Qual a melhor idade para fazer a frenectomia?
Assim sendo, torna-se algo discutível indicar com exatidão a partir de que idade se deve efetuar a frenectomia labial, havendo contudo alguma concordância de que este procedimento pode ou deve, esperar pela erupção completa dos dentes caninos, o que ocorre por norma entre os 11 e os 13 anos de idade.Pode tirar o freio da língua com qual idade?
A frenectomia lingual pode ser realizada em pacientes de qualquer idade, desde que o paciente seja encaminhado a um odontopediatra, para que uma avaliação mais profunda seja realizada juntamente com uma equipe multidisciplinar.Quando operar o freio lingual?
Não existe uma idade ideal para a realização da cirurgia, a indicação irá depender da perturbação que o frênulo está provocando. Quando o frênulo limita os movimentos linguais, a intervenção deve ser feita o quanto antes. Em alguns casos, pode ser realizado até mesmo em crianças menores de dois anos.Pode fazer cirurgia para língua presa com 18 anos?
Também é possível realizar o procedimento quando elas já estão maiores. Até mesmo adolescentes e adultos podem corrigir essa anomalia do freio lingual, e ambos conquistam melhor qualidade de vida com a realização do tratamento.FRENECTOMIA: TUDO SOBRE O PROCEDIMENTO (com Dra. Mylene Fakhouri)
Quando a frenectomia é indicada?
A Frenectomia é um procedimento realizado para a retirada do excesso nos freios lingual e/ou labial, comumente indicada para pacientes que possuem disfunções em uma dessas duas áreas. Trata-se de uma pequena cirurgia que permite minimizar os danos causados por essa alteração, como a língua presa e o diastema.Quando cortar o freio da língua?
O encurtamento do freio lingual pode gerar vários problemas fonéticos e ortodônticos, atrapalhando até em atividades comuns do cotidiano. Em alguns casos, o médico pode recomendar a realização de uma cirurgia para remover o tecido fibroso, que pode estar tanto na língua quanto nos lábios.Quais os riscos de uma cirurgia de frenectomia?
No entanto, é importante se atentar quanto a algumas complicações pós-operatórias possíveis como pequenas hemorragias, dor ou sangramento excessivo (especialmente no freio lingual), aparecimento de edemas, inflamação ou infecção em casos raro.É normal não ter freio lingual?
O freio da língua tanto pode ser mais ou menos curto e tanto pode afetar muito o bebé ou criança como não ter quaisquer efeitos no seu desenvolvimento. Ou seja, ter o freio da língua curto não significa obrigatoriamente que seja necessário corrigi-lo.Pode cortar o freio da língua depois de adulto?
Adultos também podem se submeter à frenectomia, pois a anquiloglossia afeta a respiração, a alimentação e a comunicação, além de prejudicar a higiene bucal adequada, o que pode provocar doença periodontal.Qual médico corta o freio da língua?
Procedimento é feito pelo cirurgião dentista, depois de uma avaliação multidisciplinar realizada nos recém-nascidos.Quanto tempo precisa para recuperar a cirurgia para tirar freio na língua?
Cirurgia convencionalNessa técnica, o freio lingual é seccionado com um bisturi e suturado com pontos reabsorvíveis ou convencionais, os quais devem ser removidos entre 7 e 10 dias.
Qual a diferença entre frenotomia e frenectomia?
Qual a diferença da Frenectomia para a Frenotomia? A frenotomia é uma intervenção cirurgica mais simples, nela ocorre somente o corte parcial do freio, não ocorrendo, dessa forma, a sua retirada por completo. A frenectomia envolve a retirada de parte do freio, ou seja, é um procedimento de maior complexidade.Qual anestesia para frenectomia lingual?
Passo a passo – FrenectomiaCaso o procedimento não seja realizado sob sedação endovenosa ou anestesia geral, o anestésico tópico deve ser aplicado. Depois de aguardar o tempo necessário, realizar o bloqueio do nervo alveio inferior, bilateralmente, e então, a anestesia infiltrativa local no assoalho lingual.
Quando cortar o freio lingual do bebê?
Esse procedimento é indicado a partir dos 6 meses de idade e o tempo médio de recuperação é de dez dias. Técnica cirúrgica a laser: É utilizado um laser para cortar o freio lingual. Não requer anestesia, apenas um gel anestésico na região.Como o bebê fica após a frenectomia?
Sem a frenotomia, este bebê se tornará um adulto com problemas de fala, pois que não conseguirá ter dicção para algumas consoantes, e até mesmo de higiene bucal, pois o freio dificulta a higiene, trazendo problemas como cáries, dentre outros.O que acontece se romper o freio da língua?
Essa situação pode acabar causando problemas tanto na fala quanto em outras áreas da vida do paciente. Normalmente, essa complicação tende a ser mais prejudicial em crianças por também afetar a mastigação, porém também pode afetar a vida do paciente durante toda sua vida.Como saber se o freio da língua é curto?
- sentir dificuldade em levantar a língua ou em movê-la;
- ter dificuldade em colocar a língua para fora;
- possuir uma língua que parece em forma de coração.
O que causa frênulo lingual?
Em adultos, a língua presa pode ser causada por trauma, cirurgia anterior ou simplesmente devido a um freio lingual curto não resolvido anteriormente. Também pode causar dificuldade para falar, mastigar e engolir, bem como gerar dor e desconforto.Qual a melhor idade para fazer frenectomia?
Qual a melhor idade para realizar a frenectomia lingual? Não há uma idade ideal para a realização da cirurgia, podendo ser realizada inclusive em bebês. Sendo assim, a indicação irá depender da pertubação que o frênulo está provocando.O que muda depois da frenectomia?
Depois da frenectomia, você provavelmente notará algumas mudanças positivas. Primeiramente, se ela corrigir uma limitação de movimento da língua ou dos lábios, você sentirá uma melhora na capacidade de falar mais claramente e de mastigar sem dificuldades.Qual médico faz frenectomia?
Caso você prefira consultar um especialista, você pode procurar por um(a) "periodontista" ou por um(a) "cirurgião(ã) buco-maxilo". Abraço! Esse procedimento pode ser feito por qualquer dentista que tenha experiência em cirurgia, ou pelo buco-maxilo (especialista em cirurgia).Quem tem freio curto pode ter filhos?
Sim. Caso o freio curto não impeça o homem de ter relações normalmente e ejacular, ele não atrapalha o homem e, consequentemente, não o impede de ter filhos. No entanto, casos em que o freio curto impede o homem de ter relação ou ejaculação, é necessária a sua remoção.Quando fazer a cirurgia de freio lingual?
Quando a anquiloglossia é diagnosticada logo cedo, o procedimento mais indicado é a frenotomia, que consiste no corte parcial do freio, na sua parte mais fina, com uma tesoura por cerca de 5cm entre o ventre e as carúnculas linguais, sem haver necessidade de anestesia local pois o sangramento e dor são mínimos.Como saber se preciso de frenectomia?
Quem precisa de frenectomia?
- alteração na fala;
- presença de espaço entre os dentes;
- transbordamento excessivo do freio na região labial;
- dificuldade para engolir;
- dificuldade para mastigar;
- dificuldade para higienização diária, que pode resultar na doença periodontal;
- gengiva muito aparente ao sorrir.