A Filosofia é aquela capaz de criar subterfúgios e caminhos para que o pensamento continue avançando, que a humanidade continue questionando-se e tentando entender o mundo e o seu próprio pensamento de maneira crítica e racional.
Como sabemos, a Filosofia é uma ciência que busca a compreensão da existência humana e da natureza. Os filósofos são as figuras que exercem a capacidade de pensar e externar as ideias que nos ajudam a compreender a nossa própria existência.
São quatro estes requisitos: rigorosidade, criticidade, totalidade e radicalidade. Estas quatro características ou requisitos formam a condição de possibilidade da filosofia. Vejamos então um pouco mais detalhadamente cada uma destas características.
Colocar tudo a prova, perguntar as razões e os motivos subjacentes às escolhas humanas para chegar às melhores razões e aos melhores motivos que permitam ampliar a liberdade de todos são algumas das características do filosofar.
A Filosofia lida com o conhecimento e com o pensamento de maneira abstrata, crítica e conceitual. O afresco Escola de Atenas, do pintor renascentista Rafael Sanzio, retrata os principais filósofos da Grécia Antiga. A Filosofia é uma forma do pensamento se desdobrar sobre si mesmo.
CARACTERÍSTICAS DA FILOSOFIA - Filosofia Levada a Sério
Como definir a filosofia?
A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor.
A Filosofia procura estudar a essência da humanidade e a realidade em que vivemos. Refletir sobre o sentido das coisas e apresentar diferentes visões da realidade são atividades desempenhadas por profissionais desta área. Os filósofos são estudiosos e pensadores.
Em filosofia, ser é considerado não só como um verbo (existir) mas também como substantivo ("tudo o que é"). Os termos ser e existência podem ter significados diferentes, embora, na linguagem corrente, possam ser sinônimos ("ser" como "o fato de ser" = existência).
A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.
Quais são as três características básicas da filosofia?
A resposta correta é a alternativa A) o pensamento conceitual; o caráter dialógico; a crítica radical. Essas são as três características básicas da filosofia.
Quais são as principais características do conhecimento filosófico?
O conhecimento filosófico é um conhecimento racional, que tem como base questionamentos sobre questões da existência humana. Ou seja: esse tipo de conhecimento se caracteriza pelo esforço em questionar os problemas da vida humana, a partir da razão e da lógica.
Qual é a principal característica da filosofia moderna?
A Filosofia Moderna caracteriza-se, principalmente, por uma guinada ao Humanismo, iniciada no Renascentismo, e pela valorização incondicional à razão trazida à luz pelo ceticismo e pela descoberta de que o ser humano independe de instâncias racionais metafísicas, como Deus, para descobrir o seu intelecto.
A Filosofia é um ramo do saber que procura entender os conceitos ou as essências de tudo o que existe no mundo, criando as definições conceituais. Os conceitos, que nascem daquelas definições, são, por sua vez, significados complexos que movimentam problemáticas.
A Filosofia tem como OBJECTO de estudo vários PROBLEMAS acerca da natureza, do conhecimento, do valor, etc., e as respostas que dá a esses problemas são as TEORIAS ou TESES que se defendem com argumentos.
Em cada momento histórico, os filósofos se dedicaram, portanto, a algum assunto. Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia.
O conhecimento objetivo é aquele centrado no objeto, aquele que não depende do sujeito que o detém, sua produção advém da objetividade humana – é aquele que gera e lida com compreensões e explicações (busca verdades) sobre o mundo.
Com base na razão e na linguagem, a Filosofia é a atividade reflexiva que busca o sentido das coisas e que a partir da formação de ideias estabelece um discurso: o discurso filosófico.
A filosofia busca entender o ser humano e a forma como ele reproduz seus conhecimentos e pensamentos em sociedade. Assim, é a filosofia a responsável por explicar e entender a maneira como as pessoas e certos conceitos sociais funcionam, além de tentar explicar questões básicas da existência.
A Filosofia é uma disciplina que busca compreender a realidade e o mundo em que vivemos, através de uma análise crítica e reflexiva dos fenômenos que nos cercam. O termo “filosofia” tem origem grega, derivando de “philos” (amor) e “sophia” (sabedoria), o que significa “amor pela sabedoria”.
Ele procura compreender a realidade do mundo e da condição humana, questionando os valores, conceitos, projetos e comportamentos, sejam eles individuais ou coletivos, pessoais ou sociais. O filósofo questiona e investiga a essência do universo e do homem com profundidade e rigor metodológico.