Não existe um melhor corte, mas sim dois, que você pode optar entre eles caso tenha a possibilidade, e são eles: Costela Ripa e Costela Ponta de Agulha ou Costela Minga.
A COSTELA PONTA DE AGULHA OU MINGA é considerada a “rainha das churrasqueiras”, sendo mais macia, pois é mais próxima do filé. Quando cozida, o tutano é diluído e misturado com o caldo da própria carne, fazendo papel de tempero natural, ou seja, é extremamente saborosa.
PONTA DE AGULHA – É o corte constituído das oito últimas vértebras da costela completa anteriores ao vazio. Também conhecida por “costela do traseiro, assado ou costela de 7 cortes”.
Como Fazer Costela na Churrasqueira | Netão Bom Beef
Quais os 3 tipos de costela?
Assim, as costelas podem ser divididas em três tipos distintos; costelas verdadeiras (vertebroesternais), costelas falsas (vertebrocondrais) e costelas flutuantes (vertebrais, livres).
Diversos podem ser os motivos para que o seu corte fique duro. Pode ser porque ela foi cozida durante muito tempo, ou a temperatura usada foi muito alta. Também pode ser que a carne não tenha sido cozida corretamente, como não ter sido temperada adequadamente antes de ser colocada na panela.
Evite carnes que pareçam desbotadas ou acinzentadas. Cheiro: A carne fresca deve ter um cheiro agradável e limpo. Evite qualquer odor desagradável. Textura: Toque a carne para verificar a textura.
A diferença entre costela minga e ripa está na localização e na textura da carne. Costela minga: Extraída da parte inferior da caixa torácica do boi, a costela minga é mais alta e possui mais carne do que a janela.
Também conhecida como “minga”, a ponta de agulha é um corte que vem da parte posterior da caixa torácica, ficando bem próxima ao filé mignon. É um pedaço de carne mais grosso, com mais cartilagem e ossos mais finos.
Como fazer uma costela desmanchando na churrasqueira?
Para deixar sua costela macia e suculenta, o passo principal é deixar ela cozinhar lentamente, dando tempo para que a gordura derreta e as fibras se quebrem. Se você seguir somente essa recomendação, já irá conseguir um ótimo resultado, pois esse corte de carne é ideal para quem quer uma carne desmanchando na boca.
Perceba o tamanho dos ossos, quanto maior a largura da costela, maior é a idade do boi. Sempre é importante lembrar, que quando a costela estiver com tons verdes, ela não deverá ser consumida, a mesma coisa com o cheiro se está ruim a costela já passou do ponto.
O ideal vem a ser uma costela de 10 a 15 kilos. A dica para saber o quanto de costela vai para uma quantidade "x" de pessoas, é calcular 700 gramas por pessoa. Se tu fores fazer só a costela, sem muito acompanhamento, só com um pãozinho e farinha, pode até calcular 800 gramas por pessoa.
É a grande peça constituída das massas musculares que recobrem as oito últimas costelas, a última esternebra, o apêndice xifóide e a região do vazio, obtida do traseiro-comum, na preparação do traseiro-serrote ou especial.
A costela ripa é um dos cortes favoritos dos gaúchos e uma carne premium com grande influência dos churrascos da Argentina e do Uruguai. É uma carne muito saborosa proveniente da costela traseira do boi e garante um churrasco diferenciado e sofisticado.
A costela minga possui mais carne do que a costela janela. Ela tem um formato retangular e é retirada da parte inferior da caixa torácica do boi. Este corte é um sub corte da ponta da agulha e também é extremamente delicioso.
Para um churrasco feito em casa, a quantidade sugerida é de 400 gramas de carne por adulto. Essa estimativa inclui todos os tipos que serão servidos, como carne de boi, frango, porco e linguiça. No caso das crianças menores de 11 anos, a metade – 200 gramas – é suficiente.
Um costela de 20 quilos assa em 6 horas e serve até 35 pessoas. Neste domingo (1ª), o Caminhos do Campo trouxe os segredos para montar o fogo no chão, não errar no tempero da carne, e acompanhar o que deve ser feito durante as 6 horas de fogo para o ponto da costela assada não passar.
Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira. Além de amaciar, essa mistura também deixa a carne com um ótimo tempero!
A Costela Suína Minga possui um corte diferenciado, pois conta com ossos mais finos e mais carne, é extremamente macio e suculento, ótimo para compor deliciosas receitas.
A costela quebrada é a ruptura ou rachadura total ou parcial de uma ou mais costelas, causada principalmente por traumatismos, resultando em sintomas como dor intensa que piora com a respiração ou ao ao tentar torcer o tronco, dificuldade respiratória, inchaço ou hematoma no local.