Em suma, a reflexão da carta aos Efésios destaca o aprofundamento de temas importantes, como a unidade na diversidade; a nova humanidade em Cristo; o amor, o respeito e a parceria entre mulheres e homens.
De acordo com a obra, a carta aos Efésios é, antes de tudo, uma reflexão abrangente sobre a salvação realizada através de Jesus Cristo e sobre a Igreja em sua relação com Deus e com o mundo. Entre as abordagens, a unidade da Igreja e o comportamento cristão são os principais temas discutidos pelo autor.
Nessa epístola, Paulo dirigiu-se aos membros gentios da Igreja (ver Efésios 2:11) que talvez fossem recém-conversos (ver Efésios 1:15). O objetivo da carta era promover a espiritualidade e o testemunho dos que já eram membros da Igreja.
Efésios contém muitos ensinamentos e ideias que são familiares aos membros da Igreja hoje em dia, inclusive a preordenação, a dispensação da plenitude dos tempos, o Santo Espírito da promessa, a importância dos profetas e dos apóstolos, a ideia de uma única Igreja verdadeira e os diversos ofícios, chamados e funções ...
Acredita-se que Paulo foi prisioneiro em Roma, entre os anos 61 e 63 d.C., e pode ser que nessa ocasião tenha escrito a carta a seus seguidores e seguidoras da cidade de Éfeso, capital da província romana da Ásia Menor, para instruí-los no projeto (mistério) salvador de Deus e na vida comunitária em Jesus Cristo.
Qual o motivo que Paulo escreveu a carta aos Efésios?
Alguém escreveu a carta aos Efésios e usou o nome de Paulo para dar autoridade ao escrito. Este alguém seria um cristão que conhecia os ensinamentos de Paulo, mas foi avante na reflexão sobre a Igreja, sua natureza e sua função no mundo como comunidade una e universal.
Que mensagem podemos tirar para nossa vida sobre a carta aos Efésios?
A Carta aos Efésios nos conduz a uma reflexão profunda sobre nossa identidade como filhos e filhas de Deus. Ela nos convida a considerar como podemos nos revestir com as virtudes divinas, abandonando antigas maneiras de viver e abraçando a plenitude da vida em Cristo.
O que Paulo pediu para Deus em oração para os Efésios?
O primeiro pedido de Paulo
Assim, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus. E nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente (1Co 2.11-12).
Fundada ainda antes da colonização grega, conheceu a presença grega a partir dos século XI, X a. C., sendo a mais antiga cidade fundada por povos gregos na costa da Ásia Menor. De acordo com a lenda, foi fundada ou por Amazonas ou pelos também míticos Éfeso e Coresso.
Éfeso era uma das Sete Congregações da Ásia Menor que são citadas no Livro de Apocalipse. O Evangelho de João pode ter sido escrito aqui. A cidade foi o local de vários conselhos cristãos do século V (ver Primeiro e Segundo Concílio de Éfeso).
É um texto atribuído a Paulo e, juntamente com a carta a Filipenses, Colossenses e Filêmon, é chamada “carta do cativeiro”, uma referência à prisão do apóstolo entre os anos 61 e 63 (Ef 3,1; 4,1; 6,19-20).
Alguns pensam que o “primeiro amor” do qual Éfeso havia caído era a sua devoção ao próprio Cristo. Todavia, diferentemente das problemáticas igrejas em Pérgamo, Tiatira, Sardes e Laodiceia, a igreja efésia não era culpada de flertar com os inimigos de Cristo nem de esfriar em seu zelo por seu Rei.
Qual é o grande mistério de Deus citado em Efésios?
O grande mistério de Deus foi revelado ao apóstolo Paulo. E o mistério era que Deus, por meio de Cristo, havia feito com que todos os povos do mundo fossem unidos num só corpo. Assim, judeus e gentios podem agora serem chamados de irmãos em Cristo.
Introdução. Paulo escreveu aos santos de Éfeso uma carta na qual abordou a questão de terem sido preordenados a receber o evangelho. Ele escreveu sobre a última dispensação, ou seja, aquela em que vivemos. Paulo ensinou que podemos passar a conhecer o Pai Celestial e Jesus Cristo por meio de revelações.
Em que sentido os Efésios estavam em escuridão espiritual?
Antes, eles viviam na escuridão, ou seja, em um estado de ignorância e afastamento de Deus. Mas, ao se tornarem cristãos, eles passam a ser luz no Senhor, ou seja, a refletir a luz de Deus em suas vidas.
O livro de Efésios nos ajuda a entender a história de Deus, a revelação de Sua vontade e a relação entre nós e Ele. Por seu maravilhoso e grande amor divino nos deu, em Jesus Cristo, uma nova posição de membros da família divina, já ressuscitados e assentados nos lugares celestiais juntamente com Cristo.
Paul escreveu o livro de Efésios devido a uma variedade de preocupações teológicas e práticas que assolaram a sua comunidade cristã primitiva, particularmente no que diz respeito à unidade e reconciliação entre judeus e gentios – algo de grande relevância durante aquela época da vida da igreja.
Jesus nos orientou muito bem quanto a oração: em segredo, ensinou o conteúdo da oração no Pai Nosso, disse que pedindo crendo receberíamos, etc. Que melhor coisa poderíamos esperar: algo entre nós e Deus e sem o julgamos dos outros, sabemos pelo que devemos ou não orar, e ainda temos certeza de respostas das orações.
A Epístola aos Efésios, também conhecida como Livro de Efésios ou Carta de Paulo aos Efésios, é o décimo livro do Novo Testamento. A carta teria sido escrita pelo apóstolo Paulo, uma atribuição tradicionalmente aceita pelos cristãos.
Nesse ponto, Efésios 3 nos ensina sobre o poder unificador do evangelho. Ensina-nos que todos os crentes, independentemente de sua herança cultural ou racial, são um em Cristo Jesus. Revela a importância do amor de Cristo, um amor tão grande e poderoso que não pode ser totalmente compreendido pelos meios humanos.
Efésios 5, 6-20; 6,10-20 – Os desafios da vida cristã e a luta espiritual: Paulo narra a vida cristã como uma batalha espiritual que os cristãos enfrentam em meio aos costumes pagãos e apresenta conselhos sobre como devem se proteger por meio do uso da armadura de Deus.
Qual foi o contexto histórico da carta aos Efésios?
De acordo com a publicação, a carta aos Efésios teria sido escrita no fim do século I d.C e dirigida a várias comunidades cristãs da Ásia Menor (atualmente território da Turquia), região subjugada e explorada pelo império romano.
Com o lema “Vestir-se da nova humanidade”, o cristão é convidado a se despojar de pensamentos e condutas que desfiguram o rosto humano e vestir-se da vida nova que Cristo nos oferece pela adesão a ele.