Aplique o shampoo no couro cabeludo e faça movimentos circulares na região com a ponta dos dedos. Isso ajuda a remover resíduos e sujidades, e evita que você machuque a região. Em seguida, “puxe” o produto para o comprimento do seu cabelo, evitando esfregar os fios para não quebrá-los.
Desembarace os fios antes de ir para o chuveiro. Use água morna, já que a água muito quente prejudica os fios e o couro cabeludo. Espalhe o produto nas mãos e leve ao couro cabeludo, faça massagens circulares com a ponta dos dedos e evite friccionar os fios. Enxágue os fios e repita a aplicação.
O ideal é lavar os fios por duas vezes, o primeiro shampoo elimina resíduos de finalizações ou mesmo oleosidade do couro cabeludo que migra para comprimento e ponta. A segunda aplicação finaliza a “faxina”. Fazendo com que os fios fiquem sem resíduos oleosos.
Como Lavar o Cabelo do JEITO CERTO? - Dr Lucas Fustinoni - Médico - CRMPR: 30155
É certo passar shampoo todo dia?
Lavar os cabelos todos os dias não é prejudicial para a saúde dos fios, mas tudo vai depender de como essa lavagem é feita. Se o cabelo for lavado todos os dias na água quente os fios vão ficar ressecados e quebradiços, por isso, sempre dê preferência para água fria ou em temperatura ambiente.
Quantas vezes por semana temos que lavar o cabelo?
O ideal é higienizá-lo pelo menos 1 vez na semana. Para um cabelo saudável, com bom crescimento, é fundamental cuidar bem do couro cabeludo, pois tudo começa por ali! Equilíbrio é tudo na vida! Por isso, lavar o cabelo de 3 a 4 vezes na semana é o cenário ideal.
Combinar shampoo e condicionador da mesma linha potencializa o efeito do tratamento. Apesar de não ser fundamental aliar shampoo e condicionador da mesma linha, usar produtos com as mesmas características possui benefícios.
O cabelo fino e oleoso deve ser lavado, de preferência, em dias alternados, para manter o couro cabeludo limpo e livre de caspa. No entanto, cabelos muito secos, cacheados ou crespos podem ser lavados apenas 1 ou 2 vezes por semana. Para pessoas que transpiram muito, é recomendado lavar o cabelo com maior frequência.
O pré-poo, ou pré-shampoo, nada mais é do que uma preparação dos fios antes da lavagem. Ele impede que a oleosidade natural seja eliminada junto com as impurezas e, para isso, cria uma película protetora no comprimento dos fios, região onde o cabelo costuma ficar mais seco.
Aplique o shampoo no couro cabeludo e faça movimentos circulares na região com a ponta dos dedos. Isso ajuda a remover resíduos e sujidades, e evita que você machuque a região. Em seguida, “puxe” o produto para o comprimento do seu cabelo, evitando esfregar os fios para não quebrá-los.
Você provavelmente já deve ter ouvido falar que o shampoo deve ser aplicado apenas no couro cabeludo, evitando o comprimento dos fios. Mas você sabe por qual motivo essa prática é recomendada? O shampoo é o que limpa o couro cabeludo, removendo impurezas e excesso de oleosidade que ficam impregnados na raiz.
Qual a ordem correta de usar shampoo condicionador e máscara?
Máscara. As máscaras servem para hidratar e recuperar os fios das agressões do dia a dia. Sendo assim, devem ser usadas após o shampoo e antes do condicionador ao lavar os cabelos, também com aplicação apenas no comprimento, evitando a raiz.
Não existe fórmula para todos os tipos de cabelo. Isso varia muito de caso para caso, mas no geral o ideal para ficar sem lavar é até dois dias. Para cabelos cacheados e crespos, por exemplo, que costumam ficar mais ressecados, é indicado espaçar mais o tempo entre as lavagens, de três a quatro dias.
Segundo a médica, dormir com cabelo molhado não causa caspa, mas piora o quadro de quem já tiver o problema, pois a umidade facilita o crescimento dos fungos. Portanto, o melhor horário para lavar o cabelo é pela manhã.
O ideal é não ficar mais de três dias sem lavar o cabelo, o lavando de duas a três vezes por semana. Se você fica muito tempo sem lavar o cabelo, isso pode alterar o PH do couro cabeludo, o deixando mais ácido.
Essa rotina intercala três etapas principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Esse combo de tratamentos é indicado para todas as pessoas que desejam manter os cabelos saudáveis e bonitos, sendo ainda mais indicada aos cabelos quimicamente tratados – que têm mais chances de ficarem danificados com o tempo.
"Para melhor resultado, devemos usar o shampoo antes, pois além do seu efeito detergente, ele possui propriedades nutritivas que preparam os fios para receber e absorver com mais eficiência o condicionador", explica.
Ela deve ser morna ou fria, nunca quente demais: o calor excessivo contribui para o ressecamento dos fios. O equivalente a ¼ da palma da sua mão é suficiente para todo o cabelo. Para os fios não ficarem pesados, use-o apenas uma vez. Com movimentos circulares, aplique o shampoo por aproximadamente 20 segundos.
Mas porque, mesmo um cabelo virgem e saudável, precisa de pelo menos um shampoo e condicionador neutro, outro parzinho de shampoo e condicionador hidratante e outro parzinho nutritivo!
A lavagem excessiva com fórmulas não protetoras e a secagem excessiva também podem contribuir para ressecar o cabelo. A lavagem excessiva tem um efeito de descamação no cabelo. A expansão e contração repetidas da haste do cabelo à medida que é encharcada e seca repetidas vezes, acaba ressecando os fios.