Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.
O conceito de qualidade está relacionado à capacidade de um produto ou serviço atender às expectativas e necessidades do cliente, ou seja, entregar aquilo que foi prometido.
A Qualidade é entendida como sendo constituída de padrões elevadíssimos, universalmente conhecidos. A qualidade constituída de variáveis e atributos que podem ser medidos e controlados nos produtos. A Qualidade é vista como o atendimento pleno aos requisitos dos clientes.
A palavra "qualidade" tem um conceito subjetivo que está relacionada com as percepções, necessidades e resultados em cada indivíduo. Diversos fatores, como a cultura, modelos mentais, tipo de produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente a percepção da qualidade.
Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.
Pode-se definir qualidade como perfeição técnica, adequação ao uso e conformidade com as especificações, além do atendimento às necessidades e da satisfação do cliente.
Qualidade é a percepção que o cliente tem de que suas expectativas foram atendidas com o que foi entregue, ou de forma simples, ela pode ser caracterizada pela conformidade de requisitos.
Do latim “qualitate”, a palavra “qualidade” tem o conceito subjetivo que está ligado a atributos, valores, necessidades, percepções, resultados e excelência que envolve diretamente a satisfação dos clientes.
O objetivo dos princípios da qualidade é estimular a eficácia dos processos dentro de uma organização, o que automaticamente contribui para que ela se estabeleça no mercado. Sendo assim, eles são nada mais nada menos do que uma maneira estratégica e inteligente de fazer uma empresa crescer e se desenvolver.
O QFD (Quality Function Deployment), ou Desdobramento da Função Qualidade, é um método capaz de levantar informações úteis sobre quais necessidades, prioridades e perspectiva do consumidor podem ser traduzidas e materializadas no desenvolvimento de processos, produtos e serviços.
O conceito de qualidade pode ser definido como a totalidade de características de um produto ou serviço que possuem a capacidade de satisfazer uma certa necessidade de um determinado cliente.
O setor da qualidade possui um papel fundamental em uma indústria, garantindo a satisfação dos clientes e a conformidade dos produtos, unidade central da existência de uma indústria.
Qualidade total: o que é? A qualidade total pode ser entendida como uma técnica de administração multidisciplinar. O conceito surgiu no Japão, por volta da década de 60, e engloba um conjunto de Programas, Ferramentas e Métodos que são aplicados no controle do processo de produção das empresas.
O conceito de qualidade, em um primeiro momento, ficou associado à definição de conformidade do produto com as suas especificações, tendo posteriormente evoluído para uma visão de satisfação do cliente.
Atributo, condição natural, propriedade pela qual algo ou alguém se individualiza; maneira de ser, essência, natureza; Traço positivo inerente que faz alguém ou algo se sobressair em relação aos demais; excelência, talento, virtude; Grau de perfeição, de precisão ou de conformidade a certo padrão.