Oceano Pacífico: o maior do mundo Listado entre os três principais oceanos do planeta e considerando suas dimensões marítimas, o Oceano Pacífico é o que possui a maior quantidade de água salgada do planeta e o que cobre a maior extensão geográfica do globo – ocupando quase um terço de sua superfície.
O Pacífico é, em razão de sua área de abrangência, o oceano mais importante do mundo. Suas águas servem de fonte de pesca para as inúmeras ilhas presentes, além de ser fonte de navegação entre três continentes.
O Pacífico é o maior oceano do nosso planeta, responsável por recobrir quase que um terço da superfície terrestre, perfazendo uma área de aproximadamente 165 milhões de km2.
A Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, é ainda mais inóspita, onde só crustáceos e microrganismos habitam. Se invertido, o ponto mais profundo de lá é 2 mil metros mais alto do que o cume do Everest, o maior monte do mundo.
A origem dos oceanos está intimamente ligada à formação da atmosfera e ao resfriamento do planeta e formação da litosfera. É da atmosfera que veio pelo menos 50% da água que preenche as bacias oceânicas (acredita-se que outros 50% têm origem em meteoritos).
O oceano Glacial Ártico é o menor oceano em extensão territorial do mundo. Está localizado no Hemisfério Norte do planeta Terra, em uma zona de clima Polar, marcado pelas baixas temperaturas. Ele banha a porção norte da Europa, Ásia e América.
Mares: são limitados ou cercados quase que totalmente pelos continentes; Oceanos: cercam os continentes e todas as massas de terras emersas. Mares: formas ou extensões dos oceanos em áreas intercontinentais ou próximas aos continentes; Oceanos: Muito maiores que os mares.
Então, qual será a profundidade máxima que um oceano na Terra pode ter? A maior profundidade já registrada no oceano é a de 10.984 metros, na Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico.
A expressão “Sete Mares” surgiu na Antiguidade, quando os antigos povos acreditavam que o mundo estava dividido por sete deles: Adriático, Arábico, Cáspio, Mediterrâneo, Negro, Vermelho e a região do Golfo Pérsico.
De acordo com a Organização Hidrográfica Internacional, existem mais de 100 mares no mundo. Todos eles têm a sua própria história. A água dos oceanos e dos mares é muito muito salina. São imensos, continentais e sem horizontes.
Os países banhados pelo mar de Aral e/ou mar Cáspio são: Azerbaijão, Cazaquistão, Uzbequistão e Turquemenistão. Países sem costa marítima (verde) Países sem costa marítima cercado com Países sem costa marítima (roxo). Os únicos países das Américas sem acesso ao mar são Bolívia e Paraguai.
Yakutsk (Rússia) - É a maior cidade do mundo construída sobre um "permafrost" - solo típico do Ártico que fica permanentemente congelado. Tem 122 km², numa área remota, a 675 km de Verkhoyansk e 8.200 km da capital Moscou. Tem 282 mil habitantes.
“A delimitação dos oceanos é totalmente arbitrária. Não há acidentes geográficos, como montanhas ou vales submersos, nem separações por correntes marítimas que sejam usados para qualquer tipo de divisão”, afirma o oceanógrafo Joseph Harari, da USP.
A água do mar contém uma variedade de minerais dissolvidos, sendo o mais abundante o cloreto de sódio, conhecido como sal comum. À medida que a água flui dos rios para o oceano, ela carrega consigo minerais dissolvidos e sedimentos.
Oceano Glacial Ártico: situa-se ao norte do globo terrestre, na região do polo norte. Suas águas banham porções do continente europeu, do continente asiático e partes do continente americano. É considerado o menor e mais raso dos oceanos.
É também o rio mais profundo do mundo, com 230 metros de profundidade no baixo Congo. Banha duas capitais: Brazavile, na República do Congo e Quinxassa, na República Democrática do Congo. Devido à constância do seu enorme caudal, é navegável por barcos de grande tonelagem até Matadi, na República Democrática do Congo.