O EPS Isopor® é plástico sim, mas 98% ar Atóxico e livre de gases CFC, o poliestireno expandido (nome técnico do EPS) compõe a família dos plásticos e é produzido a partir de pequenos grânulos à base de petróleo.
O nome do material é poliestireno expandido, que é um tipo de plástico. Só que tem um detalhe: 98% do isopor é ar. Só 2% é plástico! Por isso que ele é tão leve e funciona tão bem como isolante térmico.
A matéria prima do EPS isopor é o poliestireno, um tipo de plástico. São bolinhas bem pequenas que possuem gás pentano em seu interior. E quando colocadas em uma máquina chamada pré expansor e submetidas a uma temperatura de 90ºC, o gás faz com que elas inchem, percam densidade e fiquem mais leves!
A base do EPS Isopor® é o petróleo, que forma 2% do produto final, os outros 98% são composto de ar, portanto, a quantidade de matéria-prima é mínima e permite que o material seja 100% reciclado.
O Isopor® é a marca registrada da Knauf; o produto em si recebe o nome de EPS (Expanded Polistyrene), ou poliestireno expandido, e vem da família dos plásticos.
COMO É FEITO O EPS ISOPOR #Boravê 🔵Manual do Mundo
Como é classificado o isopor?
Quais são os tipos de EPS Isopor®? O EPS Isopor® apresenta dois segmentos: recortados e moldados. Os recortados representam as placas de poliestireno, como as direcionadas para a construção civil; enquanto os moldados são as peças produzidas com o material, como as caixas térmicas, por exemplo.
Ele é feito de um polímero – conjunto de sucessivas aglomerações de moléculas – do composto químico estireno, expandido em pequenas bolhas ocas de 0,4 a 2,5 milímetros de diâmetro. Essa composição está, inclusive, subentendida no outro nome do produto: espuma de poliestireno (polímero + estireno).
A acetona pura em contato com o isopor enfraquece as ligações dessas moléculas liberando o ar que está inserido nesse polímero. Com isso, resta apenas o plástico (poliestireno) no recipiente. Concluindo que somente a acetona pura é capaz de derreter o isopor, voltando ao seu estado original.
Atualmente é utilizado o pentano, um hidrocarboneto que se deteriora rapidamente por conta dos raios solares, promovendo assim a característica de sustentabilidade.
Poliestireno Expandido: A origem como o conhecemos
Esse material, expandido, passou a ser fabricado em 1949 na Alemanha. Os químicos Fritz Stasny e Karl Buchholz, por meio de diversos experimentos com o poliestireno, conseguiram produzir um novo tipo de material, dando origem ao EPS Isopor®.
O isopor é um dos grandes vilões do meio ambiente, demorando muitos anos para se decompor e sendo um elemento de poluição visual quando descartado de maneira inadequada.
Qual é o material que pode ser usado para substituir o isopor?
A Bioespuma pode substituir o isopor, que não é biodegradável e constitui um sério problema ambiental quando descartado nos lixões. Além disso, produz gases tóxicos ao ser incinerado. A reciclagem do isopor é possível, mas a baixa densidade do material constitui um empecilho para o seu reaproveitamento.
O EPS (Isopor) possui 2 segmentos: recortados e moldados. No primeiro caso (recortados), a densidade mínima é de 10kg/m³ e a máxima de 35kg/m³, já para o segundo (moldado) é possível obter produtos que variam de 15kg/m³ a 90kg/m³, sendo que o processo para obter a densidade alta em um produto final é mais complexo.
Normalmente para o Isopor ser produzido da melhor forma é feita uma segunda expansão e para isso utiliza-se novamente o pré-expansor. A próxima etapa de formação do bloco de isopor é a moldagem que acontece em bloqueiras, que produz blocos de eps inteiros, que mais tarde poderão ser recortados.
Por ser atóxico, isolante térmico e higroscópico (não absorve água), as caixas de poliestireno expandido atendem a todas as normas da indústria alimentícia, garantindo cuidado e proteção para o transporte e armazenamento de alimentos e bebidas.
O poliestireno é um material derivado do petróleo mais conhecido na sua forma expandida, pelos nomes comerciais isopor. É empregado como um isolante térmico e elétrico e na fabricação de objetos plásticos.
Thinner Natrielli 8100 900ML Derrete Isopor Produto : Thinner Marca : Natrielli Linha : Solventes Uso Indicado Limpeza de Ferramentas Modo de Usar : Coloque o Thinner em um recipiente e deixe as ferramentas de pintura dentro da solução até que os resíduos amoleçam.
observe que o isopor se dissolve muito rápido. e há uma explicação lógica e bem simples para entender, a gasolina. faz com que o isopor libere todo o gás presente nele. o isopor é composto. por um plástico chamado poliestireno.
Ao mergulhar o pedaço de isopor na acetona, ele libera todo o ar pressionado em seu interior na forma de gás carbônico, transformando-se em uma pasta. Isso ocorre por que os dois compostos, acetona e isopor, são apolares: “semelhante dissolve semelhante”, portanto, isopor se dissolve em acetona.
A história do Isopor começa em 1941, quando foi patenteado pela empresa alemã BASF, pensado para atuar como isolante térmico. Durante a Segunda Guerra Mundial, o Isopor encontrou sua primeira aplicação significativa como revestimento em coletes salva-vidas, devido à sua flutuabilidade e capacidade de manter o calor.