As interjeições são palavras que sozinhas conseguem expressar um sentimento e/ou emoção. Normalmente estas palavras vêm acompanhada de um ponto de exclamação, seja em sequência ou no fim das frases. Exemplos de interjeição de aclamação: Bis!
As interjeições resumem, em uma ou algumas palavras, uma frase exclamativa ou apelativa, podendo expressar as mais variadas emoções do locutor. Exemplo: Droga! Não vou conseguir pegar o ônibus a tempo! Nesse caso, vemos que toda a indignação do locutor está sintetizada em apenas uma palavra, a interjeição “droga!”.
"Oi!", "olá!" e "alô!" são interjeições que expressam um cumprimento positivo de boas-vindas. São utilizadas como saudação entre duas pessoas, ou entre um indivíduo e várias pessoas.
Interjeição é uma classe de palavra utilizada na expressão de emoções e sentimentos. Ela apresenta aspecto exclamativo e pode indicar, entre outras coisas, alegria (“Ah!”), dor (“Ai!”), surpresa (“Oh!”), indignação (“Não!”).
Em geral, "psiu" designa um pedido de silêncio. Em regiões da Bahia, no entanto, o termo é uma gíria que tem o mesmo sentido de "preste atenção", "vem cá", "aqui".
o "oi" com o ponto de exclamação expressa emoção pois o ponto de exclamação é um sinal de pontuação utilizado para exclamar algo. Ou seja, ele é empregado no final de frases exclamativas que expressam emoção, surpresa, admiração, indignação, raiva, espanto, susto, exaltação, entusiasmo, dentre outros.
O Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, classifica obrigado como uma interjeição e «muito obrigado» como uma locução interjectiva.
O ponto de exclamação é um sinal de pontuação que expressa surpresa, entusiasmo, ênfase, dor, entre outras emoções que indiquem uma entonação enfática.