Muita gente gosta de montar quando o cavalo completa em torno de dois anos a dois anos e meio. De acordo com Aluísio Martins, médico veterinário e reitor da Universidade do Cavalo (UC), o ideal é começar quando os equinos chegam aos dois anos e meio para frente.
Segundo Aloísio Marins, criador e treinador de equinos da Universidade do Cavalo, em Sorocaba (SP), o ideal é depois dos três anos. Muitas pessoas acham que o animal, por ser mais rústico, pode ser adestrado mais cedo, mas é um engano.
Pode ser necessário um ano de treinamento (ou mais) até que você possa trotar e andar a galope com o animal em questão. Não tente acelerar o processo, já que isso poderia levar o cavalo a desenvolver medos ou vícios.
Normalmente ferram-se os cavalos pela altura do desbaste ( 2 anos e meio, 3 anos), que é quando começam a trabalhar e a ter desgaste mais significativo dos cascos.
Além disso, caso a sua escolha seja por um cavalo para competição, é importante ressaltar que o animal é considerado maduro a partir dos 5 anos. Assim, compra-lo com essa idade te garante que ele já pode participar de competições. Opte por éguas ou cavalos já castrados.
Um cavalo saudável é harmonioso, movimentos livres e não mostrará quaisquer sinais de claudicação ou marcha irregular. Um animal manco terá a passada curta e pode acenar com a cabeça mostrando que está desconfortável com a situação.
Os potros são chamados por esse nome, desde o nascimento, até completarem 36 meses de vida, idade que já apresentam condições físicas e reprodutivas, além de desenvolvimento metabólico adequado.
De forma geral, a desmama dos potros deve ser feita quando os animais estiverem com 5 meses a 6 meses de idade. Quando está na natureza, porém, a própria égua percebe o período de desmame, e nessa situação pode-se ter uma desmama mais tardia, com 8 meses ou mais.
Sem nenhuma proteção, o casco acaba se desgastando muito, impedindo o cavalo de ser utilizado para atividades de trabalho, esporte ou lazer por muito tempo.
Estenda a mão e deixe que o animal te cheire. Dedique uma parte do seu tempo para estar junto ao animal, além dos momentos em que você cavalga ou escova seus pelos, por exemplo. Sente-se perto do animal ou caminhe próximo a ele para que se acostume com sua presença.
A altura, na raça Crioula, varia de 1,40 m (mínimo) a 1,50 m (máximo) para machos e 1,38 m a 1,48 m para fêmeas com idade superior a 24 meses, não havendo medida padrão para o comprimento de corpo.
Uma vez que o cavalo atinge a idade de quatro anos, eles geralmente são considerados adultos. Enquanto algumas raças de maturação lenta continuarão crescendo, a maioria atingirá seu tamanho adulto entre quatro e cinco anos de idade. Muitos começarão a ir para a pista de provas nessa idade, entre três e quatro anos.
Aos 18 meses, atinge-se 93% da altura de adulto (1,40 metros de 1,50 metros), aos 24 meses atinge-se 95% (1,43 metros), aos 30 meses cerca de 98% (1,48 metros), aos 36 meses cerca de 99% (1,49 metros) e alguns cavalos já alcançam a altura final aos 48 meses (no nosso exemplo, 1,50 metros).
A utilização de chicote em animais é medida inconcebível e que não se justifica de maneira alguma. Os maus tratos aos animais devem coibidos pelo Poder Público, dada a inadmissibilidade de tais condutas, afinal, o adestramento do animal por meio de chicotes é medida rudimentar e arcaica e, portanto, merece findar.
Alguns animais nunca são ferrados dependendo do piso e da frequência de treinamento. Cada ferradura dura em média 60 dias e pode ser usada, dependendo do animal, em até dois ferrageamentos.
Qual a idade certa para começar a domar um cavalo?
Muita gente gosta de montar quando o cavalo completa em torno de dois anos a dois anos e meio. De acordo com Aluísio Martins, médico veterinário e reitor da Universidade do Cavalo (UC), o ideal é começar quando os equinos chegam aos dois anos e meio para frente.
Após o nascimento, o potro pode consumir ração a partir do sétimo dia de vida. O aleitamento é ideal de quatro a seis meses de vida, mas pode ser expandido caso o animal ainda precise. Segundo Natalia, o ideal é separar a mãe do potro no momento da alimentação para maior controle do que os animais consomem.
Os cavalos podem se reproduzir a partir dos 18 meses de idade. Mas, a gestação em equinos jovens não é recomendada uma vez que pode prejudicar o desenvolvimento da égua.
Uma dessas raças é o pônei Shetland, que é notável por sua robustez e resistência, muitas vezes vivendo até seus 30 anos ou mais. Outra raça conhecida por sua longevidade é o Puro-Sangue Lusitano, originário de Portugal. Com cuidados adequados, muitos cavalos dessa raça podem viver até seus 30 ou até mesmo 40 anos.
O bom desenvolvimento do potro dependerá de diferentes fatores. Primeiro de tudo fatores genéticos, tais como raça, tamanho, período de gestação, peso ao nascer…, mas também fatores externos, tais como a produção de leite da égua, a dieta do potro, o cuidado e a atenção dada ao potro durante seu crescimento.
Os potros ficam férteis a partir de 1 ano e 8 meses, tendo espermatozóides viáveis que podem emprenhar a égua, podendo variar de raça para raça. É ideal já separar os machos das fêmeas durante a desmama, ou no máximo com 1 ano e 2 meses.