta aumentaram a biodiversidade, ao invés de destruí-la”.
De lua a lua, esse povo leva vida simples e singela, mas de riqueza sem igual. Um povo que, há gerações, vive harmoniosamente com a natureza. O caiçara é dono de sabedoria secular, é um verdadeiro elo entre homem e natureza.
Qual a importância do meio ambiente para a comunidade?
Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.
Caiçara é a denominação dada à população tradicional dos litorais de São Paulo e do Paraná e das regiōes de Paraty e Angra dos Reis, formada pela miscigenação entre indígenas, portugueses e escravos africanos.
A dança da fita, congada, festa do divino, chiba, dança de São Gonçalo, entre diversas outras, são expressões culturais ainda comumente praticadas. Essas danças e músicas compõem o repertório de músicas caiçaras, o fandango”, explica Setti.
Os caiçaras são, originalmente, um povo de religião católica, herança esta gerada pelo colono português. Há várias festas relacionadas ao catolicismo, porém a mais famosa acontece no mês de maio em homenagem à Cruz (Santa Cruz).
Os pratos levam mandioca, milho, batata doce, abóbora, e entre as frutas, a banana tem forte presença na alimentação dos caiçaras por conta da quantidade de bananal presente principalmente no litoral paulista.
Quem nasce no Guarujá é “caiçara”? Sim, é caiçara. Os habitantes tradicionais do litoral, das regiões Sudeste e Sul do Brasil são chamados de “caiçaras”. Formaram-se a partir da miscigenação entre indígenas, brancos, negros.
Assim surgiu o caiçara: uma população ribeirinha, que vive principalmente da pesca artesanal e do plantio do que a terra lhe oferece, como a mandioca. Assim como o indígena, o caiçara possui respeito pela terra, agindo de maneira sustentável, sempre respeitando o tempo o impacto que o plantio causa a terra.
Hoje, o caiçara é alguém que vive cercado – por fronteiras naturais do mar e da serra, e por imposições como a industrialização de áreas pesqueiras, a especulação imobiliária e a criação de reservas florestais, outro obstáculo ao modo de vida tradicional.
Quem são as pessoas que formam as comunidades caiçaras?
Entende-se por Caiçaras as comunidades formadas pela mescla da contribuição étnico-cultural dos indígenas, colonizadores portugueses e, em menor grau, dos escravos africanos.
1 Pessoa muito estúpida, bronca; inútil, sem serventia. 2 Reg ( RJ, SP ) Caipira asselvajado; matuto bronco. 3 Reg ( RJ, SP ) Nativo ou habitante do litoral, em especial pescador, que vive de modo rústico: “O que esses caiçaras liderados por aquele surfista arruaceiro de nome estranho querem é se beneficiar” ( TB2 ) .
Queremos educação para viver aqui, mas viver melhor”, afirma. De acordo com o Conselho Tutelar de Paraty, além do Pouso da Cajaíba, adolescentes estão fora da escola em mais seis comunidades costeiras, onde o acesso é também feito por meio de barcos.
O que as crianças caiçaras fazem para ajudar na preservação do lugar onde vivem?
As comunidades tradicionais são também respon- sáveis pelo cuidado com o meio ambiente, fazem a limpeza das praias e conservam as trilhas. “A população caiçara contribui muito para a manutenção da biodi- versidade, de toda a flora e fauna.
Revelamos que a Mulher caiçara é aquela que está presente no Litoral do Paraná, desenvolvendo atividades diversas, pesca, artesanato, agricultura, educação, política e várias outras profissões, desempenhando um papel fundamental na cultura e economia.
Em suma, essa sua importância está no fato de que é dela que obtemos o ar que respiramos e a água que nos mantém vivos. Além disso, é da terra que retiramos o nosso alimento e é com a ajuda do sol que toda a vida se desenvolve na terra.
Portanto, o meio ambiente é formado por elementos abióticos[i], como a água, o ar, o solo e a energia; por elementos bióticos, como a flora e a fauna; e pela cultura humana, seus valores sociais, políticos, econômicos, científicos, morais, religiosos, etc.