A Peroba-Rosa, também conhecida como Peroba-do-Campo ou simplesmente Peroba, é uma das madeiras que se destacam no que diz respeito a resistência às pragas como os cupins.
Para isso, faça o seguinte: antes da porta receber o acabamento final (tinta ou verniz), procure por pontos de abertura que possam servir de entrada para o inseto. O cupim nunca entra na madeira perfurando a superfície. Ele busca furos já existentes e só depois se instala. Então, o segredo é eliminar essas aberturas!
Cumaru. A Cumaru é reconhecidamente uma das melhores madeiras para se trabalhar, em diversos sentidos. Além de apresentar uma ótima resistência à cupins, ela ainda possui uma resistência acima da média das outras madeiras já que é muito difícil de ser perfurada.
O que passar na porta de madeira para proteger contra cupim?
A prevenção da infestação por cupins na madeira envolve a realização de inspeções regulares, a redução da umidade, a remoção de fontes de alimento, o tratamento da madeira, a instalação de barreiras físicas, a manutenção da vegetação afastada da casa e a vedação de rachaduras e frestas na estrutura.
O terror de quem trabalha ou tem madeira em casa, o cupim é um inimigo dificil de ser vencido. E como em qualquer guerra é preciso conhecer o inimigo para vencê-lo.
O Suvinil Stain Protetor está disponível em três tamanhos: 0.9, 3.6 e 18 L. Ele precisa de pelo menos 3 demãos para oferecer a melhor qualidade possível e pode ser aplicado com rolo de espuma, pincel ou pistola.
A Peroba-Rosa, também conhecida como Peroba-do-Campo ou simplesmente Peroba, é uma das madeiras que se destacam no que diz respeito a resistência às pragas como os cupins. Possui uma trabalhabilidade moderadamente fácil, de acordo com os dados apresentados pelo IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas.
Outra dica é misturar detergente de lavar louça, água e casca de limão, podendo ser substituída por casca de laranja ou de tangerina, também deixa por algum tempo em fusão e depois borrifar a mistura pela casa. A terceira dica é com o capim santo cortado e misturado com álcool.
Muito usada na construção civil, a aroeira-do-sertão é conhecida por sua qualidade e grande resistência ao ataque de cupins. Essa 'imunidade' é atribuída à lectina, proteína presente em diversos organismos e que, nesse caso, funciona como um inseticida natural.
Uso corretivo: No uso doméstico, especialmente em móveis e outras madeiras atacadas, localizadas no interior de residências, recomenda-se aplicar VEDACIT INSETICIDA PARA CUPINS somente nos orifícios existentes, utilizando uma seringa ou embalagem aerossol.
Faça uma solução com metade água e metade vinagre. Então, borrife nos móveis, portas ou no solo infestado por cupins e aguarde. Os resultados virão em seguida. Afinal, o vinagre é um item muito versátil na rotina da casa.
Umidade – A umidade excessiva é um dos principais fatores que atrai cupins para uma casa. Eles precisam de água para sobreviver, então qualquer área que esteja úmida ou úmida é um lugar perfeito para eles. Madeira molhada – A madeira molhada é particularmente atraente para os cupins.
A Querosene é muito utilizada para acabar com os cupins. Ela funciona até certo ponto, mas é um tratamento que dura dias e que precisa ser feito com bastante cuidado e apenas em peças pequenas. Peças como gavetas e portas de armários podem ter o querosene como uma forte aliada.
No processo de fabricação das chapas de MDF, os painéis são prensados em alta temperatura. Isso elimina todos os insetos do material, inclusive o cupim. Mesmo com este cuidado, nada garante que – quando armazenadas em local contaminado – as chapas de MDF não sofram ataques de cupim.
Uma forma de identificar cupim é prestar atenção em pequenos montes de madeira granulada espalhados pelo imóvel. Similares à serragem, esses farelos são as fezes do inseto. Além disso, outra dica para perceber uma infestação de cupim é dar leves batidas no móvel ou na área afetada e verificar se mais granulados caem.
Cupim e traça são avessos a substâncias que exalam cheiro forte. Por isso, são indicadas diversas preparações com casca de laranja desidratada, cânfora, cravo da índia, lavanda entre outros.
Entre os seus predadores naturais, destacam-se outros insetos (formigas, libélulas, louva-a-deus, besouros, percevejos, vespas, etc.) e vertebrados (tatus, tamanduás, aves, sapos, lagartos, cobras, morcegos e peixes). No entanto, as formigas são destacadamente as principais predadoras dos cupins.
Alguns modelos disponíveis no mercado são, de fato, mais fortes contra o ataque de cupins e de outras pragas, como as madeiras Ipê, Mogno e Sucupira – conforme o Instituto de Pesquisa Tecnológico (IPT).
Se infestam ambientes internos, seu ninho pode ser encontrado fora, em árvores por exemplo, que se encontram próximas. DIETA: Os cupins arbóreos se nutrem de madeira em geral localizada em árvores, estruturas internas de residências e empresas e objetos que contenham celulose em sua composição.
Peroba-do-campo, ipê (1), pau-ferro (2), imbuia, peroba-rosa (3), jacarandá, copaíba, braúna e sucupira (4) são os tipos de madeira mais resistentes aos cupins, segundo o biólogo Sidney Milano. Ele explica que alguns materiais, a exemplo do compensado, recebem proteção contra cupins no processo de fabricação.
Óleos lubrificantes ou desengripantes também são ótimos para eliminar o inseto. O ideal é borrifar querosene sobre a madeira ou encharcar toda a peça com uma pequena quantidade do produto. Querosenes e lubrificantes podem ser encontrados em lojas de bricolagem e no setor de autopeças dos supermercados.
"É importante a colocação de telas em portas, janelas e outras aberturas para evitar a entrada dos insetos, principalmente durante as revoadas nupciais, que é quando os pares se formam e se reproduzem", orienta o especialista em descupinização, o serviço de erradicação de cupins.