Para a sala de estar, as lâmpadas com temperatura de cor entre 2700K e 3000K são as mais indicadas, pois proporcionam uma luz suave e agradável, sem causar desconforto visual. Além disso, as lâmpadas em cores quentes também valorizam a decoração, realçando as cores dos objetos e dos móveis.
É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.
A luz quente, com temperatura de cor entre 2700K e 3000K, é mais acolhedora e relaxante, ideal para espaços de convívio. Já a luz fria, com temperatura de cor acima de 4000K, é mais energizante e estimulante, sendo mais adequada para áreas de trabalho e estudo.
Espaços como salas de estar e dormitórios geralmente necessitam de menos luz (cerca de 150 lux), enquanto ambientes como cozinhas, escritórios e salas de leitura exigem mais iluminação, podendo chegar a 500 lux.
Em geral, as lâmpadas LED bulbo 9w são recomendadas para pequenos ambientes, como banheiros e cozinhas. As lâmpadas LED bulbo 12w são uma boa opção para ambientes médios, como quartos e salas de estar. As lâmpadas LED bulbo 15w são recomendadas para ambientes grandes, como salas de jantar e varandas.
Se quiser uma sala mais moderna e estimulante ou preferir ambientes mais brilhantes e clean, utilize as lâmpadas com 6000K, que possuem um brilho branco forte e mais puro, quase azul, bastante intenso. Sua sala ficará mais clara e iluminada, porém não ficará mais relaxante em comparação com luzes mais amarelas.
Watts e Lúmens são duas informações presentes em lâmpadas incandescentes, fluorescentes e de LED. Em Lúmens, cada metro quadrado precisa de 100 a 200 lúmens. Então, por exemplo, para iluminar uma sala de jantar de 5 metros por 4 metros, ou seja, 20 metros quadrados, você precisa de 2000 a 4000 Lúmens.
A luminária de LED 18W é ideal para ambientes com cerca de 13m² ou mais, caso você deseje associar unidades, criando vários pontos de luz e espalhando a luz uniformemente.
As lâmpadas de LED são mais eficientes e consomem menos energia do que as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, mas podem emitir a mesma quantidade de luz ou até mais. Como você pode ver, uma lâmpada LED de 18 watts pode substituir uma lâmpada incandescente de 100 watts, pois ambas emitem cerca de 1600 lúmens.
Para áreas externas, como jardins e sacadas, a luz amarela é geralmente preferível. Ela cria uma atmosfera mais acolhedora e realça a beleza natural do ambiente. Além disso, a luz amarela é menos propensa a atrair insetos do que a luz branca, o que é uma vantagem significativa para áreas externas.
- 4.000K: Tonalidade neutra, também conhecida como "branco frio", frequentemente utilizada em supermercados e ambientes comerciais. - 6.000K: Tonalidade azulada, que é considerada a luz do dia típica ao meio-dia.
Para a sala de estar, as lâmpadas com temperatura de cor entre 2700K e 3000K são as mais indicadas, pois proporcionam uma luz suave e agradável, sem causar desconforto visual. Além disso, as lâmpadas em cores quentes também valorizam a decoração, realçando as cores dos objetos e dos móveis.
Outra coisa que sempre gera debates, mas que não faz sentido na prática, é que a luz amarela consome mais energia. O que vai fazer diferença na conta de luz no final do mês é a tecnologia da lâmpada e não necessariamente a sua cor.
Com sua potência de 12W, ela proporciona um fluxo luminoso de 1311 lumens, garantindo uma iluminação brilhante e de alta qualidade em seus espaços. Desfrute de uma iluminação eficiente que destaca cada detalhe de sua casa ou ambiente de trabalho.
Desenvolvidos para aplicações em forros de gesso, com pouca profundidade, em ambientes residenciais e comerciais. Substituem, entre outras, as luminárias de embutir com lâmpadas fluorescente compactas, com muito mais eficiência, durabilidade e beleza.
Para uma sala de tamanho médio (aproximadamente 15-25 metros quadrados) com um teto de altura padrão (2,4 a 3 metros), uma iluminação geral adequada pode ser alcançada com aproximadamente: Para iluminação LED: Entre 3000 a 5000 lúmens no total. Para iluminação incandescente ou fluorescente: Entre 150 a 300 watts.
Para saber o nível de intensidade do fluxo luminoso de uma lâmpada, é preciso procurar em suas especificações quantos lúmens (lm) ela é capaz de reproduzir. Quanto maior for essa quantidade, maior será a quantidade de luz emitida.
Assim, se a sua sala tem 20 metros quadrados, necessita de um total de 2.000 lúmens. Por exemplo, a luz de teto central pode contribuir com 730 lúmens (equivalente a uma lâmpada convencional de 60 watts), enquanto as luminárias para iluminação indireta fornecem 100-200 lúmens cada.
Para se ter uma ideia, uma lâmpada LED de 10W é comparável a uma fluorescente de 15W e uma incandescente de 60W. Tem mais: O modelo praticamente não precisa esquentar para funcionar e emite uma quantidade muito baixa de raios Ultravioleta.
Para facilitar ainda mais a compreensão do consumidor, algumas marcas trazem uma tabela de equivalência de potência, que ajuda a comparar eficiência. Alguns modelos chegam, até mesmo, a vir acompanhados de frases do tipo “uma lâmpada de LED de 9W equivale a uma de 70W incandescente”.
Para quem prefere um banheiro bem iluminado, as melhores opções são as luzes de LED em tons de branco neutro ou branco frio. Além disso, também é possível escolher fitas de LED coloridas para adicionar um toque decorativo ao espaço.