A ISO/IEC 25010 é um padrão ISO para qualidade de software, disponibilizada em 2011, substituindo a ISO/IEC 9126. Ela descreve um modelo de qualidade de software.
Conforme a norma ISO/IEC 9126, a confiabilidade de um software é medida por meio da avaliação de todas as falhas ocorridas, independentemente de elas terem sido causadas por erro humano na efetivação de uma rotina errada ou por uma falha no hardware do servidor.
A ISO 8402:1994, em sua revisão, define qualidade como: “a totalidade de características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas ou implícitas”.
Qual é a principal diferença entre a ISO 9000 e 9001?
A principal diferença entre ISO 9000 e ISO 9001 é que a ISO 9000 é uma norma para termos e definições, enquanto a ISO 9001 é uma norma para sistemas de gestão da qualidade que são certificados.
Características de Qualidade ISO 25010 - Como saber se um software tem qualidade? Entenda!
Qual é a diferença entre a ISO 14000 e 14001?
A Série ISO 14000 é composta por várias normas: ISO 14001: trata do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), sendo direcionada à certificação por terceiras partes. ISO 14004: trata do Sistema de Gestão Ambiental, sendo destinada ao uso interno da Empresa, ou seja, corresponde ao suporte da gestão ambiental.
Qual é a diferença entre a ISO 14001 e a ISO 9001?
ISO 9001 e ISO 14001: Principal diferença
Sendo assim, a principal diferença entre elas se dá justamente nesse ponto: enquanto a ISO 9001 atua principalmente na qualidade dos processos e operações do negócio, a ISO 14001 atua na garantia da qualidade ambiental.
A ISO 14004 é a norma que permite empresas que já possuem um Sistema de Gestão Ambiental (ou não) a obterem melhorias no âmbito ambiental. Essa norma de qualidade não emite certificação, ou seja, uma empresa não pode se certificar na ISO 14004. Ela funciona como um guia.
A ISO 22000 - norma de gerenciamento de segurança de alimentos fornece requisitos específicos para um sistema de gerenciamento de segurança de alimentos que aumentará sua capacidade de fornecer produtos e serviços consistentemente que atendam aos clientes, bem como às exigências estatutárias e regulamentares.
A norma ISO 9001 estabelece os requisitos para um sistema de gestão da qualidade (SGQ), garantindo que a empresa atenda consistentemente às expectativas do cliente e às exigências regulamentares.
Os atributos de qualidade em uso são categorizados em quatro características: eficácia, produtividade, segurança e satisfação. Eficácia: Capacidade do produto de software de permitir que usuários atinjam metas especificadas com acurácia e completitude, em um contexto de uso especificado.
Uma delas é classificá-los como fatores externos e fatores internos. Fatores externos são aqueles cuja presença ou falta num produto de software pode ser detectada pelos usuários do produto (velocidade, facilidade de uso).
1) Qual a utilidade da ISO9126? I- Definição dos requisitos de qualidade de um Produto de Software. II - Um conjunto de atributos que têm impacto na capacidade do Sofware. III- Avalia o software desenvolvido antes da aceitação do cliente.
Qual a norma que garante a qualidade do produto de software?
Segundo a norma ISO/IEC 9126 define qualidade de software como: A totalidade de características de um produto de software que lhe confere a capacidade de satisfazer necessidades explícitas e implícitas.
A norma ISO/IEC 9126 (NBR 13596) fornece um modelo de propósito geral o qual define 6 categorias de características de qualidade de software, que são: funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade, portabilidade.
Segurança e Compatibilidade: As duas últimas características de qualidade que todos os softwares devem ter, definidas no modelo ISO/IEC 25010:2011, são Segurança e Compatibilidade.
A ABNT NBR 16001 estabelece requisitos mínimos relativos a um sistema de gestão da Responsabilidade Social, permitindo à organização formular e implementar uma política e objetivos que levem em conta as exigências legais, seus compromissos éticos e sua preocupação com a promoção da cidadania e do desenvolvimento ...
A ISO/IEC 20000 é uma norma técnica reconhecida em todo o mundo. Ela define uma série de requisitos obrigatórios baseados em um conjunto de boas práticas para que as empresas executem uma gestão dos serviços de TI de qualidade.
Embora as primeiras edições da FSSC 22000 se aplicassem apenas aos fabricantes de alimentos, o escopo da versão atual foi ampliado para outros segmentos da cadeia de suprimentos e é reconhecido pela Global Food Safety Initiative - GFSI.
A norma NBR ISO 14.010 define auditoria ambiental como “processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidencia de auditoria para determinar se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais específicos ou as informações relacionadas a estes ...
Princípios abordados pela ISO 14005:2012. 1. Escopo “Esta Norma fornece orientação para todas as organizações, mas particularmente para pequenas e médias empresas (PME), no desenvolvimento, implementação, manutenção e melhoria, em fases de um SGA.
A ISO 14001 especifica os requisitos para que uma organização identifique e compreenda de forma proativa os aspectos ambientais de suas atividades, produtos e serviços e os impactos ambientais associados.
Sistema de Gestão Integrado - ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 - Interpretação. O curso de interpretação do Sistema de Gestão Integrado é o primeiro curso a ser realizado para compreensão dos requisitos das normas de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança do Trabalho.
Atualmente, o Brasil possui mais de 1.600 normas ISO, segundo a ABNT. As mais conhecidas estão voltadas para sistemas de gestão, as chamadas certificações voluntárias.
Porém não existe Certificado ISO 9000 ou Certificado ISO 14000, por exemplo. A ISO é uma instituição que apenas cria e divulga padrões aceitos sob consenso internacional, não efetuando qualquer tipo de avaliação – esta cabe aos Organismos Certificadores.