Qual a ligação da Princesa Isabel com Nossa Senhora Aparecida?
Isabel, de Águas Virtuosas de Campanha, em Minas Gerais, onde foram fazer uso das águas, visitam, a 8 de dezembro, após etapas em vilas paulistas, a então Capela da milagrosa Nossa Senhora da Aparecida, feita padroeira do Império por D. Pedro I.
Qual a relação de Nossa Senhora Aparecida com a Princesa Isabel?
A Princesa Isabel vai até Aparecida
Ela suplicou pela graça de ter um filho e prometeu que, se fosse abençoada com a maternidade, ofereceria um manto à santa. Sua devoção à Nossa Senhora Aparecida permaneceu forte ao longo dos anos e ela foi agraciada com três filhos: Pedro de Alcântara, Luís Maria e Antônio Gastão.
O que a Princesa Isabel falou sobre Nossa Senhora Aparecida?
Hoje, doze de outubro, celebramos o dia Daquela sobre a qual a Princesa Isabel disse em sua carta: “eu diante de vós, sou uma princesa da terra e me curvo, pois és rainha do céu, e te dou tão pobre presente que é uma coroa que seria igual a minha, e se eu não me sentar no trono do Brasil, rogo que a senhora se sente ...
Qual foi a promessa da Princesa Isabel a Nossa Senhora Aparecida?
Um deles seria o fato de que a princesa havia feito a promessa de limpar pessoalmente a capela de Nossa Senhora Aparecida, então no município de Guaratinguetá — hoje Aparecida.
A coroa mais importante da Imagem é a que foi doada pela Princesa Isabel, em 1868, e que está atualmente junto à imagem original. A coroa de ouro 24 quilates, pesa 300 gramas e tem 24 diamantes maiores e 16 menores. Foi com ela que foi realizada a Coroação de Nossa Senhora Aparecida, em 1904.
Carta da Princesa Isabel a Nossa Senhora Aparecida
O que santa Isabel disse à Nossa Senhora?
E entrou em casa de Zacarias, e saudou Isabel. E aconteceu que, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo, e exclamou em alta voz, e disse: —Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre.
A 8 de setembro de 1904, a imagem foi coroada com a coroa doada pela Princesa Isabel e portando o manto anil bordado em ouro e pedrarias, símbolos de sua realeza e patrono.
A rainha Isabel mostrou, perante os olhos espantados de todos, as belíssimas rosas que guardava no regaço. Por milagre, o pão que levava escondido tinha-se transformado em rosas. O rei ficou sem palavras e acabou por pedir perdão à rainha que prosseguiu com a sua intenção.
Maria, portanto, vai à casa de Isabel para contemplar com ela a poderosa ação salvadora que Deus está realizando através delas duas. Na vida delas, tão simples e insignificante, Deus decidiu realizar “maravilhas” em benefício de todo o povo (cf. Lc 1,46-55).
Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor.
Historiadores afirmam que a padroeira passou por um processo de enegrecimento, motivado por dois fatores: tempo que a imagem passou embaixo d'água e pelo incenso das velas da capela onde foi colocada. Outra hipótese é a de que a imagem encontrada no rio era a de Nossa Senhora da Conceição.
A chegada de Maria trouxe consigo uma explosão de alegria e bênção, pois quando Isabel ouviu a saudação de sua prima, o menino em seu ventre saltou de alegria e ela ficou cheia do Espírito Santo.
O que a Princesa Isabel disse à Nossa Senhora Aparecida?
“Eu, diante de Vós, sou uma Princesa da terra e me curvo, pois és a Rainha do Céu e Te dou tão pobre presente que é uma coroa que seria igual à minha, e se eu não me sentar no Trono do Brasil, rogo que a Senhora se sente nele por mim e governe perpetuamente o Brasil”. (Princesa Isabel).
Em 1868, Princesa Isabel presenteou Nossa Senhora Aparecida com um manto. Aproveitando a data, que tal relembrar mantos de momentos importantes da história da Padroeira do Brasil?
Isabel é uma das santas mais populares de Portugal e talvez pouco conhecida no Brasil. Ela nasceu em 1271 na Espanha em uma família real que lhe deu uma boa formação cristã.
Maria se fez serva em obediência, não a um senhor ou patrão, mas ao Senhor dos Céus e da Terra. Por isso, não se apegou a sua condição de Mãe do Verbo, Jesus Cristo, mas colocou-se a serviço de sua prima. Ficou com ela durante os três meses (cf. Lc, 1, 56) que faltavam para Isabel dar à luz a João Batista (cf.
Quando Isabel estava no sexto mês de gravidez, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinha casamento contratado com um homem chamado José, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria. O anjo veio e disse: — Que a paz esteja com você, Maria!
Após saber que Isabel estava grávida, Maria foi às pressas ao encontro daquela idosa que também era portadora de uma promessa. A esterilidade do casal era algo tido como vergonhoso naquela época. Uma situação que refletia os sofrimentos do povo, mas também a intervenção amorosa de Deus na história.
Antes de ser uma lenda, Isabel foi princesa de Aragão, menina de 11 anos dada em casamento ao rei D. Dinis. Culta, sensível, corajosa, generosa, esta rainha não será como as outras: irá proteger os mendigos com o coração e com milagres de rosas.
Conhecida por seu coração generoso, ela fundou hospitais, asilos e mosteiros. Além disso, Santa Isabel foi mediadora da paz durante os conflitos do reinado de seu marido, promovendo a reconciliação. Seu milagre mais famoso, o Milagre das Rosas, simboliza sua caridade e fé.
Ela fundou hospitais, albergues e outras instituições de caridade, demonstrando uma preocupação constante com os mais necessitados. Além disso, Isabel era conhecida por sua humildade e simplicidade, muitas vezes se envolvendo pessoalmente no cuidado dos doentes e pobres.
Quem jogou a imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio?
Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves fizeram uma oração pedindo a ajuda da Mãe de Deus para que a pesca fosse bem sucedida. Depois de muitas tentativas falhas, João Alves jogou a rede no rio novamente. Não pegou nenhum peixe, mas apanhou a imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Nossa Senhora Aparecida representa a imagem da mãe de Jesus, e foi encontrada pelos pescadores em outubro de 1717, no rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá (SP). Naquela época, a pesca não estava nada produtiva, e ao puxar a rede os pescadores se depararam com a imagem da santa, porém somente o corpo.