A Laranja Pêra é a variedade mais plantada, sendo versátil tanto para consumo direto quanto para processamento industrial. Para a safra 2024, estimativas do IBGE apontam uma produção nacional de 15,3 milhões de toneladas de laranja, cultivadas em uma área de 570 mil hectares.
A laranja-pera, produzida em larga escala e de maneira contínua por todo o ano (leve redução nos meses de inverno), é a mais comum de ser encontrada em feiras e mercados. Pequena e levemente alongada, tem uma casca lisa e esverdeada, com gomos suculentos e poucas sementes.
1. Laranja-pera. A laranja-pera é a mais comum entre o consumo dos brasileiros, pode ser usada no preparo de sucos, consumida in natura ou até mesmo como acompanhamento da feijoada.
O Estado de São Paulo é líder disparado no cultivo de frutas no País. De acordo com os dados levantados pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA - APTA), órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, a produção paulista em 2023 foi de 14,5 milhões de toneladas.
A laranja-pera se destaca por ser a queridinha dos brasileiros no consumo cotidiano. Ela é ideal para sucos e para consumo in natura e é pequena, ligeiramente alongada e tem poucas sementes, por isso vai bem na salada de frutas ou como acompanhamento da tradicional feijoada.
Embora o valor nutricional das laranjas seja bastante similar, com destaque para as fibras, a laranja-da-baía se destaca como a campeã em vitamina C, com 56,9 mg a cada 100g. A laranja-pera segue em segundo lugar com 53,7 mg, enquanto as demais variedades possuem quantidades em torno de 42 mg.
Laranja-pera- É a mais consumida entre os brasileiros, ideal para sucos e salada de frutas por ser mais adocicada. Laranja Bahia- interessante para receitas, pois é extremamente versátil e possui baixa acidez. Laranja-lima- por ser menos ácida, é uma boa opção para introdução alimentar de bebês e idosos.
Quanto tempo leva um pé de laranja para dar frutos?
Como a laranjeira leva um tempo considerável para dar os frutos. A média é de 24 meses após o plantio. Daniel explica que no momento faz uso da técnica de cultivo consorciado para já ter uma renda de dentro do pomar. "Em outubro o pomar completa os dois anos.
Uma laranjeira madura e saudável produz 200-350 laranjas. Entretanto, produtores experientes de laranja, após anos de prática, conseguem colher entre 400 a 600 laranjas por árvore.
O pH ideal do solo para o cultivo de laranja é entre 5 e 6 – use calcário para regular a acidez e garantir o bom desenvolvimento dos pés de laranja. Evite regar demais ou de menos o solo – não deve nem ser argiloso demais, nem arenoso. Durante a primavera, pode ser necessário realizar a nutrição do solo com adubos.
Navelina XR. Indicada para consumo in natura, a Navelina XR é a única laranjeira naturalmente resistente à bactéria causadora da clorose variegada dos citros (CVC), sem sofrer danos nem sendo hospedeira ou fonte de inóculo relevante.
A produtividade média, nesta temporada, é estimada em 920 caixas por hectare e 1,86 caixas por árvore, ante as 760 caixas por hectare e 1,58 caixas por árvore colhidas na safra 2021/22.
A melhor época para plantar laranjeira é no início dos períodos marcados por chuvas intensas. No entanto, caso haja um sistema de irrigação eficiente no seu pomar, o cultivo pode ser realizado em qualquer período do ano. Vale dizer, no entanto, que o pegamento das mudas tem melhor efeito em dias nublados.
laranja-da-baia: também conhecida como laranja-de-umbigo porque tem uma saliência na parte de baixo. Tem sabor adocicado, polpa muito suculenta e casca amarelo-gema.
Qual a diferença entre laranja lima e lima da Pérsia?
A lima-da-pérsia é o fruto da limeira-da-pérsia, nativa da Ásia. Apresenta-se na forma de uma fruta cítrica de baixa acidez, classificada dentro das limasdoces, mas diferencia da lima comum . O fruto se torna amarelo-alaranjado quando fica maduro.
De sabor doce e suave, com polpa bem suculenta, a laranja-lima é perfeita para preparar sucos, doces e caldas. A variedade é indicada para crianças, idosos e pessoas com problemas digestivos por ser a menos ácida entre as laranjas.
Além de ser deliciosa, a laranja lima é perceptível por seus benefícios para uma vida saudável em virtude de suas características nutritivas. Ela possui grandes atributos para o sistema corporal, auxiliando na prevenção de diversas doenças, e restituindo vitaminas essenciais.
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a escolher um suco de laranja mais adequado para o controle da glicemia: Opte por suco de laranja natural: Prefira o suco de laranja fresco e natural, em vez de sucos industrializados que geralmente contêm adição de açúcares e conservantes.
A produção de laranja concentra-se nos polos citrícolas de São Paulo, Triângulo Mineiro e Sudeste Mineiro, com São Paulo liderando com 74,6% da produção nacional.
O Brasil é o maior produtor mundial de laranja, elevado percentual da fruta é destinado para a indústria; assim, o País é também o maior fornecedor de suco de laranja do mundo com 75% do mercado global da bebida.
Onde fica a maior fábrica de suco de laranja do Brasil?
Paranavaí figura como a principal produtora de laranjas do Estado, com 184 mil toneladas no ano passado, pouco mais de 25% da produção estadual, com um ganho de R$ 189,1 milhões, em uma área de 4,6 mil hectares. Os dados consolidados de 2022 também confirmam a liderança na produção.