A idade ideal para desmamar um potro varia de acordo com a espécie e o tamanho do equídeo. Em geral, os equinos podem ser desmamados entre os 4 e 8 meses de idade, sendo que a média é de 6 meses de idade.
Com o avanço da lactação a égua vai se recu- perando aos poucos; deste modo deve-se ter atenção na sua alimentação para permitir sua recuperação e uma produção adequada de leite para sua cria. Geralmente o desmame dos potros é realizado en- tre o sexto e oitavo mês de vida.
De acordo com Aluísio Martins, médico veterinário e reitor da Universidade do Cavalo (UC), o ideal é começar quando os equinos chegam aos dois anos e meio para frente. “Temos cavalos de cliente que, às vezes, a gente monta mais cedo. Mas, fazendo um trabalho bem suave e tranquilo.
Os cavalos podem se reproduzir a partir dos 18 meses de idade. Mas, a gestação em equinos jovens não é recomendada uma vez que pode prejudicar o desenvolvimento da égua.
Os potros ficam férteis a partir de 1 ano e 8 meses, tendo espermatozóides viáveis que podem emprenhar a égua, podendo variar de raça para raça. É ideal já separar os machos das fêmeas durante a desmama, ou no máximo com 1 ano e 2 meses.
Ao atingir a idade de quatro anos, os cavalos geralmente são considerados adultos. Entretanto em algumas raças de maturação lenta continuarão crescendo, em suma a maioria atingirá seu tamanho adulto entre quatro e cinco anos de idade. Muitos começarão a ir para a pista de provas nessa idade, entre três e quatro anos.
3 - No primeiro ano de vida, o potro cresce até 88 a 90% da sua altura de adulto. Ou seja, um cavalo adulto de 1,50 metros de altura de cernelha pode atingir 1,35 metros aos 12 meses de idade.
Após o nascimento, o potro pode consumir ração a partir do sétimo dia de vida. O aleitamento é ideal de quatro a seis meses de vida, mas pode ser expandido caso o animal ainda precise. Segundo Natalia, o ideal é separar a mãe do potro no momento da alimentação para maior controle do que os animais consomem.
1a MUDA – aos dois anos e meio, ocorre a erupção das pinças permanentes, com a consequente queda das pinças de leite. Elas alcançarão as opostas em 6 meses. 2a MUDA – aos três anos e meio ocorre a erupção dos médios que chegarão na altura das pinças, aos quatro anos de idade.
A maneira mais tradicional para se determinar a idade dos cavalos é sim pela observação da arcada dentária. A observação deve ser feita nos dentes incisivos inferiores, que são os dentes da frente. Os incisivos são em número de seis em cima e seis embaixo.
O desmame deve ser feito entre o sexto e o oitavo mês de vida do potro, quando os nutrientes da lactação começam a deixar de ser suficientes para o seu desenvolvimento.
Renan Scarano orienta: “O processo de desmame pode ser realizado de várias maneiras, mas o método mais eficaz é o desmame gradual. Este método envolve separar gradualmente o potro da égua ao longo de um período de tempo, permitindo que eles se acostumem com a separação sem estresse excessivo."
Os potros amamentam um volume pequeno, porém, várias vezes ao dia. Por isso, durante o aleitamento artificial é necessário oferecer o leite ao potro também do mesmo modo, ou seja, várias vezes ao dia. Indica-se que seja ministrado o alitamento de hora em hora ou de 2 em 2 horas.
Os potros são chamados por esse nome, desde o nascimento, até completarem 36 meses de vida, idade que já apresentam condições físicas e reprodutivas, além de desenvolvimento metabólico adequado.
O bom desenvolvimento do potro dependerá de diferentes fatores. Primeiro de tudo fatores genéticos, tais como raça, tamanho, período de gestação, peso ao nascer…, mas também fatores externos, tais como a produção de leite da égua, a dieta do potro, o cuidado e a atenção dada ao potro durante seu crescimento.
O peso mínimo observado foi de 29 quilos ao nascimento e o máximo foi de 510 quilos aos 18 meses, enquanto que o peso médio ao nascer foi 42,63 quilos, com coeficiente de variação de 17,81%.
Convergir as atenções de um potro de 30 meses, para que ele tenha interesse pelas instruções de aprendizagem, é tarefa bem mais trabalhosa do que em animais na faixa dos 48 meses. A imaturidade dos animais em idades inferiores aos 48 meses dificulta a aprendizagem.
Enquanto algumas raças de maturação lenta continuarão crescendo, a maioria atingirá seu tamanho adulto entre quatro e cinco anos de idade. Muitos começarão a ir para a pista de provas nessa idade, entre três e quatro anos.
De fato, o cavalo dorme em pé, mas ele também pode se deitar e isso não significa que está doente. Anatomicamente, o equino consegue dormir assim devido aos ligamentos chamados suspensores do boleto. Os ligamentos são capazes de fixar as articulações das pernas, impedindo-as de se dobrarem enquanto está dormindo.
Thompson (1995), avaliando o crescimento de potros da raça PSI, obteve valores de 70,4; 82,3 e 88,1 cm, nos machos e 69,6; 82,6 e 89,7 cm, nas fêmeas, ao nascimento, aos 6 e aos 12 meses de idade, respectivamente.
A altura, na raça Crioula, varia de 1,40 m (mínimo) a 1,50 m (máximo) para machos e 1,38 m a 1,48 m para fêmeas com idade superior a 24 meses, não havendo medida padrão para o comprimento de corpo.